Dia da Mulher é dia de luta e respeito

Dia da Mulher é dia de luta e respeito

Mais um Dia Internacional da Mulher chegando (8 de março, esse ano uma terça-feira) e nós, mulheres, continuamos tendo que lutar para manter as conquistas daquelas que vieram antes e foram abrindo caminhos para que as desigualdades entre os sexos fossem diminuídas, mas ainda temos muito por batalhar em um dos países que mais mata mulheres apenas por serem mulheres.

Como já alertava Simone de Beauvoir: “Basta uma crise política, econômica e religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados”. E infelizmente é exatamente isso que temos visto, o questionamento de direitos conquistados com muito suor, luta e lágrimas, mas é da natureza feminina lutar e continuar apesar de todas as adversidades do caminho.

Adoraria viver em um mundo que não precisasse de Dia da Mulher, Dia dos Povos Originários (Índio), Dia da Consciência Negra, Dia do Orgulho Gay, etc, pois a falta dessas datas significaria viver em uma sociedade igualitária, com equidade de gênero e sem preconceitos de raça, cor, orientação sexual, uma sociedade realmente justa para todas, todos e todes.

No entanto, o caminho ainda é longo e árduo e depende das nossas ações diárias na luta contra qualquer tipo de discriminação ou desigualdade por uma questão de gênero.

Para começar precisamos lembrar que mulheres merecem respeito e admiração em todos os dias e que não queremos apenas discursos bonitos e politicamente corretos em um dia do ano, queremos viver sem medo de sermos mortas apenas por sermos mulheres, viver sem a tristeza de ver mulheres sendo violentadas, subjugadas, mortas por serem mulheres, viverem uma sociedade que acolhe e contribui com as mulheres.

Acredito que não sou a única a sonhar com um mundo em que a equidade de gênero seja realidade, mesmo sabendo que talvez as filhas de minhas sobrinhas e que podem vir a viver algo parecido com isso, Minha geração e também as mais jovens continuam resistindo e lutando e apesar das adversidades da escalada da extrema direita, que odeia mulheres, no país e em outros locais, não desistiremos por nós, por aquelas que vieram antes e por aquelas que ainda virão!