Firminas,  portal feminista e feminino

Firminas, portal feminista e feminino

Quem me acompanha sabe que sou feminista e que acredito piamente que devemos falar sobre feminismo diariamente, já que infelizmente o país retrocedeu muito e ser mulher por essas bandas se torna cada dia mais complicado.

Então é lógico que amei saber sobre o lançamento de um portal criado por jornalistas feministas para falar sobre feminismo e também sobre o universo feminino. E amei o nome Firminas, me remeteu a firmeza com as minas.

Nova plataforma de notícias será focada em conteúdos diversos, produzidos com linguagem acessível e um olhar feminista sobre os fatos.

Lançado no dia 1º de março o Firminas, portal de notícias idealizado e criado pelo Coletivo de Jornalistas Independentes Firminas (www.firminas.com.br). O portal se propõe a ser uma fonte de informações sobre diversos temas do universo feminino, sem se prender a clichês ou tabus, divulgando o que há de melhor na produção, realização, divulgação de conhecimento e exercício de cidadania e que envolva mulheres, sejam elas cisgêneros ou transgêneros.
O nome Firminas é uma homenagem a Maria Firmina dos Reis, escritora maranhense do século XIX, considerada a primeira romancista brasileira.


O Portal Firminas é feito por profissionais de comunicação experientes em diferentes áreas e que conhecem as regras e o código de ética do jornalismo. “Um dos diferenciais é a linguagem acessível e diversa, que tem por objetivo informar a um público amplo e fortalecer a causa feminista, por igualdade, contra a violência de gênero e por direitos para as mulheres”, destaca Elara Leite, uma das integrantes do portal.
A proposta da nova mídia é baseada em um modelo diferente de produção, em acordo com tendências de economia circular e cooperativa. Outro diferencial é que a base do veículo não se localiza apenas no eixo Rio-São Paulo. “Nossa presença em outras regiões e no interior imprime pluralidade ao nosso trabalho”, pontua a jornalista Flávia Crizanto, jornalista que também faz parte do projeto.
O Portal Firminas diferencia-se também pela proposta de reprodução de matérias de grande relevância sob uma ótica feminista. O objetivo é propor um recorte de gênero e analisar como as decisões macroeconômicas, por exemplo, impactam na vida das mulheres, que não são apenas a maioria da população, como as principais responsáveis pelos lares brasileiros monoparentais.

Lives


Para celebrar o lançamento do portal Firminas e marcar o mês de março, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres, haverá um circuito intenso de lives, com algumas jornalistas do Firminas entrevistando mulheres sobre temas diversos. As apresentações serão sempre às 19 horas, no instagram @portalfirminas e no Facebook https://www.facebook.com/portalfirminas.

No dia 10 de março, às 19 horas, inaugurando a programação mensal de lives do portal Firminas, Aline Melo entrevista a doutora em Ciências e doula Deborah Delage sobre “Violência obstétrica e os desafios para o parto normal no Brasil”

Antes de lançar o portal, o Coletivo de Jornalistas Independentes Firminas realizou uma pesquisa com mulheres de diferentes regiões. O estudo, encerrado em fevereiro de 2021, mostra que o público do Portal Firminas é formado principalmente por mulheres de 36 a 50 anos que já possuem o hábito de consumir notícias online. As entrevistadas apontaram, entretanto, que sentem falta de um recorte editorial feminista nos portais femininos que costumam acessar.
O Portal Firminas chega para preencher essa lacuna, com um projeto editorial baseado na “tradução” de notícias pelo viés feminista. Carreiras e oportunidades, saúde e autocuidado, economia, política, cultura, comportamento fazem parte do mix de conteúdo do novo veículo.
Em um futuro próximo, a ideia é que o coletivo se constitua como uma cooperativa, remunerando suas produtoras e prestando serviços diretos, não só vários textos, como de consultoria em marketing, curadoria e gênero.

Serviço
Para mais informações, sugestões de pautas e fontes e parcerias, entrar em contato com:
[email protected]