Eleição americana reacende a esperança para imigrantes

Eleição americana reacende a esperança para imigrantes

Consegui não escrever nada no blog sobre a última eleição brasileira que continua rendendo muito MIMIMI por parte de gente que não sabe perder,mas enfim, o tema hoje é sobre a esperança renovada para os imigrantes que vivem nos Estados Unidos da América.

Confiram abaixo a análise do advogado Marcelo Godim.

Joe Biden saiu fortalecido com a vitória democrata no Senado durante as “midterms”, eleições que definem os rumos da segunda metade do mandato do atual presidente. A disputa com os candidatos republicanos era acirrada e acabou sendo decidida pelos resultados em Nevada e no Arizona, ambos favoráveis ao Partido Democrata.

Por outro lado, as eleições indicam um Congresso americano com maioria republicana, o que deve dificultar a aprovação de leis e articulações políticas para Biden. Ainda assim, as previsões de que aconteceria uma “invasão vermelha” (em alusão à cor da bandeira do Partido Republicano) não se concretizaram, inclusive, nas disputas para governadores dos Estados americanos.

Segundo Marcelo Gondim, advogado de imigração nos EUA, os resultados das eleições são muito positivos para os mais de 50 milhões de estrangeiros (14,3 % da população) que vivem no País. “Uma maioria democrata no Senado indica maiores chances para elaborações de leis pró-imigração, incluindo a retomada do projeto de ‘perdão’, que pode beneficiar até 11 milhões de pessoas atualmente indocumentadas no País. Logicamente, a aprovação destas leis depende do Congresso, aonde Biden não terá vida fácil devido à maioria republicana”, garante Marcelo.

Carro-chefe de Joe Biden durante sua candidatura à presidência, a proposta de reforma imigratória acabou sendo “desidratada” pelo atual Congresso americano e foi considerada inviável em termos de orçamento pela Suprema Corte dos EUA. “A principal.

“A principal consequência da vitória democrata no Senado é que o presidente terá mais força para governar nos dois anos que restam do seu mandato e, quem sabe, retomar a proposta de uma reforma imigratória mais inclusiva”, aposta Marcelo Gondim.

“Estamos vivendo o auge da polarização política nos EUA, mas, independentemente das diferenças, creio que todos concordam que é preciso uma política de imigração mais justa e humana, ao mesmo tempo em que também defendemos uma segurança eficiente nas fronteiras do País. Situações como as que temos presenciados nos últimos anos, com milhões de pessoas presas quando tentam cruzar a fronteira Sul, só serão resolvidas com uma profunda reforma imigratória”, finaliza Marcelo, que também é fundador da Gondim Law Corp., escritório localizado em Los Angeles que já atendeu milhares de clientes brasileiros em seus processos de imigração e green card para os EUA.

Marcelo Gondim é advogado licenciado na Califórnia e especializado em Imigração para os Estados Unidos. Possui mais de 20 anos de experiência em processos de green card e vistos americanos. Ele nasceu no Brasil, mas também possui cidadania americana.
Marcelo é fundador e o principal advogado da Gondim Law Corp, escritório de Advocacia Imigratória sediado em Los Angeles.