Dia do Estudante: Dedicar tempo aos estudos garante bons resultados

Dia do Estudante: Dedicar tempo aos estudos garante bons resultados

No dia 11 de agosto é o Dia do Estudante (este ano cai no domingo de Dia dos Pais) e para ser um bom aluno, um estudante que aprende e compreende, é preciso dedicação e tempo focado no estudo.

Hoje eu amo estudar, mas nem sempre foi assim. Aprendi a gostar de estudar e me dedicar com todo empenho apenas na época do antigo colegial (agora Ensino Médio) quando finalmente sai do colégio que não gostava e mudei para um outro, perto de casa, eu ia e voltava a pé, e com uma proposta educacional mais parecida com o que acredito. Virei a boa aluna!

Quem conversa comigo hoje e me acha inteligente nem imagina que repeti a 8ª série do antigo ginásio (atual Ensino Fundamental) em matemática (continuo péssima com números… minhas aptidões sempre foram na área de Humanas).

Na faculdade e nas quatro pós-graduações que fiz – infelizmente nenhum mestrado e tão pouco doutorado – a paixão por estudar só aumentou. Adoraria ser estudante profissional, acabar um curso e emendar outro na sequência. Como dizia minha saudosa avó materna: “O conhecimento é a única coisa que ninguém tira de você”. Ela – que quase não teve estudo, veio para o Brasil criança e orfã – sempre incentivou as filhas e os netos a estudarem e chegou a me ajudar a pagar uma das pós-graduações que fiz porque sabia que era importante para mim.

Então para lembrar do Dia do Estudante e ter a oportunidade de tocar num tema tão importante escolhi um artigo com algumas dicas de Roberto Pupim Dalpino, da Dalpino Educacional.

Dedicar tempo aos estudos garante bons resultados

Um tempo ideal de estudo igual para todo mundo não é algo padrão. Tudo depende da facilidade que o aluno tenha nas matérias dadas em sala de aula e a sua necessidade de rever conteúdo. O principal é o aluno estar dedicado enquanto está estudando e ser produtivo, seja em uma, duas ou mais horas de estudo diário.

Durante o Ensino Fundamental é muito comum deixarmos para dias antes da prova para começar a estudar. Não precisamos necessariamente estudar todos os dias, é mais flexível. Mas deixar tudo para a última hora não é a melhor estratégia.

Já no Ensino Médio o foco é outro. A didática é outra. Os alunos aprendem muito mais conteúdo e a cobrança é diferente. Por isso, para conseguir absorver tudo o que foi visto em aula, o aluno precisa se dedicar diariamente. Porque quando chega essa época o foco total é o vestibular. A pressão e cobrança aumentam podendo prejudicar no desempenho, por isso a importância de chegar preparado desde os primeiros anos do Ensino Médio.

O aluno precisa se organizar e focar principalmente nas matérias onde ele tem maior dificuldade, mas não esquecendo as outras matérias. Todas devem ser revisadas por isso na hora de estudar é preciso dedicação e empenho, prioridade mesmo para isso.

Sabemos que hoje em dia o celular muitas vezes atrapalha. Nas matérias de exatas, o principal é resolver exercícios, a prática ajuda bastante no aprendizado. No caso das matérias de humanas e biológicas, fazer um resumo da teoria ajuda, pois quando estamos escrevendo, aprendemos mais.

*Roberto Pupim Dalpino é sócio fundador da Dalpino Educacional, instituição de prestação de serviços de aulas particulares que atende de forma personalizada as necessidades dos alunos, entendendo suas dificuldades e seus objetivos, para então preparar aulas personalizadas.