#vem2019
E na próxima semana estaremos estreando um novo ano! Ah, eu amo Virada de Ano, Réveillon, Ano Novo e a infinita possibilidade de mudanças que o início de um ciclo propicia. São 365 dias para fazermos tudo diferente ou mantermos tudo igual, para apostarmos em sonhos, metas, planos, realizações.
Só que não adianta mudar a folhinha do calendário e continuarmos fazendo tudo igual, por mais tentador que a rotina seja. O ano é novo, mas o mais importante é que você seja uma nova pessoa, a mudança começa em você e seu ciclo de 365 depende das suas escolhas diárias, da sua determinação em seguir em frente.
É lindo desejarmos amor, paz, saúde, dinheiro na hora da virada e dizermos que vamos cumprir nossa listinha de sonhos e projetos só que se a gente não se dedicar em realizar as mudanças que deseja nada vai acontecer de fato. Eu gosto da frase: “Deixo a vida me levar, vida leva eu,” no entanto, não dá para apenas confiar no universo e seguir a correnteza. É preciso mais, é preciso coragem para ajustar as velas do barco chamado vida e elaborar um bom plano de navegação considerando imprevistos e a verdade “Mar calmo nunca fez bom marinheiro”.
Bye Bye 2018 – ano de autoconhecimento e foco na saúde
Fechando 2018 e tirando estes últimos dias para refletir sobre como foi o meu ano e planejar o que desejo de 2019 chego a conclusão que apesar e além de tudo foi um ano enriquecedor, cheio de desafios para os quais não estava preparada, um ano de amadurecimento, autoconhecimento, trabalho diário de autoestima e de aprender a colocar limites, a demarcar meu espaço, a deixar de lado o ser “boazinha” sempre e começar impor um pouquinho mais as minhas visões e desejos também. Um ano em que muitas máscaras cairam, teve desilusões, momentos de extrema fraqueza em que cheguei a acreditar que não conseguiria passar por eles, teve enfrentamento dos meus fantasmas internos, minha sombra, minhas imperfeições e a aceitação de quem sou por completo incluindo os defeitos, os sentimentos não tão nobres como a raiva.
E foi o ano em que precisei parar, respirar e cuidar da minha saúde de verdade. A saúde que sempre dizemos que é o principal, que com saúde corremos atrás do resto. Então pude confirmar na pele e no corpo essa verdade.
Minha relação com a saúde nunca foi boa e sempre deixei de lado. Nasci prematura, em 1970, com imunidade baixa, anemia do Mediterrâneo (que é genética, minha mãe tem, eu tenho e uma das minhas irmãs também tem, precisamos apenas controlar o nível dela para levar uma vida normal) e os médicos falaram para os meus pais que provavelmente não viveria nem um ano. Eu sou a primeira filha deles e nasci 2 anos após o casamento deles, fui uma filha mega desejada, eles tentavam engravidar desde quando casaram, queriam ter muitos filhos.
Cresci ouvindo que meu avó materno, Roberto, negociou com Deus a sua vida pela minha (história linda, né?). Ele faleceu dez dias depois que eu nasci e minha família conta que ele pedia a Deus para trocar sua vida pela minha, pois já tinha cinco filhas, todas casadas, tinha netos, etc, enfim já tinha vivido e eu era uma bebê que foi muito desejada, a primeira filha de sua filha caçula.
Tive todas as doenças possíveis e imagináveis enquanto era criança. Aí cresci, fiquei um tempo sem muitos problemas de saúde, relaxei, deixei de cuidar direito de mim, me achei Mulher-Maravilha que dá conta de tudo e mais um pouco. O corpo enviou sinais nos últimos anos, mas deixei passar, cuidei no momento e depois volta pra vida de sempre, ritmo pauleira, alimentação desregrada, cigarro, baladas, bebidas, vida sendentária e nada de voltar aos médicos, continuar tratamentos, tomar as medicações.
