Cine Arte comemora 30 anos com programação online

Cine Arte comemora 30 anos com programação online

É um dos meus locais favoritos em Santos e está abrindo a programação comemorativa dos 30 anos!

Para quem não mora em Santos: imagina você caminhando no calçadăo da praia e avista um cinema de arte! Como assim? É sério, em Santos temos o Cine Arte na calçada da praia. Uma sala pequena, acolhedora e você sai da sala e vê a praia… Eu amo!!!

Cine Arte Posto 4

Inaugurado em 8 de novembro de 1991, o Cine Arte Posto 4 é um espaço reservado a filmes de arte, exibindo produções cinematográficas de diversos países. O local foi criado para suprir a falta de cinemas reservados aos filmes de arte, constantemente ignorados nas salas comerciais. Sua sala de projeções recebeu o nome de Rubens Ewald Filho, em homenagem ao reconhecido crítico de cinema nascido em Santos.

Na sessão inaugural do Cine Arte Posto 4 foi exibido o filme ‘Asas do Desejo’, do cineasta alemão Win Wenders, ganhador do prêmio de direção no Festival de Cannes, em 1987.

30 anos com curtas online

Em razão das restrições da pandemia de covid-19, o espaço encontra-se fechado, mas a Secretaria de Cultura está programando diversas atividades para celebrar os 30 anos.

A primeira delas será o projeto ‘Hoje é Dia de Curta – Online – Especial Mulheres’. A partir desta sexta-feira (19), às 19h, serão exibidos curtas-metragens dirigidos por 11 cineastas da região, em homenagem ao Mês da Mulher, no canal Cultura Santos (www.youtube.com/culturasantos).

Para o coordenador de Cinemas da Secult, Ricardo Vasconcellos, “o projeto Hoje é Dia de Curta é uma importante janela de exibição para a produção cinematográfica regional e, neste mês, nada mais gratificante do que poder abrir espaço para o olhar feminino das cineastas da Baixada Santista”.

Programação

De 19 a 25 de março

‘Sutura’ – Direção: Larissa Melo

‘Pescadores de Palavras’ – Direção: Madeleine Alves

‘Número Um’ – Direção: Marcela Akaoui

‘Vá como seu namorado não fosse gostar’ – Direção: Iasmin Alvarez

‘O Primogênito’ – Direção: Beatriz Yomoto

De 26 de março a 1º de abril

‘Anamnese’ – Direção: Daniela Yoshikawa e Monica Donatelli

‘Árvore’ – Direção: Fabiana Conway e Gabriella Drumond

‘Vou sair para catar gente’ – Direção: Cibele Appes

‘Sem Título – Técnica Mista’ – Direção: Madeleine Alves

Tenho tantas lembranças boas do Cine Arte Posto 4.