Brasileiro radicado na Inglaterra lança livro de contos

Brasileiro radicado na Inglaterra lança livro de contos

Eu sou apaixonada por livros, ler é mais que um hobby, é uma forma de viajar sem sair do lugar, de viver aventuras diferentes, de refletir sobre temas que talvez não te chamasse atenção antes do insight que o assunto tratado em um livro traz, enfim, ler livros é também uma forma de se conectar comigo mesma e com o outro, o autor do livro, os personagens…

Um dos últimos livros que li e que está sendo lançado agora é o “Peripécias Peripatéticas” do Rodrigo Pietro Valentim, brasileiro que mora no exterior há 17 anos, já passou por Estados Unidos e Itália e atualmente reside na Inglaterra que por coincidência é um dos meus lugares favoritos no mundo.

O livro de contos é o primeiro escrito por Rodrigo Pietro Valentim e reúne 62 contos, a maioria em português e alguns em inglês, e eu devorei rapidamente, alguns contos me tocaram tão profundamente que li mais de uma vez. Muitos me fizeram entrar na história que estava sendo contada, me imaginar na cena como uma observadora real, outros me fizeram imaginar finais e me levaram a profundas reflexões de forma leve e envolvente.

A maioria dos insights para os contos vieram nas viagens diárias de trem entre a cidade que ele mora e Londres e o autor quis preservar as ideias brutas que originaram cada conto, então não ficou burilando o texto, revisando e mudando palavras e isso foi uma das coisas que me tocou muito, pois eu também acredito que as ideias originais, que surgem de forma orgânica, mesmo que com linguagem simples, são mais reais daquilo que se deseja comunicar e a identificação e conexão é maior. Como Rodrigo Pietro Valentim diz parafraseando Clarice Lispector: ou toca ou não toca. Tanto o autor quanto eu somos fãs da escritora.

O livro já chega ao mercado com edição brasileira e edição portuguesa, por editoras diferentes, capa e layout diferentes também. O projeto gráfico da edição brasileira foi baseado em uma arte do próprio Rodrigo Pietro Valentim Moreira, já que além de escrever ele pinta quadros.

Peripécias Peripatéticas

O tempo, o relógio,  o movimento,  o trem, as frases curtas, os pequenos detalhes,  o tempo verbal passado, a memória e a mistura de narradores estão presentes e muitas vezes interligados entre um conto e outro. 

A presença da mãe,  de memórias da infância, a crise existencial, a relação entre Deus e o diabo, o pecado e o sagrado, o amor e o ódio, enfim alguns dos temas universais estão presentes e levam o leitor a se identificar com os fatos narrados.

Sobre Rodrigo Pietro Valentim Moreira

Nascido em Garça,  SP, é formado em Tradução pela Universidade do Sagrado Coração em Bauru, pós-graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero,  em São Paulo. 

Cursou o último ano da High School nos EUA,  morou na Itália e atualmente mora na Inglaterra e  trabalha em uma multinacional francesa. Já são 17 anos morando fora do Brasil. 

As artes plásticas são uma de suas paixões – inclusive a capa e o projeto gráfico do livro foram inspirados em uma de suas obras.

Escrever, para ele, é não deixar a conexão com seu país e a sua língua morrerem, mesmo que no momento ela se funda e se confunda com outra dentro do cérebro.  

“Deixar a língua portuguesa acesa dentro de mim é crucial para a preservação da minha identidade como brasileiro”, conta Pietro Valentim.   

O autor está no Brasil para o lançamento do livro que ocorre na segunda-feira, 31 de janeiro, em Garça. Já foi realizada uma mesa-redonda do livro na cidade de Álvaro de Carvalho com parte da venda dos livros doada para a creche Nazaré.

O autor está vendendo os livros diretamente pelo instagram @pietro_valentim e quem comprar diretamente com ele estará colaborando com a compra de cestas básicas que o autor está doando para pessoas que estão enfrentando situação complicada e com a falta de recursos para necessidades básicas como comida.

Eu fiz uma Live no Instagram do Suzanices com o autor que falou um pouco sobre o livro, seu processo criativo, alguns dos contos, respondeu perguntas da plateia, etc. Para quem tiver interesse em assistir o bate-papo está no link: https://www.instagram.com/p/CZIdR5Xpg0Y/

Livro: Peripécias Peripatéticas

Peripécias Peripatéticas

Rodrigo Pietro Valentim Moreira

ISBN 978-65-86952-11-7

1ª edição

São Paulo/Salvador

Editora Kazuá Estúdio

Páginas: 228

O livro pode ser adquirido diretamente com o autor via Instagram @pietro_valentim pelo preço de R$ 72,00 já com o frete incluído.