Garotas negras se vestem como personagens de contos infantis para editorial do Festival Literário Pretinhas 

Garotas negras se vestem como personagens de contos infantis para editorial do Festival Literário Pretinhas 

Representatividade importa sempre e aqui no Suzanices adoramos destacar ações afirmativas que valorizem causas sociais mega importantes como empoderamento feminino e luta contra o racismo, então é claro que não poderia deixar de escrever sobre o Festival Literário Pretinhas que acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro, na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha e o lindo editorial com meninas prestas vestidas como personagens de contos infantis.

Para divulgar a primeira edição do Festival Literário Pretinhas, a diretora do evento,  Vilma Queiroz, e a produtora Renata Poskus convidaram meninas negras para serem uma das cinco personagens de contos infantis escolhidas para o editorial do evento que acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro (sexta-feira e sábado).  

As fotos foram clicadas na biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha,  local que receberá o Festival,  e foi um dia mágico.

Ariel, Bela,  Cinderela,  Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel saíram das páginas dos livros e dos filmes infantis para serem representadas pelas garotas.  

Carolina Miranda Guimarães, mais conhecida com Carol Guimarães,  tem 9 anos, e sua personagem favorita é a Bela,  já se fantasiou de Bela em uma das suas festas de aniversário e quando foi assistir ao musical no teatro.  Para sua felicidade, ela foi fotografada como Bela para o editorial do Festival Literário Pretinhas. Carol gosta muito de ler, quando viaja sempre leva um livro junto e a garota também gosta de ler histórias para sua família.    Carol Guimarães tem se destacado como modelo, influencer e agora também como apresentadora.

Agatha Santos Silva Pereira,  de 8 anos, já trabalha como modelo, mas nunca tinha pensado em ser uma personagem dos livros infantis. E adorou a experiência de ser a Chapeuzinho Vermelho.

A família da menina acompanhou a sessão de fotos e também vibrou com a felicidade dela representando Chapeuzinho Vermelho.  Agatha foi embora vestida de Chapeuzinho Vermelho e se sentindo a própria. 

Sofia Ferreira da Conceição tem 9 anos e também já trabalha como modelo. Ficou tão feliz, radiante, se sentindo linda como Rapunzel que nem queria tirar o cabelão.  Sofia já leu alguns livros com personagens negros na escola e ela contou que até agora não sofreu com racismo. 

Alice Marcelino Silva Bueno tem 10 anos.  Ela ficou encantada com a experiência de ser fotografada como Ariel. Sua mãe Jheniffer contou que Alice trabalha muito bem a questão da autoestima e da valorização de seu cabelo natural,  Alice ama o Black dela, quanto mais armado melhor, e foi por causa de Alice que Jheniffer fez a transição capilar. Alice gosta de ler, principalmente gibis, também gosta de histórias com personagens negros, gosta de se fantasiar de alguns personagens, e tem algumas bonecas negras, desde bebês até Barbies. 

Sophia Loren Melo da Costa tem 11 anos e desfila há 3 anos. No editorial do Festival Literário Pretinhas Sophia adorou a experiência de fazer a personagem Cinderela,  pois como disse: “Não estou acostumada a ver princesa de conto de fadas preta”.

Ficha técnica do editorial do Festival Literário Pretinhas: 

Direção  @vilmaqueirozoficial

Produção e Make @renataposkus 

Style @ateliedatter 

Fotógrafa @isabelaisrael

Hair @xaibraids

Modelos:

@agathasspe

@alicebuenoh

@carolmguimaraes_

@sofiiferreiraa2023

@sophia_lorenmc

Festival Literário Pretinhas 

O 1° Festival Literário Pretinhas é uma realização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo com apoio do Proac, Poeisis,   Fábricas de Cultura e produção e direção de Vilma Queiroz Produções Culturais e Renata Poskus Eventos e Comunicação. O evento tem entre seus  objetivos incentivar a leitura infantojuvenil e também contribuir para que crianças negras se vejam representadas nas histórias que  leem.  

Foram selecionadas,  por edital, 20 expositoras para a Feira Literária – sendo 16 escritoras negras e 4 editoras que possuam livros infantojuvenis de autoras pretas do estado de São Paulo. Um dos objetivos da Feira Literária é incentivar a leitura e também mostrar que é possível que crianças negras se sintam representadas em personagens de livros. 

Confira abaixo a programação completa do 1° Festival Literário Pretinhas que além da Feira Literária contará com diversas atrações interativas com propostas de contribuir para o empoderamento de meninas e jovens negras através de ações afirmativas. 

Programação do 1° Festival Literário Pretinhas 

Sexta-feira,  23 de fevereiro – das 11 às 18 horas 

Feira Literária  – das 11 às 18 horas 

Oficina de grafite com Erika de Souza 

(inspirada no livro “Minha Mãe é Negra Sim” de Patrícia Santana) – das 11 às 13 horas

Oficina de Musicalização com Joyce Ribeiro 

(com inspiração na obra “A Menina e o Tambor”, de Sônia Junqueira)- das 14 às 15 horas 

Oficina de Tranças com Ingrid Xaiane baseada no livro “Os mil cabelos de Ritinha”,  de Paloma Monteiro – das 15 às 16 horas 

Teatro “Era uma vez Chapeuzinho Vermelho” – texto e direção de Rony Guilherme e produção de Estúdio Mágico, das 17 às 18 horas

Sábado  – 24 de fevereiro – das 11 às 18 horas 

Feira Literária  – das 11 às 18 horas 

Oficina “Brincadeiras Africanas” com Japhette O.N. Lantonkpode  inspirada na obra “As brincadeiras africanas de Weza”, de Sheila Perina de Souza – das 11 às 13 horas 

Oficina de Dança com Aline Caruzo e baseada no livro “Betha, a bailarina pretinha”, de Bethania Nascimento – das 14 às 15 horas (ir com roupas confortáveis)

Oficina de Artes com Mikaela Sepulvida, com inspiração no livro “Da cor que eu sou”, de Andressa Reis – das 15 às 16 horas 

Batalha das Pretinhas– das 17 às 18 horas

Vilma Queiroz, mulher negra, professora aposentada, e idealizadora  do Festival Literário Pretinhas destaca: “como mulher negra e professora aposentada desde criança percebi o quanto é difícil encontrar livros infantojuvenis com personagens negros parecidos com crianças negras reais, por isso,  idealizei o Festival Literário Pretinhas,  para que as meninas de hoje saibam que existem personagens negras como elas, e assim se sintam representadas”. 

Serviço: 

1 ° Festival Literário Pretinhas 

Data: 23 e 24 de fevereiro (sexta-feira e sábado)

Horário: das 11 às 18 horas 

Local: Fábrica de Cultura da Cachoeirinha 

Rua Franklin do Amaral, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha 

  • Entrada grátis 
  • Diversão para toda a família 

Acompanhe o Festival Literário Pretinhas no www.pretinhas.com.br e no Instagram @pretinhasoficial

Parabéns Vilma Queiroz e Renata Poskus: vocês fazem a diferença e inspiram mulheres de todas as idades! Sucesso em todos os projetos afirmativos promovidos por vocês