SSEX BBOX discute gênero e sexualidade no centro de São Paulo

SSEX BBOX discute gênero e sexualidade no centro de São Paulo

O projeto social [SSEX BBOX]  que busca oferecer perspectivas plurais sobre sexualidade e gênero, realiza a quarta edição de sua conferência anual de 20 (hoje) a 23 de setembro, no Red Bull Station, centro de São Paulo. O evento, que coloca em pauta questões relativas à população LGBTQIA+, tem apoio da Red Bull Amaphiko, rede de empreendedores sociais de que o fundador do SSEX BBOX, Pri Bertucci, faz parte.

Atrações nacionais e internacionais falarão sobre diversidade tendo em vista uma estratégia de enfrentamento ao preconceito, discriminação e violência causada pela homo/lesbo/bi/transfobia. Destaque para Tristan Taormino,  um dos maiores nomes na constituição da não-monogamia queer mundial, escritora premiada internacionalmente e educadora sexual e o educador trans negro norte-americano Fresh! White, ator, ativista e líder na Spirit Rock, centro de meditação da Califórnia.

Temas como cisgeneridade, branquitude, masculinidades e monogamia estarão na berlinda de debates e workshops. O evento discute também a diversidade nas empresas, com foco na criação e permanência de políticas internas de contratação e traz uma exposição em que ativistas de questões de gênero colocam o corpo no foco do debate e das lentes do fotógrafo Gui Gomes.

Cida Bento, eleita pela revista “The Economist” como uma das 50 pessoas mais influentes no mundo no campo da diversidade, estará na mesa Diálogos sobre a Branquitude. A programação musical fica por conta do show com Priscila Nogueira, mais conhecida como Mulher Pepita, que ganhou notoriedade por ser uma das primeiras funkeiras transexuais do Brasil.

A conferência, aberta ao público e gratuita, tem o objetivo de criar um espaço seguro de diálogo da população LGBTQIA+ entre si e com a sociedade. A base para esse diálogo é a integração das linguagens acadêmica, artística e popular, com um encontro buscando uma sociedade mais justa, onde todas, todos e todxs possam existir. Veja a seguir a programação completa do evento.

4ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL [SSEX BBOX]

De 20 a 23 de setembro

Local: Red Bull Station – Praça da Bandeira, 137 – Entrada gratuita

Confirme sua presença em https://www.facebook.com/events/443955426105220

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 20/9, quinta-feira

17h às 19h – Networking e happy hour de boas vindas (auditório e laje)
19h – Mesa de abertura (auditório)
Tema: Monogamia – caminho natural, instituição ou herança colonial?
Com Tristan Taormino (EUA), autora feminista e educadora sexual.
21h – Coquetel (laje)

Dia 21/9, sexta-feira
10h às 16h – Workshop* “Livres e iguais: 5 padrões de conduta para empresas no enfrentamento ao preconceito com pessoas LGBTQ”
*Atividade fechada para empresas convidadas
19h – Roda de conversa sobre Masculinidades (auditório) – com o educador trans negro Fresh White (EUA), o jornalista ativista em questões de transmasculinidade Nikita Dupuis-Vargas (Colômbia) e o consultor do [SSEX BBOX] e ativista trans, Lam Matos (São Paulo). Mediação de Daniel Teixeira.

Dia 22/9, sábado

11h às 23h – Feira Gastronômica (laje)
11h às 23h – Red Bull Amaphiko apresenta Feira LGBTQIA (corredor estúdio)
14h – Workshop “Amor Livre – Modelos para Não Monogamia) – com Tristan Taormino (auditório)
17h – Debate “Cisgeneridade – Transgeneridade: convergências identitárias” – com publicitária e designer Neon Cunha e a repórter Fabiana Moraes (auditório)
20h30 – Show com Mulher Pepita. Priscila Nogueira, mais conhecida como PEPITA, ganhou notoriedade por ser a primeira funkeira transexual do Brasil.

Dia 23/9, domingo
11h às 23h – Feira Gastronômica (laje)
11h às 23h – Red Bull Amaphiko apresenta Feira LGBTQIA (corredor estúdio)
13h – Roda de conversa “Trans no Esporte” – com Leonardo Peçanha, educador físico, homem trans negro especialista em Gênero e Sexualidade,  e Juliano Ferreira, fisiculturista (homem trans) vencedor na categoria masculina. (auditório)
15h – Roda de conversa “Diálogos sobre a Branquitude” – com a escritora brasileira Lia Schucman e Cida Bento, eleita pela revista The Economist, em 2015, uma das 50 profissionais mais influentes do mundo no campo da diversidade. Mediação de Júlia Rosemberg, coordenadora do [SSEX BBOX] (auditório)
17h – Workshop “Mindfulness” – com Fresh White (auditório)
19h – Palestra “Não-binários e two spirits” – com Niki (auditório)

Exposição Artigo Indefinido  (galeria transitória)

De 20 a 23 de setembro – das 17h às 23h

Exposição das fotos feitas para o Caderno Globo Corpo: Artigo Indefinido. Ensaio com 21 retratos de pessoas envolvidas na luta de gênero que colocam o corpo no foco do debate e das lentes do fotógrafo Gui Gomes. O ensaio traz temas como feminismo, equidade e crítica à desigualdade de gênero, corpos, interseccionalidade, educação, mercado de trabalho, violência e direitos civis. O objetivo é estimular o debate e mostrar como a questão de gênero é múltipla