Bio Brazil Fair 2018 traz o universo orgânico para São Paulo de 6 a 9 de junho

Bio Brazil Fair 2018 traz o universo orgânico para São Paulo de 6 a 9 de junho

Falar de produtos orgânicos até pouco tempo atrás era visto por alguns como papo de “naturebas”, “hippies”, “idealistas”, no entanto, o mercado de produtos orgânicos no Brasil cresce diariamente devido aos imensos benefícios para o consumidor, a região em que vive, a sociedade no geral e o planeta. A busca por um estilo de vida mais sustentável – em todos os pilares da sustentabilidade que não está apenas ligada ao meio ambiente – é cada dia mais urgente e tem tudo a ver com as transformações que o mundo vem passando.

O consumo consciente – consumir menos, comprando diretamente de quem faz, com mais qualidade e menos desperdício e/ou produção de lixo – tem conquistado mais pessoas já que em períodos de crise é preciso repensar nossa atuação no mundo e a forma como consumimos.

A agricultura sempre esteve intimamente relacionada com a evolução da sociedade (basta analisar os períodos históricos desde a chamada pré-história, um dos grandes saltos da humanidade foi quando se fixaram em um local e isto tem a ver com a descoberta da agricultura, de poder plantar e colher o que comer) – todos precisamos nos alimentar e por mais industrializados que sejamos a comida cultivada in natura nunca deixará de fazer parte da nossa alimentação.

Dentro deste contexto acontece mais uma edição do maior evento de negócios da América Latina em produtos orgânicos e agroecologia: a Bio Brazil Fair 2018 que nesta edição, de 6 a 9 de junho, está de casa nova, no Anhembi. E traz produtos orgânicos de diversos segmentos como cosméticos e não apenas alimentos (mais detalhes abaixo no texto).

Azeite extravirgem Olivas Vikaz

Um dos expositores da feira é a Olivas Vikaz que produz azeite extravirgem de frutos frescos do Olival Esperança, situado na Serra da Mantiqueira a 1.300 metros de altitude e a localização geográfica proporciona condições ideais para fabricação de azeite extravirgem excelente. Eu amo azeite – praticamente só cozinho usando azeite extravirgem – e fiquei encantada com os produtos deles. Além do azeite também comercializam azeitonas e chá de oliveira. Vikaz é uma palavra que vem do sânscrito e exprime a filosofia de aperfeiçõamente constante (para uma virgiana com ascendente em Capricórnio isto é música!). Além da bela história de como o casal Ana e João começaram seu negócio e que tem tudo a ver com o estilo de vida que mais pessoas buscam. Para conhecer mais sobre a Olivas Vikaz acesse http://www.olivasvikaz.com.br/

Ana é quem conta a história: “Em 2007, nós, Ana e João, começamos a realizar nosso sonho de viver no campo. Deixamos São Paulo para construir uma vida mais saudável, sustentável e feliz. Buscamos viver em consonância com o que acreditamos. A Olivas Vikaz nasce da vontade de podermos trabalhar nossa realização em contribuir para a criação de um futuro amoroso e honesto. Encaramos o desafio de integrar mente, corpo e espírito porque entendemos que o nosso estado de espírito influencia diretamente no resultado do nosso trabalho. Praticamos agricultura familiar e acreditamos no comércio justo. Valorizamos os saberes agrícolas das culturas locais e contemporâneas que respeitam produtores, consumidores e natureza enquanto aprimoramos constantemente nossas técnicas, aromas e sabores.”

Sobre a Bio Brazil Fair 2018

Se pensar em bioalimentos, vem à mente carnes, leites, sucos, frutas, verduras, pães, massas, enfim, uma profusão de produtos inclusive funcionais, que ajudam o metabolismo a promover saúde e bem-estar. Se o tema for cosméticos, a produção de orgânicos não deixa por menos: aromas, essências, sabonetes, xampus, tônicos e por aí vai. Moda? Há biojoias, tecidos, acessórios. A feira contempla, ainda, o setor produtivo, com insumos e fertilizantes, embalagens, equipamentos e máquinas.

Falar em busca por uma vida mais saudável e equilibrada é falar no mercado de produtos orgânicos, que já ultrapassa R$ 3 bilhões anuais e não para de trazer novidades. Exemplo é o setor de produtos para pets, que merecerá espaço na feira.

O evento contempla, ainda, a Arena do Conhecimento e a Arena Inspiração, com palestras e conteúdo de importância para os profissionais do setor, além do Congresso de Fitoterapia.

Eventos integrados como o Fórum Internacional de Produção Orgânica e Sustentável, Encontro com Agricultores Orgânicos para o Fornecimento na Alimentação Escolar, Painel de Cosméticos Orgânicos e Naturais, Seminário SVB – Vegetarianismo em Foco, Festival de Cozinha Vegetariana e uma série de outros painéis, encontros e palestras somam mais de 100 horas de programação, a maior parte gratuita.

Sua última edição teve 167 expositores (42% a mais que em 2016), que apresentaram cerca de 1.200 lançamentos e novidades em alimentos in natura e processados, moda, cosméticos e serviços voltados à produção.

Com ênfase na realização de negócios entre expositores e compradores, a feira cumpre também, desde a primeira edição, a missão de colaborar na disseminação dos benefícios de produtos dos orgânicos para o consumidor final. Por isso, todos os dias a feira abre suas portas para o público em geral, com entrada gratuita, que pode realizar compras em pequenas quantidades nos estandes dos produtores e fabricantes.

Evento simultâneo
Simultaneamente à BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA acontece a Naturaltech 2018 – 14ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, único evento brasileiro de negócios voltado ao segmento de produtos naturais e promoção da saúde.