Projeto Ponto Firme no SPFW: desfile com coleção criada por detentos

Projeto Ponto Firme no SPFW: desfile com coleção criada por detentos

Neste sábado, 21de abril, primeiro dia do SPFW N45 acontece um desfile muito bacana e ao mesmo tempo diferente daquilo que costumamos ver no principal evento de moda do Brasil. É a apresentação do Projeto Ponto Firme, criado pelo designer e artesão Gustavo Silvestre que há mais de dois anos oferece aula de crochê para detentos na penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos (SP). Este trabalho de capacitação resultou em uma coleção criada e desenvolvida pelos detentos que será desfilada no SPFW N45 e trará peças inéditas para a passarela.

Quem acompanha o Suzanices já sabe que vejo a moda como um importante instrumento de transformação social e são ações como o Projeto Ponto Firme que evidenciam ainda mais esta importante contribuição da moda para a sociedade na qual está inserida.

Levando formação técnica artesã, além de arte, cultura e educação para os sentenciados da penitenciária masculina, o tempo dedicado às aulas contribui para a ressocialização, além de ajudar no desenvolvimento da concentração por meio de uma terapia manual. Os detentos participantes ganham certificação e também remissão de pena. Nesse período, mais de 100 alunos já se formaram com o Ponto Firme.

“Quando começamos o projeto o foco do trabalho era ensinar a técnica do crochê e oferecer uma alternativa para eles se profissionalizarem. Com o passar do tempo, percebi que era possível desenvolver uma coleção de roupas e começamos a trabalhar com força e aumentar o tempo de oficina. O desfile no SPFW nos permitirá mostrar outros caminhos possíveis de reintegrá-los na sociedade, valorizando o trabalho de forma criativa”, afirma Gustavo Silvestre.

A coleção que será apresentada no SPFW é resultado do trabalho de nove meses desenvolvido por uma turma de 20 alunos, coordenados por Gustavo Silvestre, inspirados no dia a dia dos detentos na penitenciária e no sonho de liberdade. (Liberdade, liberdade, o maior sonho de todos nós! Como é trabalhar este conceito com detentos? Eu amei esta proposta)

“O SPFW tem como premissa transformação, educação e formação. Ter esse projeto dentro do evento reafirma nosso compromisso com a sociedade de mostrar que a moda, o design, o fazer criativo podem realmente mudar a vida das pessoas”, ressalta Paulo Borges, diretor criativo do SPFW.  

Após o desfile no SPFW, as peças da coleção serão expostas no Museu da Resistência de São Paulo, instituição conectada à Pinacoteca do Estado de São Paulo. O projeto Ponto Firme conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos e Secretaria de Administração Penitenciária, In-Mod, SPFW, Linhas Círculo, Melissa e Novelaria. 

Gentche eu simplesmente amei conhecer um pouco mais sobre o projeto e estou achando incrível um desfile com peças artesanais (crochê, né mores!) desenolvidas por detentos e com inspiração na Liberdade!

Desejo sucesso e continuidade ao projeto que, sem dúvida, está fazendo diferença na vida dos detentos que participam da ação.

Siga SPFW nas redes sociais para mais informações e novidades:

facebook.com/SPFW

instagram.com/SPFW

twitter.com/SPFW

https://www.youtube.com/user/ffwtv

 

Assista aos desfiles da temporada ao vivo em: ffw.com.br/SPFW

Compartilhe: #SPFWn45 #SPFW