Então veio 2018 e o recado no mapa astral e também na leitura do baralho cigano: cuidar da saúde! Lógico que o recadinho dos astros e dos ciganos não surtiu o efeito esperado e nada de eu focar na saúde. Enfim, termino o ano agradecendo que não estou com câncer – em final de novembro surgiu a certeza de que deveria verificar melhor o que estava acontecendo comigo e tinha sim uma remota possibilidade de ser algo tipo câncer, mas ainda bem que não é e todos os probleminhas que estou podem ser tratados. Aqui entra a minha força de vontade para mudar hábitos e estilo de vida (parar de fumar após 33 anos fumando, deixar de ser sedentária – pensei em fazer natação, academia e caminhar na praia diariamente já que tenho a felicidade de morar em Santos).
Resumindo estou com hemangioma hepático (nódulo formado por vasos sanguíneos, que normalmente é benigno), pedras nos rins, pedra na vesícula (que possivelmente terei que operar por estar grande), miomas e focos de enfisema pulmonar (ou seja, por mais que eu goste de fumar, terei que parar), além da pior crise de depressão da minha vida, mas que está sendo medicada e a medicação começa a fazer efeito (eu não produzo serotonina na quantidade adequada para o meu organismo).
#vem2019: ano regido por Marte
Saindo da minha experiência pessoal e entrando em tópicos de interesse geral.
2019 será regido pelo Planeta Marte e terá Ogum como orixá. E o que isso significa? Bora verificar as previsões astrológicas elaboradas pela astróloga Virginia Gaia.
O ano de 2019 promete ser de grandes começos para quem tiver atitude. Isso porque o seu regente, de acordo com a Astrologia caldaica, será o planeta Marte. Patrono da guerra e do impulso sexual, Marte é conhecido por ser o grande ativador do céu, responsável pela iniciativa e pelo impulso individual em direção às conquistas da vida.
A influência do regente do ano é sentida coletivamente, não afetando signos solares ou mapas astrais individuais. De qualquer forma, ela permeia os ânimos da sociedade e aponta quais serão os grandes temas ao longo dos próximos 12 meses. Assim, com a regência de Marte, podemos esperar que, na busca por objetivos, teremos o ímpeto de realizar com muita energia, o que pode acabar gerando conflitos e discussões. Ou seja: 2019 será um ano agitado.
A regência anual de Marte deve ser analisada no contexto dos demais trânsitos planetários. A passagem de Júpiter pelo signo de Sagitário, Saturno em Capricórnio e o ingresso de Urano em Touro, por exemplo, colocam em evidência as discussões ideológicas, mudanças no âmbito do poder e dos governos e a relação das pessoas com o dinheiro.
Cinco eclipses prometem encantar o céu e promover fortes emoções em todos os tipos de relações. Logo no dia 5 de janeiro, um Eclipse Solar Parcial une Sol, Lua e Saturno no signo de Capricórnio, gerando transformação na maneira de entender as estruturas básicas da sociedade, como a família. Esse momento será uma boa oportunidade para as pessoas avaliarem o tempo que dedicam aos temas domésticos e ao trabalho, aproveitando para planejar melhor sua agenda para o novo ano.
No dia 21 de janeiro, um Eclipse Lunar Total acontece com o Sol em Aquário e a Lua em Leão, clamando por mais espontaneidade nas relações afetivas. O mapa do Eclipse destaca o encontro entre Vênus, regente dos relacionamentos, e o misericordioso Júpiter, ambos em Sagitário. Auspicioso para os casais e as parcerias, esse fenômeno astrológico também evidenciará as pessoas com as quais podemos contar e nas quais podemos acreditar, trazendo uma grande oportunidade de perdão e convidando a fazer concessões em prol da harmonia.
No dia 7 de julho, um Eclipse Solar Total une Sol e Lua no sensível signo de Câncer, promove um astral de intensa emotividade. Ativando o planeta Saturno, que estará em movimento retrógrado no céu, esse Eclipse tende a evidenciar a estrutura emocional necessária para que cada indivíduo consiga atingir seus objetivos pessoais. Pouco tempo depois, no dia 16, ocorre um Eclipse Lunar Parcial. Dessa vez, com o Sol em Capricórnio e a Lua se unindo a Mercúrio retrógrado em Câncer, será o momento de fazer os ajustes necessários para assegurar o bem-estar emocional para o crescimento pessoal. “Sem dúvida, o mês de julho será um momento especial para perceber quem são as pessoas e as relações que propiciam estabilidade emocional e as que não, abrindo oportunidades de revisões e ajustes nos relacionamentos.”
