World Pasta Day 2017 em São Paulo

World Pasta Day 2017 em São Paulo

Eu simplesmente amo massas – aliás está entre as minhas especialidades na cozinha, meu molho de tomate é daqueles que todo mundo que prova ama (tenho sim, um pequeno segredinho!) – e descobri que amanhã, 25 de outubro é o Dia da Massa, veja só, um dia especial para o famoso e delicioso macarrão!

E pela primeira vez São Paulo vai sediar o evento World Pasta Day que reúne a indústrial mundial de massas alimentícias.

Os destaques do evento serão a assinatura de um consenso científico sobre os benefícios nutricionais do macarrão e a doação de 20 toneladas do alimento para as creches municipais.

Desde sua primeira edição, realizada em 1998 na cidade de Nápoles, na Itália, o congresso tem passado por diversos países unidos por uma só paixão: o macarrão! A cidade de São Paulo é uma das capitais mundiais da gastronomia, destino fixo de grandes eventos, feiras e exposições globalmente reconhecidas e, por estes motivos, foi escolhida como sede para o WDP.

De acordo com Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), entidade organizadora do WPD – em parceria com a IPO (International Pasta Organisation) – “o encontro promovido pelo World Pasta Day é uma oportunidade para o fortalecimento da indústria nacional de macarrão, ressaltando a importância do alimento que está presente em 99,5% dos lares do nosso país”. O Brasil é o terceiro maior consumidor mundial de massas, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. “Anualmente produzimos mais de 1,2 milhão de toneladas por ano”, explica o executivo.

A programação do congresso conta com palestrantes brasileiros e internacionais, como a especialista em alimentos Kantha Shelke, Domenico Tremaroli, da consultoria Nielsen, o nutrólogo Mauro Fisberg entre diversos outros grandes nomes que debaterão questões econômicas, nutricionais e culturais a respeito do macarrão e o poder transformador da gastronomia.

Na pauta do evento está ainda assinatura da Declaração de Consenso Científico sobre a Alimentação Saudável de Massas, que será realizada por cientistas brasileiros e turcos. Especialistas da França, Portugal, México, Argentina, Itália, Espanha, Rússia, Turquia e Estados Unidos, também já assinaram o documento.

THE POWER OF PASTA

Uma das principais frentes desta edição do World Pasta Day é a iniciativa The Power of Pasta. Trata-se de uma ação global de responsabilidade social, que tem como embaixadores os chefs Bruno Serato e David Hertz e promoverá a doação de mais de um milhão de pratos de macarrão em sete países: Bélgica, Brasil, Chile, Itália, México, Turquia e Espanha. A prefeitura de São Paulo receberá a quota brasileira de 20 toneladas do alimento oferecida pelas empresas associadas à ABIMAPI para as unidades de creches municipais.

E você gosta de massa? Qual a sua preferida? Que tal amanhã comer uma bela macarronada? Depois me conta se você tem uma receita especial para a massa.