"Ação do Coração" celebra 10 anos com o tema "Nossa História, Nosso Legado"

“Ação do Coração” celebra 10 anos com o tema “Nossa História, Nosso Legado”

A campanha Ação do Coração atinge sua 10ª edição em 2021 e anuncia o tema que pautará a mobilização deste ano: “Nossa História, Nosso Legado”. O lançamento será hoje, quarta-feira (7 de abril), Dia Mundial da Saúde, com transmissão ao vivo pelas redes oficiais da campanha (@acaodocoracao), às 20h.
Ao completar uma década, a Ação do Coração reflete sobre seu papel em um momento em que a solidariedade e o amor são cada vez mais necessários.
“Nesta trajetória temos auxiliado milhares de pessoas com demonstrações claras e concretas de afeto, doando alimentos, roupas e brinquedos. Ao mesmo tempo, conhecemos heróis anônimos – pessoas com uma extraordinária capacidade de amar, perdoar e se doar”, lembra Alexandre Camilo, idealizador da campanha.
Pelas circunstâncias que envolvem a saúde pública no Brasil e no mundo atualmente, Camilo avalia que esta edição cumprirá um papel fundamental. “Neste momento, nosso objetivo, além das doações, é compartilhar com o público histórias de superação, pois elas são decisivas em qualquer processo de cura e de recuperação”, completa.

Neste sentido, foi renovada e ampliada a parceria com a Rede Brasil de Histórias de Todos os Cantos, que garantirá pontos de arrecadação e distribuição das doações em todo país, incluindo cidades como Recife (PE), Juiz de Fora (MG), Vila Velha (ES), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Maceió (AL) e Aracaju (SE).
Por fim, o idealizador ressalta o papel da Associação Eduardo Furkini na linha de frente da campanha e dos voluntários que se arriscam garantir sua continuidade. “Nossa equipe inspira-se na bravura dos profissionais da área da saúde e de tantos outros que estão na linha de frente dos serviços essenciais desde o início da pandemia da Covid-19.

O evento em 2021
Assim como em 2020, a Ação do Coração permitirá doação de alimentos a entidades parceiras e comunidades em situação de vulnerabilidade social a partir de seu aplicativo oficial, doado pelo programador Igor Ponce e que segue disponível para download gratuito nos sistemas Android, IOS e no site www.acaodocoracao.org.br.
A essência da campanha também segue preservada: será possível utilizar o app para confeccionar e enviar corações e mensagens de afeto e solidariedade digitalmente.

Além disso, o tradicional evento anual do dia 2 de agosto reunirá artistas de
diversos segmentos e convidados especiais. Pelo segundo ano consecutivo a
transmissão será online, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
No ano passado, a primeira experiência no formato foi bem-sucedida: em sete horas de programação, a Ação do Coração mobilizou participantes de todos os estados brasileiros e de 17 países.
O resultado foi expressivo: a campanha recebeu a doação de 113 toneladas de alimentos, mais de 250 mil máscaras, além de roupas e brinquedos. O ório detalhado das doações pode ser acessado em www.acaodocoracao.org.br.

Histórico
Nas oito edições anteriores realizadas até 2019, todas presenciais, a Ação do Coração
reuniu 230 mil pessoas e distribuiu 995 mil corações confeccionados por voluntários,
além de 66 mil toneladas de alimentos, 49,7 mil brinquedos e 258 mil peças de roupas.

A iniciativa idealizada por Alexandre Camilo em memória do irmão, o ator Eduardo Furkini, teve origem em uma ação semelhante, que ambos presenciaram em uma viagem à Europa.