Hambúrguer especial para Thanksgiving Day com parte da renda revertida para AHPAS

Hambúrguer especial para Thanksgiving Day com parte da renda revertida para AHPAS

Amanhã, 22 de novembro, é celebrado o Thanksgiving Day ou Dia de Ação de Graças. A data é muito comemorada nos Estados Unidos, mas no Brasil ainda não (a gente adora copiar os Estados Unidos e este feriado que talvez seja o mais importante no calendário deles é uma das coisas que poderíamos copiar também pelo significado importante da data).

A hamburgueria 212 Burger, localizada nos Jardins, em São Paulo e que é totalmente inspirada em Nova York, criou um hambúrguer especial para a Thanksgiving Day e metade da renda será doada para a AHPAS – Associação Helena Piccardi de Andrade Silva, entidade que oferece transporte especializado, gratuito, confortável e regular para crianças e adolescentes carentes com câncer (eu conheço a AHPAS faz alguns anos e acho o trabalho deles incrível, pois muitas vezes o transporte para pacientes em tratamento contra o câncer é uma das maiores dificuldades para muitos pacientes que moram longe dos locais que oferecem tratamento).

Para comemorar o Thanksgiving Day, o chef Hernandes criou um hambúrguer especial e metade da renda com a venda desse burger no final de semana de 24 e 25 de novembro será revertida à AHPAS.

“Esse feriado é até mais importante que o Natal para os americanos. Antigamente, era uma data de agradecimento à colheita realizada durante um ano inteiro de trabalho no campo. Com o passar do tempo e a maior urbanização, ele se transformou num dia de celebrar as coisas boas que aconteceram no ano e também um momento de reunir à família em volta da mesa”, explica Diego Hernandes

O novo burger, que leva o nome do dia, só estará disponível no cardápio nessa data. “Decidimos que ele será exclusivo para o Thanksgiving”, diz o chef, explicando que a iguaria reúne os ingredientes mais elogiados pelos clientes da casa, como a famosa farofa de bacon, o aclamado queijo cheddar curado por três meses, além dos já tradicionais burger da casa, feito com um blend de carnes frescas e moídas no dia; a mostarda dijon, que concede à iguaria  o sabor picante já característico da 212 Burger; e o toque fresco do tomate. Tudo isso acompanhado do delicioso pão de brioche.

O Dia de Ação de Graças tem como um de seus princípios a retribuição de todas as coisas boas conquistadas ao longo do ano por intermédio de ações sociais que visam contribuir com a comunidade, especialmente os mais necessitados. É justamente partindo dessa premissa que a 212 Burger irá reverter 50% das vendas do Thanksgiving Day em prol da AHPAS, entidade sem fins lucrativos que exerce um importante papel na vida de crianças e adolescentes carentes que lutam contra o câncer.

“A iniciativa da 212 Burger, além de ser uma generosa contribuição para a AHPAS, incentivará outras empresas a também promoverem ações sociais, aumentando, assim, a rede de solidariedade no país. O impacto social deste tipo de iniciativa é incrível”, diz Luciana Monteiro Portugal Gomes, presidente da AHPAS.

Nova Iorque: inspiração

Apesar de ter surgido no século XVIII em Hamburgo, na Alemanha, o hambúrguer ganhou o mundo graças aos norte-americanos, que foram aprimorando o burger e o transformando na forma que a maioria das pessoas conhece hoje. Amante da iguaria e de Nova Iorque, Diego Hernandes decidiu reunir as duas paixões na 212 Burger, criada em maio de 2016 dentro desse conceito: ambiente acolhedor e que remete os visitantes à cidade norte-americana, atendimento impecável, músicas que lembram as diversas bandas que se apresentam pelas esquinas nova-iorquinas e sanduíches que transportam também diretamente para os bairros ícones de Nova Iorque, mas desta vez pelo paladar, quem sabe apreciar um saboroso hambúrguer.

No cardápio, com cerca de 12 hambúrgueres, é possível encontrar o Soho, bairro marcante da cena cultural nova-iorquina; o Harlem, reduto da cultura afro-americana; assim como Manhattan, Brooklyn e Tribeca, entre outros pontos famosos que dão nome aos deliciosos pratos. Diego Hernandes observa que todos levam um generoso burger de 130 gramas formatado à mão e feito com um blend de três tipos de carnes (acém, costela e peito) selecionadas e de qualidade superior, da raça Black Angus. As verduras e demais ingredientes também são frescos e adquiridos diariamente, isto é, tudo é picado e moído no dia. No cardápio diversificado, não faltam batatas fritas, também em formatos e sabores que lembram Nova Iorque; saladas, sobremesas deliciosas e, claro, hot dog.

Transportando esperança

Existem muitas crianças que não conseguem chegar aos hospitais pelo fato de os pais não terem um meio de locomoção próprio em uma cidade como São Paulo, um importantíssimo polo de tratamento de câncer do Brasil. É indispensável o transporte terrestre com conforto para garantir o acesso ao tratamento e o consequente aumento das chances de cura, bem como para evitar que os pacientes desistam de se tratar por dificuldades de locomoção, o que é comum. Por isso, Luiz Maurício de Andrade da Silva e Tatiana Piccardi criaram, em 1999, a Associação Helena Piccardi de Andrade Silva – AHPAS (pronuncia-se “A Paz”!). A entidade diferencia-se por prestar um serviço único na imensa cidade de São Paulo e no país e, como prova da seriedade e comprometimento do trabalho, a apresentadora Eliana tornou-se, em 2007, madrinha da associação.

O importante trabalho desenvolvido pela associação em prol das crianças e adolescentes pode ser observado nos números da entidade. Em 2017, mais de 250 pessoas foram beneficiadas. Foram 2.300 procedimentos médicos realizados com o acesso ofertado, 9.228 trajetos realizados entre a casa dos pacientes e os hospitais, totalizando 162.243 km rodados. Em 18 anos de atuação, a AHPAS contabiliza mais de 300 famílias atendidas e mais de 1,5 milhão de Km rodados pela vida.