Santos inicia projeto pioneiro para conscientizar banhistas e coletar resíduos nas praias

Santos inicia projeto pioneiro para conscientizar banhistas e coletar resíduos nas praias

A iniciativa Santos Praias & Mares Limpos é uma parceria entre a Prefeitura de Santos e o Instituto EcoFaxina, com o patrocínio da Terracom Construções.

O start aconteceu na sexta-feira, 9 de fevereiro 24, véspera de Carnaval. Na fase piloto do projeto, que seguirá até março, 54 agentes ambientais atuarão de quinta a domingo, das 9h às 16h, orientando os frequentadores das praias e coletando resíduos recicláveis gerados por banhistas, ambulantes e quiosques que comercializam alimentos e bebidas. No feriado de Carnaval, a ação ocorrerá também na segunda (12) e terça (13).

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e promover o engajamento no descarte responsável de resíduos sólidos, contribuindo para a manutenção da beleza natural das praias e a proteção dos oceanos.

ESTRUTURA

Todos os agentes ambientais estarão uniformizados com bonés e coletes do projeto, os quais possuem QR Code que direciona para endereço eletrônico (https://linktr.ee/santospraiasemareslimpos) com informações da iniciativa, o Placar Praia Limpa e as regras das praias, entre elas a proibição do descarte irregular de resíduos e a presença de cães fora da área e horário permitidos.

Para a ação, sete tendas de triagem e entrega voluntária foram montadas entre as praias do José Menino, Pompeia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia. Os espaços educativos permitirão que banhistas aprendam sobre a importância da reciclagem enquanto realizam o descarte consciente de seus resíduos.

Além dos benefícios ambientais, o projeto fornecerá dados importantes sobre os resíduos presentes na orla ajudando no planejamento de novas ações de conscientização.

Um total de 52 lixeiras estará estrategicamente distribuído pela faixa de areia, sendo metade delas destinada para resíduos orgânicos (restos de alimentos, entre outros) e a outra parte para recicláveis (como latas e garrafas, entre outras embalagens). Também haverá três triciclos com carretas (ecobikes) para a coleta dos resíduos nas praias e junto aos quiosques, percorrendo a faixa de areia e a ciclovia da orla.

“Santos tem uma natureza exuberante e é pioneira internacionalmente na difusão da cultura oceânica nas escolas. Esta parceria é mais uma importante medida que vem se somar aos nossos esforços para ajudar na preservação dos mares e oceanos”, destaca o prefeito Rogério Santos.

A vice-prefeita e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, explica que a iniciativa não pretende apenas realizar a coleta dos resíduos. “Mas, principalmente, reforçar a questão da educação ambiental, reforçar a importância de não se largar objetos aqui na areia da praia”. 

Para o secretário de Governo, Fábio Ferraz, “as praias são o patrimônio da Cidade. São lindas, maravilhosas, e é importante que tenhamos turistas e moradores desfrutando deste espaço, mas de forma consciente e adequada. Com essa iniciativa, as pessoas vão receber informações dos agentes ambientais e também fazer a coleta dos resíduos para que possamos fazer com que a praia continue assim: sempre limpa”.

VOLUNTÁRIOS

“O projeto também vai incentivar os banhistas a coletar resíduos na faixa de areia. Nas tendas de triagem, serão emprestados pegadores para aqueles que quiserem participar voluntariamente da ação”, explica o presidente do Instituto EcoFaxina, William Rodriguez Schepis.

O diretor de Gestão Ambiental da Terracom, Antonio de Mello Neto, entende que o projeto vai muito além de investir na limpeza das praias. “A ação mostra, na prática, a importância da Educação Ambiental. Um dos pilares da Terracom é justamente a preservação do meio ambiente. É fundamental sensibilizar a população e os turistas para que cada um faça a sua parte na conservação dos ecossistemas e até mesmo da Cidade. Queremos colaborar para a formação de cidadãos mais conscientes”.

PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA

O projeto Santos Praias & Mares Limpos envolverá 30 moradores do bairro São Manoel (Zona Noroeste), além de agentes ambientais do Instituto EcoFaxina, que terão apoio da Guarda Municipal de Santos.

Todo o material reciclável coletado será transportado para a Cooperativa do Projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que realiza a limpeza de áreas de mangues, gerando trabalho e renda por meio da comercialização dos itens coletados.

Esta iniciativa contempla os itens 11 e 14 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis e Vida na Água. 

Conheça os outros itens do ODS https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/3548500/