"A arte de criar leitores" no Senac Santos

“A arte de criar leitores” no Senac Santos

Ah, a leitura, as histórias, os livros… a imaginação solta e a liberdade de viajar pelo universo sem sair do lugar. Eu amo ler e devo confessar que foi a leitura na infância um dos meus melhores remédios para todo o bullying que sofria e o sentimento de inadequação ao mundo que sentia e ainda sinto (Tenho certeza que não sou daqui!), também era a minha alternativa já que sofria e ainda sofro com baixa imunidade e quando criança correr, brincar me cansava muito, além de usar óculos desde os 4 anos e ainda com tampão na vista direita – tinha medo de jogar bola, por exemplo, e a bola bater no óculos, então os livros eram os meus companheiros de aventura. Através dos livros eu esquecia do mundo e me permitia sonhar.

Tudo isso veio forte na lembrança e no coração no último dia 19 de março quando estive prestigiando a incrível palestra e o lançamento do livro “A arte de criar leitores – Reflexões e dicas para uma mediação eficaz” de Goimar Dantas no Senac Santos. O livro é da Editora Senac São Paulo.

No encontro, Goimar falou sobre como despertar no outro o gosto, o interesse e o amor pela leitura através de reflexões e dicas para uma mediação que seja efetiva. Goimar é apaixonada por livros e sua forma de expressar com conteúdo ficou evidente. Aqueceu meu coração, senti reavivar a minha paixão por livros e histórias também. O públicou entrou no clima envolvente e a autora foi muito aplaudida.

Com as novas tecnologias, instigar as crianças a desenvolverem o hábito de ler é um grande desafio para pais e educadores. O consumo de vídeos e áudios compete diretamente com o grau de concentração que a leitura exige. Mas é importante destacar que a internet, games, filmes e séries cada vez mais disponíveis em plataformas variadas podem se transformar em aliados e incentivadores da leitura. Essas e outras ideias sobre o universo que gira em torno das histórias estão em A Arte de Criar Leitoresreflexões e dicas para uma mediação eficaz, escrito pela jornalista, roteirista e escritora Goimar Dantas.

As experiências que tornaram a autora uma leitora voraz, associadas ao trabalho nas áreas de Comunicação e Letras – que desenvolve há mais de 20 anos – deram à obra um panorama abrangente. Nos dez capítulos do livro, Goimar desvenda a influência dos contadores de histórias; os diversos tipos de mediadores (familiares, educadores, bibliotecários, entre outros) e seus modos de atuação; a importância da poesia e as ferramentas para trazê-la para o dia a dia das crianças, jovens e adultos; o diálogo entre literatura, cinema e televisão e o modo como os contos de fadas e fábulas nos preparam para enfrentar os desafios da vida.

A arte de criar leitores traz, ainda, informações sobre a história da literatura infantil e juvenil no Brasil e no mundo; o mercado editorial brasileiro, a contribuição dos booktubers para o aumento de leitores e, por fim, dicas práticas para incentivar o hábito de ler em casa, na biblioteca ou na escola. “O exercício da mediação de leitura pode ser acessível a toda pessoa que tenha prazer em falar de livros, autores e boas histórias”, destaca Goimar.

A escritora ressalta que “a leitura é uma construção social. A criança ou o jovem precisam ter acesso aos livros, quadrinhos, livrarias, contações, sebos, bienais, bate-papo com escritores, clubes de leitura. Só assim irão crescer/amadurecer apreciando os livros como algo que é parte de suas vidas, desde sempre”. A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz é voltado para pais, educadores, bibliotecários, contadores de histórias e demais interessados em mediação de leitura.

Ficha técnica:

A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz

Autora: Goimar Dantas
Editora: Editora Senac São Paulo 

Páginas: 280

Preço: R$ 50

Sobre a autora:

Goimar Dantas – jornalista, roteirista, escritora e mestra em comunicação e letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2011, foi finalista do Prêmio Jabuti. É autora de obras de diversos gêneros, como o livro-reportagem Rotas literárias de São Paulo (Editora Senac São Paulo, 2014) e Veias em Versos (2016). Escreveu os infantis Estrelas são pipocas e outras descobertas (2013), também publicado em 2014, na Espanha; Minha boca está pelada! (2013); e Quem tem medo de papangu? (2014). Como palestrante, apresenta-se em eventos de todo o país. Para saber mais sobre a autora, acesse: www.goimardantas.com.br.

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Senac São Paulo. Alunos e ex-alunos da instituição de educação profissional ganham desconto de 50% na compra.

Conheço Goimar Dantas da época da faculdade de jornalismo na UniSantos no início dos anos 1990. Ela foi caloura da minha turma. Depois perdemos contato, com as mídias sociais nos adicionamos, e foi ótimo reencontrá-la pessoalmente anteontem e ter um dedinho de prosa depois da palestra. Gosto de ler, mas ando meio preguiçosa, com uma pilha de livros aguardando na cabeceira da cama para serem degustados, mas agora vou rever a ordem de leitura pois realmente fiquei empolgada para ler o livro dela.

Adorei especialmente quando ela falou sobre a Bíblia que traz em sua composição uma reunião eficiente de histórias de diferentes gêneros literários. Estudei em colégio católico, franciscano, e lia a Bíblia diariamente, inclusive quis ser freira aos 12 anos para fugir do bullying que sofria também diariamente no tal colégio e fora dali. Eu era pequena – ainda sou – magrela e carregava a minha Bíblia – que era enorme e pesada – para cima e para baixo. Minha irmã caçula, 13 anos mais nova que eu, conheceu a Bíblia comigo – ela não estudou em colégio católico – era eu quem lia a Bíblia para ela quando era pequena, mas ela só queria que eu lesse o Gênesis, a história da criação.

Eu sou aquela que adora incentivar a leitura para crianças, sempre tento dar livros de presente para afilhados, sobrinhos e agora para o sobrinho neto que tem 1 ano e 5 meses. No aniversário de 1 ano do pequeno Davi dei de presente 3 livros. E ele amou! A avó dele, que é minha irmã, sempre conta histórias e incentiva o contato dele com livros também.

Parabéns Senac Santos por realizar um evento tão bacana como foi a palestra. E com auditório cheio!

Obrigada Goimar Dantas por me fazer despertar novamente para a delícia que é ler e viajar para universos diferentes nas páginas de um livro.

Obrigada assessoria de imprensa do Senac Santos, especialmente Wendy, por convidar o Suzanices para este evento e tantos outros. Contem sempre comigo.

E você se inspirou a ler algo hoje? Você incentiva crianças e adolescentes a ler? Conta pra gente.