Mulher Interrompida! Minha experiência com o início e o inferno da menopausa

Mulher Interrompida! Minha experiência com o início e o inferno da menopausa

Tenho 51 anos, nunca tive vergonha de falar minha idade, até porque tenho (ou tinha) espírito jovem e até pouco tempo atrás as pessoas se surpreendiam quando falava minha idade: nossa, não parece! Parece bem mais jovem!

Mas a idade chega para todas, todos e todes e por mais que a gente saiba que alguns ciclos virão com o tempo de vida nem sempre estamos realmente preparados para vivenciar aquela experiência. A velha briga entre o lado racional que entende a questão fria e calculadamente e o emocional que cria um turbilhão de questionamentos, sentimentos, memórias, culpas e muito mais.

A menopausa é uma fase decisiva na vida da mulher, sabemos que chegará, mas nem por isso é uma experiência leve, sem dor. No meu caso está sendo um verdadeiro inferno, pesadelo mesmo, e eu me questiono os motivos de não estar encarando mais essa fase da vida de mulher numa boa, já que sou alguém que ama ser mulher e trabalha com o sagrado feminino como caminho de evolução espiritual. Na minha mente eu deveria estar tirando de letra, mas a realidade é outra: Eu não sei mais quem Eu Sou! E minha cabeça está pirando com todas as mudanças físicas, hormonais, emocionais que chegam nessa fase. Se você só parar de menstruar seria bem mais tranquilo, apesar de eu amar menstruar, pra mim menstruação é a verdadeira força da mulher, o poder do feminino fluindo pela transformação, pelo ciclo de renascimento mensal.

Secura Vaginal e Falta de Desejo Sexual

  • Um dos horrores que me afligem no momento! A secura vaginal chega a doer e eu que sou uma mulher bem resolvida com minha vida sexual, não quero nem ouvir falar de homem perto de mim, me dá enjoo só de pensar em ser tocada por um homem, mesmo que seja o homem que até pouco tempo era aquele que me dava os melhores orgasmos. E agora, me sinto uma árvore seca, uma mulher seca, sem vida.

Mudanças de humor, turbilhão de emoções

  • Alterações de humor ao longo do dia, acordar bem e de repente surtar, ou acordar depressiva e ir melhorando ao longo do dia… Depressão, ansiedade e pânico eu já tive antes da menopausa – não produzo serotonina na quantidade certa para meu organismo – e faço acompanhamento médico e psicológico, mas com a chegada na menopausa tudo intensificou e Eu Não Me Sinto mais Eu Mesma! Me sinto a verdadeira estranha no ninho. Uma Mulher Interrompida!

Cansaço, falhas de memória, envelhecimento da pele

  • Não sei de onde vem tanto cansaço físico, mental, emocional, mas me sinto presa no corpo de uma mulher de 51 anos entrando na menopausa, sem querer, sem estar preparada para o momento de transição de ciclo, Eu acreditava que teria pelo menos mais um ou dois anos antes da hora de trocar de ciclo.
  • Minha memória sempre foi boa e hoje é péssima, esqueço o que ia fazer, tenho apagões de memória, esqueço palavras, nomes, compromissos.
  • E minha pele que mudou radicalmente. Rugas proliferam, falta de elasticidade, celulite e estrias saltando aos olhos, áreas ressecadas, flacidez.

Calorões

  • Muito se fala sobre fogachos ou calorão da menopausa e cara é uma coisa de outro mundo, é um calor diferente, uma onda de calor que chega de repente, suor escorre no rosto, no corpo, tudo que queremos é arrancar a roupa e mergulhar no gelo para ver se a sensação de calor diminui.

Poderia entrevistar ginecologistas para falar sobre as opções de tratamento, terapeutas holísticas, nutricionistas (acredito que alguns alimentos poderia ajudar nessa fase de vida da mulher), outras mulheres que estão enfrentando a MenoPausa também, mas optei para dar inicialmente o meu depoimento e tudo que tenho sofrido nesse período.

Da mesma forma que a menstruação não deve ser tabu a menopausa também não deve ser tabu e nem uma sentença de morte em vida, como as vezes, eu me sinto.

E vou vivendo um dia da cada vez, lendo muito, mergulhando num intenso processo de autoconhecimento, encarando meus monstros e fantasmas internos e externos.

Dá para ter qualidade de vida sendo uma mulher menopausada, muitos profissionais dizem isso, já li depoimentos de mulheres que conseguiram encarar numa boa essa fase, mas para mim por enquanto tá sendo extremamente sofrido.