Por fim, para fechar 2019 com chave de ouro, um Eclipse Solar Anular acontece no dia 26 de dezembro, unindo Sol, Lua e Júpiter, todos no signo de Capricórnio. Será a hora de perceber as lideranças e as pessoas que inspiram a sociedade e que servem de exemplo para as estruturas sociais.
O Brasil em 2019
As discussões ideológicas devem continuar em pauta no Brasil. A tendência de busca por identificação com líderes políticos e sociais carismáticos também se mantém forte. “A passagem de Júpiter pelo signo de Sagitário ativa a área do mapa do Brasil ligada à esfera pública e ao governo”, explica Virgínia.
No âmbito da economia, podemos esperar um ajuste de contas e esforço para cortar gastos públicos, o que pode vir a prejudicar algumas políticas sociais. “Será um ano de arrumar a casa, mas o ritmo do crescimento econômico tende a continuar modesto”, pontua ela. “Pode haver mudanças mais significativas na área econômica mais para o final de 2019”.
O ano para os 12 signos
O ano promete muitas oportunidades de crescimento para todos os signos, embora deva ser um período especialmente importante para os sagitarianos – ou para quem tem ascendente em Sagitário – devido à passagem de Júpiter pelo signo do centauro. O ano também deve ser marcante para os capricornianos e cancerianos – e para quem tem ascendente nesses signos –, que terão a chance de estruturar planos de longo prazo, desde que ajam com disciplina, graças à passagem de Saturno pelo signo de Capricórnio. Seguem, abaixo, algumas dicas para o ano dos 12 signos do zodíaco.
Áries
Oportunidades: Bom momento para organizar as finanças e investir em conhecimento. Aproveite para estudar, fazer intercâmbio e ampliar horizontes.
Desafios: É importante centrar o foco na carreira e ter paciência para construir planos de longo prazo. Procure manter uma boa relação com chefes e superiores.
Fique ligado: Em meio a tanta correria, procure separar um tempo para cuidar da saúde e até para se dar um pouco mais de prazer. Esteja atento à alimentação e não perca tempo com investidas afetivas que não deem retorno.
Touro
Oportunidades: O ano pede inovação. Você abre um ótimo momento para se renovar. A sedução e as paqueras também estarão beneficiadas, pois tanto a vida social como os temas ligados à sexualidade estão em alta.
Desafios: É importante ter disciplina nos estudos e naquilo que você pretende aprender ao longo do ano. Procure ser mais otimista e apostar mais na sua capacidade de realização para não deixar nada incompleto.
Fique ligado: Cuidado com a instabilidade no novo ano. Mesmo que você queira mudar tudo de uma hora para outra, é importante controlar a ansiedade e manter a constância nos seus projetos.
Gêmeos
Oportunidades: Os seus relacionamentos estão em alta. É hora de buscar apoio e até de definir quem deve estar ao seu lado. O céu também favorece as relações familiares e os assuntos domésticos.
Desafios: Saiba priorizar as coisas e esteja aberto aos outros. Ceder é importante, mas não deixe de cuidar do que é seu. Vença medos internos para poder crescer.
Fique ligado: A sua intuição e sensibilidade estão em alta, mas é preciso tomar cuidado com as ilusões. Cuide da espiritualidade.
Câncer
Oportunidades: O ano promete ser de muito trabalho e traz oportunidade de crescimento, desde que você saiba se estruturar. Você está bastante magnético. Aproveite para ampliar os seus contatos.
Desafios: É importante ter mais paciência com as pessoas, já que todos os seus relacionamentos serão testados quanto à solidez. É hora de deixar claro o que você espera dos outros.
Fique ligado: Em meio a tantos altos e baixos emocionais, o astral também abre muita oportunidade de aprendizado. Frequente lugares diferentes e exerça atividades intelectuais.
Leão
Oportunidades: O ano é favorável para você descobrir novos talentos e até novos hobbies. No âmbito afetivo, é hora de explorar a criatividade para aumentar o seu poder de conquista.
Desafios: Esteja mais atento ao seu dia a dia. É importante organizar a agenda, pois o ano também promete ser de bastante trabalho. Por isso, esteja atento à saúde e às necessidades do seu corpo.
