90% das mulheres não se sentem seguras durante o Carnaval

90% das mulheres não se sentem seguras durante o Carnaval

Fevereiro tem Carnaval, uma das principais manifestações culturais do Brasil, mas todo dia é dia conscientizar pessoas, principalmente homens que Não é Não! E que mulheres devem ser respeitadas sempre, independente de qualquer outro fator como roupa que está vestida, se está na balada, no baile de carnaval, no bloquinho, na praia, na igreja, etc…

Uma pesquisa recente realizada entre aproximadamente mil usuárias do happn revelou uma estatística alarmante: mais de 90% das mulheres não se sentem seguras durante o Carnaval, com quase 50% delas afirmando terem sofrido algum tipo de assédio durante os bloquinhos e festas de rua.
 

Quando questionadas sobre os fatores que as fariam sentir-se mais seguras, a maioria (40%) destacou a necessidade de aumento da segurança pública. A disponibilidade de espaços de apoio para mulheres próximos a festas e desfiles foi mencionada por 35%, enquanto 25% das usuárias do aplicativo expressaram que se sentiriam mais seguras se os homens fossem mais conscientes.

Para abordar esse problema, o happn, aplicativo de namoro da vida real, e o Não é Não, coletivo que atua no combate ao assédio sexual e às violências baseadas em gênero, anunciam uma colaboração para conscientizar as pessoas na luta contra o assédio.


Entre os dias 10, 11, 12 e 18 de fevereiro, as marcas vão entregar 10 mil tatuagens temporárias com mensagens de conscientização sobre respeito e consentimento nas relações. Além disso, o happn terá em São Paulo o “happn Safe Place”, um espaço seguro e aberto para receber os foliões.

happn Safe Place

Localizado na Rua da Consolação, um dos principais pontos do Carnaval de rua de São Paulo, o happn Safe Place receberá todos que desejam fazer uma pausa. O espaço oferecerá conscientização contra assédio e informações importantes, incluindo dados sobre assédios no Brasil, direitos das vítimas, como fazer denúncias, números de telefone úteis e endereços, com o intuito de informar as mulheres sobre como agir, seja como vítimas ou testemunhas de violências.

“O happn está comprometido em proporcionar encontros significativos, mas também um ambiente seguro e consciente para seus usuários. Ao estabelecer uma parceria com um movimento tão importante como o Não é Não!, unimos forças na luta contra o assédio e pela proteção, defesa e cuidado das mulheres”, afirma Michael Illas, especialista em relacionamentos do happn.


As promotoras do happn e do Não é Não! também distribuirão tatuagens temporárias com frases conscientes para as pessoas interessadas em compartilhar essas mensagens.


“O Carnaval é um momento emblemático de celebração no Brasil e acreditamos firmemente que a luta contra o assédio é uma causa diária e contínua. Nossa parceria busca tornar as festividades carnavalescas mais seguras, mas também contribuir para a construção de uma cultura de respeito e igualdade em todas as esferas da vida cotidiana, e em todos os dias do ano”, diz Julia Parucker, cofundadora e CEO do Não é Não!


As pessoas cadastrados no happn que visitarem o espaço também terão acesso a brindes exclusivos, incluindo a distribuição de contas premium gratuitas, ingressos VIP para festas em São Paulo, um kit de beijo com itens personalizados e suprimentos para quem deseja retocar a maquiagem. O espaço também terá área de descanso aberta ao público para aqueles que precisarem de um local seguro.


“É nossa intenção combater o assédio continuamente e em todos os lugares. O Carnaval é uma celebração única no Brasil, e acreditamos que é o momento perfeito para unir diversão e conscientização. Ao aproveitar uma celebração local, podemos amplificar mensagens sobre consentimento e respeito durante a paquera e nos relacionamentos”, finaliza Michael Illas, especialista em relacionamentos do happn.


Serviço – happn Safe Place

Endereço: Rua da Consolação, 1813. Consolação, São Paulo.

Data: de 10, 11, 12 e 18 de fevereiro

Horário: Das 10h às 17h

Contato para imprensa

happn@inpresspni܂com܂br

Sobre o happn

happn é o aplicativo de encontros da vida real. Reconhecido globalmente, é um dos aplicativos mais baixados entre as pessoas que valorizam conexões genuínas. A filosofia do happn está na crença de que o contexto de um encontro adiciona uma dimensão vital à conexão. Essa crença fundamenta o design do aplicativo, que enriquece a experiência dos encontros incorporando a importância do ambiente local. Essa abordagem ressoa com os usuários, oferecendo uma maneira única de descobrir e interagir com pessoas em sua região. Até o momento, o happn conquistou uma base de usuários que ultrapassa 142 milhões de pessoas em todo o mundo, dos quais aproximadamente 20% estão no Brasil. Sua popularidade abrange várias regiões, com concentrações significativas de usuários na Europa Ocidental, América do Sul (particularmente na Argentina e Brasil), bem como na Turquia e Índia. O que diferencia o happn no saturado mercado de aplicativos de namoro é seu compromisso inabalável em promover relacionamentos confiáveis e respeitosos. O happn não se trata apenas de facilitar novos encontros; mas de criar uma experiência única onde as pessoas se descobrem no contexto de seus ambientes locais, adicionando assim uma camada adicional de conexão.

Sobre o Não é Não

Somos um coletivo feminista que propõe tornar nossos corpos um estandarte da nossa luta. Ocupamos diferentes espaços e defendemos que devemos estar seguras e livres em todos eles. Não aceitamos nenhuma forma de violência: seja visual, moral, verbal ou física.

Atuamos diariamente na difusão e construção de pautas relativas à segurança e bem estar das mulheres na sociedade, através da produção de conteúdos para redes sociais, palestras em escolas, empresas e eventos, e construção de parcerias e projetos com grupos da sociedade civil organizada e marcas. Por todas as mulheres que tiveram seus corpos violados e para que todas possam viver em um mundo com mais equidade de direitos e oportunidades. Militamos por uma política humanizada de defesa, proteção e cuidado das mulheres.

O Não é Não! se orgulha das contribuições que tem dado no combate às violências de gênero; e da comunidade que ajuda a construir ao longo de sua trajetória, pelo Brasil e pelo mundo. Pessoas, empresas, blocos e instituições que se engajam conosco na construção de uma sociedade mais inclusiva, segura e plural para todas as pessoas.

Sobre apps de paquera, a Suzana, autora do Suzanices usou o Happn há 6 anos (2018) e foi o melhor app que usou na época, deu vários matchs, conheceu alguns caras, saiu com dois deles e hoje os dois são meus amigos. Para acompanhar a historia dos apps clique nos links abaixo:

Apps de relacionamento: uma experiência real (suzanices.com.br)

Modo de usar: apps de relacionamento (suzanices.com.br)

Apps de paquera “politicamente incorretos”: tem para todos os gostos! (suzanices.com.br) (atualização em relação ao Bumble: instalei em 2022 quando estava viajando pela Europa e dei 2 matchs em Barcelona , foi divertido, ao voltar pro Brasil não achei tão bacana os caras daqui hahaha)

Bom humor é fundamental na hora da conquista (suzanices.com.br)

Apps de paquera sem filtro (suzanices.com.br)

E que todos entendam de uma vez por todas: Não é Não! E Respeita As Minas, no Carnaval e em todos os dias.

Mulheres maravilhosas nunca esqueçam que são incríveis e que assédio é crime. Não tenha medo, busque apoio e denuncie.

Feliz Carnaval!