Tarsila do Amaral no MASP

Tarsila do Amaral no MASP

Começa em 5 de abril a maior mostra já dedicada pelo MASP (Museu de Arte de São Paulo) para a artista Tarsila do Amaral, uma das figuras principais do Modernismo no Brasil (movimento cultural, artístico e literário que marcou a década de 1920, tendo como marco inicial a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922).

Falar de cultura e arte é fundamental no período que vivemos quando a arte e a cultura estão sendo novamente “marginalizadas” exatamente por levarem as pessoas a pensar, a enxergar além do óbvio e saírem da matrix dual, onde só existe isso ou aquilo. Arte transcende, abre a mente, mostra diversas perspectivas e visões de mundo, por isto, incomoda tanto.

E o Modernismo, lá na segunda década do século XX, surgiu em um momento de insatisfação política no Brasil com aumento da inflação e crise econômica. Mundialmente era o período do pós I Guerra (1914/1918) e mesmo o Brasil estando longe da guerra os reflexos surgiram por aqui também.

O Modernismo chega para romper com o tradicionalismo propondo experimentações artísticas, liberdade estética, linguagem irreverente, abandono das formas rígidas e fixas, versos livres.

Tarsila do Amaral lançou junto com Oswald de Andrade e Raul Bopp o movimento Antropofágico, o mais radical do Modernismo. Que propunha uma arte que valorizasse a identidade cultural brasileira, “devorando” a cultura estrangeira, mas aproveitando as inovações artísticas que vinham de fora.

O quadro mais conhecido de Tarsila do Amaral é o “Abaporu” (1928) que marca a fase Antropofágica. Abaporu significa antropófago, em tupi. O quadro foi um presente de aniversário para Oswald de Andrade (então seu marido). Hoje está entre as obras brasileiras mais valorizadas no mercado mundial das artes.

A exposição “Tarsila Popular” que estará em cartaz no MASP conta com 92 obras da artista, entre elas “Abaporu”.

Moda e Arte

A marca Osklen é parceira do MASP na exposição “Tarsila Popular”. A vida e a obra da artista inspiraram a Osklen em 2017 quando lançaram a coleção “Tarsila do Amaral” que agora volta a ser produzida e comercializada.

A convite da família da artista – que colocou à disposição de Oskar Metsavaht e sua equipe de estilo as obras e detalhes da história da maior representante feminina da arte brasileira no século 20 -, a Osklen criou peças que agregam seus elementos de estilo e trazem novas formas para o trabalho puro de Tarsila, traçando um paralelo entre sua expressão de arte e o design e estilo da marca.

Esta não é a primeira vez que a Osklen coloca a coleção especial junto às obras da artista em um museu. Em 2018, a mostra passou pelo MoMA, em Nova York, ocasião em a coleção foi lançada para o mercado internacional, junto com a venda na loja do museu. Quase 90 anos após a criação do Abaporu, um de seus quadros mais icônicos, a artista segue atual e conquistando novos espaços.

“A Osklen é a expressão do meu olhar sobre a nossa cultura e aquilo que me cerca. A arte nos inspira. E acredito que através da plataforma da moda podemos de alguma forma colaborar na aproximação da sociedade com as artes. Esta colaboração com o MASP para a exposição Tarsila Popular, trazendo nossa coleção da mesma forma como fizemos no MoMA em NY, corrobora esta nossa crença”, conclui Oskar Metsavaht, fundador e diretor criativo da marca. 

MASP Loja

Ponto de vendas oficial do museu, com acesso gratuito e independente das exposições em cartaz, o MASP Loja tem um catálogo de produtos composto pela curadora Adélia Borges. Iniciada em 2016, a curadoria é feita a partir de um trabalho de pesquisa em diversas regiões e comunidades do país: há produtos de artesãos como Mestre Luiz Benício e Simone Souza, do interior de Pernambuco; povos indígenas como os Apurinã (Acre) e os Waurá (Mato Grosso); e designers como Sérgio Rodrigues. Todos dispostos lado a lado, em linha com o posicionamento conceitual da instituição. Quando criou o MASP ainda na sede dos Diários Associados, há 71 anos, o casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi firmou o compromisso de romper convenções hierárquicas entre obras e objetos.

SERVIÇO | TARSILA POPULAR

De 5 de abril a 28 de julho de 2019

Local: 1º andar

Endereço: avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP

Telefone: (11) 3149-5959

Horários: quarta a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até as 17h30); terça-feira: das 10h às 20h (bilheteria até 19h30)

Ingressos: R$ 40 (entrada); R$ 20 (meia-entrada)

O MASP tem entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo.

OSKLEN

As peças da coleção Tarsila também estão à venda na loja da marca nos Jardins, em São Paulo (Rua: Oscar Freire, 645), e também na online store a partir de segunda-feira (08.04) – www.osklen.com.br