Quando a bola vira arte!
Eu amo futebol e sou santista mega orgulhosa de torcer para o único time do mundo que já parou uma guerra e que é o descobridor do Rei do Futebol e do Príncipe Neymar, além de outros grandes craques como Robinho, então não poderia deixar de falar sobre a mostra ball.art que traz para a Vila Belmiro 90 bolas transformadas em objetos artísticos.
Quando bola e arte se unem, o resultado mistura paixão e inspiração, como uma boa partida de futebol. Ou uma obra de arte. Essa é a proposta da ball.art Quando a Bola Vira Arte, que terá um coquetel de lançamento nesta quinta-feira (14/6), às 19 horas, no Estádio Urbano Caldeira (Rua Princesa Isabel, s/nº, Vila Belmiro), com entrada pelo Portão 15. A mostra será aberta ao público de 15 de junho a 1º de julho, no Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube.
Profissionais da área de design, arquitetura e artes transformaram 90 bolas de futebol em objetos artísticos, homenageando jogadores, profissionais do futebol, dirigentes e demais nomes de peso. A cada um deles foi dada a missão de representar um homenageado no símbolo máximo do futebol.
Desafio que a arquiteta e urbanista Layla Ferreira encarou com prazer ao homenagear o jogador Robinho, Rei das Pedaladas revelado pelo Santos, com uma bola que recebeu o nome de Vida.
O misto de ícone e obra de arte segue o conceito de retratar uma joia de valor inestimável, tal como a dádiva de se estar vivo. “O preto e os materiais como o couro representam a elegância. Afinal, o Robinho está sempre bem, dentro e fora do campo”, explica a profissional.
As inúmeras conquistas da carreira do atleta são simbolizadas pelos detalhes em dourado na própria bola. Mas o destaque são as inscrições, também em dourado, da palavra VIDA. “Essa, sim, é a sua maior conquista”, conceitua ela.
O detalhe da palavra VIDA é também uma homenagem à família de Robinho, em especial à Vivian, esposa e parceira desde antes da fama.
Além de Robinho, craques como Pelé, David Braz, Edu e Paulo H. Ganso também serão homenageados com a arte em forma de bola de futebol.
ball.art
Essa é a segunda edição da ball.art, inspirada na Copa do Mundo 2018. A iniciativa é da Vila Cultural, com patrocínio regional do Clube Design, apoio regional do Santos Futebol Clube, em benefício do Fundo Social de Solidariedade de Santos.
Com curadoria de Alvaro Guilhermo e Meire Vibiano, a ball.art é uma ação social de criatividade cooperada. É a primeira vez que Santos está no circuito da mostra.