Misturô destaca economia criativa e moda sustentável

Misturô destaca economia criativa e moda sustentável

Eu amo eventos que valorizem a economia criativa – o compre de quem faz – e amanhã, sabadão, 11 de agosto, acontece na Vila Prudente, em Sampa, mais uma edição da Feira Criativa Misturô (eu amo este nome, remete ao tudo junto e misturado, ou seja, tem de tudo um pouco). Como é véspera de Dia dos Pais a feira é também uma ótima opção para quem ainda não comprou a lembrancinha para o seu super-herói (e brasileiro ama deixar tudo para a última hora, né? quem nunca?).

E esta edição da Misturô marca também o anúncio da parceria da Feira Criativa com a ETEC Rocha Mendes/Vila Prudente. A primeira ação da parceria é a exposição Jeans&Modelagem durante a feira. (Aplausos para os organizadores da feira que escolheram fazer o evento em um bairro que não tem tanto acesso a eventos de economia criativa e ainda estão valorizando futuros profissionais da região. Economia criativa e consumo consciente também é isso, abrir portas para que mais pessoas possam usifruir disto tudo).

     

O Brasil é um dos principais produtores do denim, matéria-prima das roupas jeans, e também um dos maiores consumidores de roupas jeans, a ideia do projeto Jeans&Modelagem é aproximar os alunos dos cursos técnicos em Modelagem do Vestuário com o processo criativo da indústria da moda e confecção, desenvolvendo as habilidades e competências referentes à pesquisa, desenho, criação, modelagem, corte, costura e apresentação de trajes , utilizando como ferramenta criativa os princípios da sustentabilidade. O denim é feito de algodão que recebe 25% dos agrotóxicos consumidos no mundo, o corante natural índigo responsável pelo tom azulado foi substituído por anil sintético e outros corantes derivados do petróleo, são usados enormes volumes de água e energia na fabricação, por isto, o denim foi a matéria-prima escolhida para a realização do projeto.

Vestidos construídos com retalhos: pedacinhos de saias, calças, jaquetas que, um dia, cobriu uma diversidade de corpos, mas que, por razões desconhecidas, foram completamente descartadas. Cada pedacinho de jeans reutilizado nessas criações contam histórias: histórias de pessoas que um dia possam ter sonhado com um mundo melhor, sonhado com um mundo mais justo e, esse projeto faz do mundo, pelo menos uma ínfima parcela, menos poluído.

O professor e coordenador do curso na ETEC, Vagner Carvalheiro declara: “Além de um grande prazer em fazer parte do universo criativo que a feira representa, para a comunidade da Vila zelina e imediações estamos muito empolgados em alertar a comunidade sobre a importância da preservação da água por meio dos vestidos criados, modelados e costurados com jeans reutilizável”.

Então pessoal: antes de jogar aquela roupa jeans no lixo lembre-se de doar para pequenos produtores ou entidades que transformam peças velhas que iriam para o lixo em novas peças que brilharão por aí e vão ajudar a diminuir o impacto ambiental que produzimos. Quem quiser posso indicar alguns pequenos produtores que transformam roupas em jeans em bolsas e outros produtos.

Um pouquinho sobre a Feira Criativa Misturô

A feira criativa nasceu do sonho dos sócios Ector Caires e Caique Diegues em valorizar pequenos artesãos e produtores que muitas vezes não conseguem chegar ao consumidor final. A escolha da Vila Prudente para sediar a feira traduz a proposta da Misturô de levar a economia criativa e colaborativa para uma região que ainda não estava no roteiro de eventos de economia criativa e design autoral.

A cada edição a Misturô recebe cerca de 40 expositores nos segmentos de moda, design, acessórios, gastronomia, arte, música e cultura, entre outros. A edição de agosto contará com ótimas sugestões para presentear papais de todas as idades e estilos. A feira funciona em sistema rotativo, então a cada edição conta com novos produtores e designers.

E eu estarei lá na Misturô neste sábado. Vem com a gente?

Serviço:

Feira Misturô

Data: 11 de agosto (sábado)

Horário: das 10 às 17 horas

Local: Avenida Zelina, 720 – no estacionamento  Fly Park – Vila Prudente