Jornalista, com muito orgulho!

Jornalista, com muito orgulho!

Sou jornalista formada há 25 anos e neste 7 de abril, Dia do Jornalista, não dava pra não falar sobre a profissão que escolhi e que amo de paixão. Escolhi trabalhar com boas notícias, meu coração não aguentaria cobrir alguns assuntos que geram sofrimento humano. E ainda optei por assessoria de imprensa, uma área que muita gente despreza e nem considera como jornalismo, mas isto é outra história. O amor ao jornalismo veio de criança curiosa, com cerca de 4 anos já dizia que seria jornalista. Mais tarde, perceber o quanto o jornalismo pode ajudar a melhorar o mundo (Super-Homem não poderia ter outra profissão) foi decisivo para confirmar a escolha.

Acredito que jornalista, assim como médico, é profissão que você realmente é e não está. A maioria das outras profissões você está sendo durante o convencional horário comercial, por exemplo, você está advogado das 08 às 18 horas, ou contador, e assim por diante, mas o jornalista é jornalista 24 horas por dia, sete dias por semana. Jornalista é aquele que não desliga nunca, sempre conectado, aquele que busca a verdade dos fatos e na maioria das vezes é mal compreendido. Em tempos de Fake News, jornalismo é ato de coragem, é antídoto para os discursos vazios e com falta de verdade. Ser jornalista de fato, e com profissionalismo e verdade, quando qualquer um se acha “jornalista” e resolve difundir fake news por aí, só porque tem acesso a internet, é ser aquele que apesar de tudo vai tentar ainda manter a busca pela verdade e contar histórias com todo o contexto e com argumentos que possam ser validados historicamente, cientificamente, enfim, que de alguma forma possam ser checados e confirmados.

Mas, vamos voltar ao romantismo que cerca o jornalismo. Porque ser jornalista é acreditar nas pessoas e que existem histórias que merecem ser contadas. Imagina que você é jornalista de jornal, rádio, TV ou internet. Está em casa, na madrugada, praticamente pronto para dormir. O celular apita uma nova mensagem: caiu um avião (como no caso do avião da Chape quando vi relatos de diversos jornalistas que com a primeira notícia, deixaram tudo de lado, para acompanhar a história) ou começou um incêndio de grandes proporções. Ah, você que é jornalista não vai virar pro lado e dormir o sono dos justos. Você vai sair em busca da notícia, mesmo que este sair seja acompanhar os fatos de longe, via internet. Ou você saiu de seu plantão e pensa em ir calmamente para casa descansar quando assiste um assalto ou acidente ou qualquer outro fato na rua. Ah, jornalista já vai lá averiguar: O que?, Quem?, Quando?, Onde?, Como?, Por que? (perguntinhas básicas para checar fatos e noticiar corretamente).

E para finalizar este texto homenagem a minha profissão de fé, de alma, dom, um pouquinho do que a astrologia e as cartas do tarot mostram sobre estes seres “loucos” que escolheram ser jornalistas. As infos são da jornalista, astróloga e taróloga  Virginia Gaia (que eu admiro muito! Fiz meu mapa astral com ela e tenho Mercúrio muito forte no meu mapa, além de Urano).

“Inteligentes, curiosos, dotados de senso crítico e apaixonados por buscar a verdade, os jornalistas têm função essencial na sociedade – e ganham até mais relevância em um momento em que as fake news causam tantos mal-entendidos. Em seu Mapa Astral, frequentemente há dominância do signo de Gêmeos, do planeta Mercúrio e da terceira casa, associada à comunicação. O mesmo acontece em relação à nona casa, o planeta Júpiter e o signo de Sagitário, relacionados à cultura e ao interesse pela ética em geral. Plutão também costuma ocupar lugar de destaque, dada a capacidade de suportar pressões de todos os tipos que a profissão requer. Essa influência pode ser ainda maior entre os jornalistas investigativos e aqueles que lidam com altas esferas do poder. Já os que se dedicam aos meios eletrônicos e digitais podem ter Urano forte na Carta Natal. Entre os assessores de imprensa, o diplomático signo de Libra, o harmonizador Vênus e a relacional sétima casa ficam em destaque.” E completa:
“No Tarô, o jornalista é representado pelo arcano I, O Mago, e o jornalismo, pelo arcano VI, Os Enamorados.”

Feliz Dia do Jornalista, com todo o meu amor pela profissão e admiração pelos profissionais que atuam na área, enfrentando chuvas, trovoadas, pressões mil e mesmo assim estão sempre cumprindo com o seu dever de buscar a verdade, nada mais que a verdade!