App converte lixo reciclável em produtos de supermercado e serviços

App converte lixo reciclável em produtos de supermercado e serviços

Para aqueles que sabem da importância de separa o lixo reciclável desde casa, afinal não existe “jogar fora”, já que o planeta Terra é um só! Eu amei conhecer o app, já vou baixar e começar a usar. Sustentabilidade não é green washing (“marketing verde” que vende uma boa ideia como ação), é Atitude diária e consciente.

A startup Molécoola criou um aplicativo para quem faz o trabalho de coleta seletiva já dentro de casa. Mais do que a reciclagem, o objetivo é proporcionar uma bonificação para quem retorna o lixo da maneira correta para a cadeia de produção. Além da questão do meio ambiente, a Molécoola usa a tecnologia, ainda, para causar impacto social positivo, treinando e empregando pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Como funciona?

O grande diferencial do aplicativo da Molécoola está no modelo de bonificar o consumidor pelo comportamento consciente, por meio de pontos para cada produto entregue nas estações da empresa, localizadas dentro de supermercados e outros varejos. A pontuação pode depois ser trocada por produtos, benefícios e serviços de parceiros. E o melhor, nenhum valor é desembolsado!

Na própria plataforma, o usuário tem acesso a dicas de como descartar corretamente o seu lixo, de maneira que esses resíduos possam ser reaproveitados pela indústria, causando um impacto social positivo ao meio-ambiente. Há uma aba de treinamentos específica com estas dicas no aplicativo, que podem também ser acessadas pelo site: https://www.molecoola.eco/treinamento.

Quais produtos podem ser levados às estações da Molécoola?

Os recicláveis podem ser papéis limpos, papelões, garrafas pet e de vidro, vidros de produtos em conserva, aço e alumínios em geral, como as latinhas de cerveja e refrigerante, desodorante aerossol, óleo de cozinha, plásticos, embalagens (de delivery ou longa vida para leite ou suco, por exemplo), além de produtos eletrônicos (como celulares, tablets, notebooks, impressoras, TVs, aparelhos de DVD, etc.), eletrodomésticos (secadores de cabelo, aspiradores de pó, liquidificadores, geladeiras, máquina de lavar etc), pilhas e  baterias (exceto níquel-cadmio) e lâmpadas em geral (exceto fluorescentes tubulares). Confira mais detalhes em: https://www.molecoola.eco/duvidas.

Quais produtos podem ser adquiridos depois de levar os recicláveis às estações Molécoola?

A Molécoola estabeleceu parcerias de peso, com grandes empresas, para engajar os consumidores a trocarem seus lixos por produtos ou serviços de parceiros.

Produtos que podem ser adquiridos: shampoos, condicionadores, sabonetes, repelentes, produtos de limpeza, além de desconto em supermercado parceiro, compra de composteiras, ecobags, e até mesmo brincos e redes de descanso, entre outros itens sustentáveis.

Saiba mais informações na aba “Troque Pontos” no app.

Onde estão as estações Molécoola?

No momento, as estações da Molécoola estão presentes em São Paulo, Espírito Santos e Distrito Federal, nas seguintes cidades: São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano, Osasco, Campinas, Sorocaba, Taubaté, Santos, Brasília e Vitória.

As localidades das estações em cada cidade podem ser acessadas pelo site: https://www.molecoola.eco/estacoes ou pelo próprio app.

Serviço

Tabela de pontuação da Molécoola e produtos: https://www.molecoola.eco/tabela

O app da Molécoola está disponível para Android iOS.