Fique ligado: Será importante ter disciplina para investir seu tempo e dinheiro em algo efetivamente produtivo. Cuidado para não gastar demais para compensar frustrações no campo afetivo.
Virgem
Oportunidades: O ano é de bastante sensibilidade. Aproveite a intuição aflorada para perceber melhor o ambiente à volta. Na vida afetiva, o ano promete bastante romantismo.
Desafios: Com o astral tão sensível, você precisa tomar cuidado com as distrações ou o excesso de expectativas. Também é necessário saber agir e se posicionar.
Fique ligado: Cuide da sua vida afetiva este ano e reforce sua conexão com a espiritualidade.
Libra
Oportunidades: O ano parece ser movimentado, cheio de compromissos e afazeres. Aproveite a vida social agitada para conhecer gente nova, sair, fazer novos amigos e contatos.
Desafios: É importante priorizar os assuntos de casa e família, pois eles são um ponto importante este ano. Dedique-se a mediar às relações íntimas.
Fique ligado: Com tantos compromissos, você terá realmente a oportunidade de conhecer muita gente importante e diferente. Fique antenado em possíveis paqueras.
Escorpião
Oportunidades: O ano pode trazer oportunidades de expansão na área das finanças, o que abre espaço para investir em conhecimento. Esteja atento também às chances de estabelecer novas parcerias e relacionamentos duradouros.
Desafios: Cuidado com o excesso de otimismo ao lidar com seu dinheiro. No âmbito afetivo, saiba dividir mais as suas coisas.
Fique ligado: Você tende a estar mais reservado e seletivo nas amizades. Esteja aberto a novos contatos, mas evite o excesso de exposição.
Sagitário
Oportunidades: O ano traz expansão em todas as áreas e promete o surgimento de muitas oportunidades. Esteja atento para aproveitar ao máximo. Tenha um pouco de disciplina para também crescer profissionalmente.
Desafios: É preciso saber onde fazer apostas e investir o seu tempo e dinheiro. Tenha cuidado com as ilusões.
Fique ligado: Em meio a tantas novidades e uma vida social agitada, vale aproveitar para seduzir e estabelecer relacionamentos saudáveis.
Capricórnio
Oportunidades: É hora de crescer com consistência. Com foco no longo prazo, você pode se reinventar e iniciar novos projetos para colher frutos no futuro. Seu poder pessoal e sua capacidade de persuasão estão em alta, o que pode ser bom para a sedução.
Desafios: Em meio a tantos planos e um ritmo que pode parecer mais lento do que você gostaria manter o bom humor é essencial. Procure também estar atento à sua saúde.
Fique ligado: A vida está em um momento de muitas transformações. Será excelente se você puder cuidar melhor da espiritualidade. Procure estudar temas do seu interesse.
Aquário
Oportunidades: O ano promete uma vida social bastante agitada, do jeito que você gosta. Aproveite para cultivar as alianças e as relações com pessoas queridas. O astral convida a compartilhar bons momentos ao longo do ano.
Desafios: É importante se preservar um pouco, mesmo que o momento seja de muita atividade social. Buscar um pouco de introspecção será vital para o seu bem-estar físico e emocional.
Fique ligado: Você abre uma fase de mudanças e transformação em relação à família e também à forma como cuida de seus bens materiais e os administra. Esteja aberto às novidades.
Peixes
Oportunidades: O ano traz crescimento e muitas oportunidades na carreira. Tenha foco e você poderá encontrar o reconhecimento que tanto espera. No campo afetivo, há oportunidade para aproveitar bons momentos íntimos.
Desafios: É importante estar atento e dar um passo de cada vez, pois o excesso de otimismo pode levar a ilusões de todos os tipos. Tenha persistência para estruturar projetos futuros e não perca tempo com amizades infrutíferas.
Fique ligado: Saiba ler nas entrelinhas ao lidar com as pessoas. O astral favorece os relacionamentos duradouros, mas será preciso ajustar as atividades do dia a dia.
E você já planejou o que deseja para 2019? Está disposto a abrir mão de hábitos que sejam prejudiciais para a realização de seus projetos?