Sibon Praya: uma viagem de surf especial pela Indonésia
De todos os esportes aquele que acho o mais maravilhoso de todos é o surf, esteticamente é lindo e acredito que o surf consegue algo mágico e espiritualmente incrível: a conexão com o divino, acredite ou não em algo espiritual, para os mais céticos pode ser apenas a enorme conexão com a Natureza (pra mim a Grande Mãe Natureza), ou com o Deus, a Deusa, a grande Energia, enfim a forma que cada um dá para aquilo que acredita.
Tenho um amor e o respeito absoluto pelo Mar, para mim o maior exemplo do que é a vida, com seu eterna transformação, o amor e a vida nunca são os mesmos, não existe água parada, as mudanças são constantes e inevitáveis, as vezes chegam com força absoluta, outras vezes mais calmas, mas a cada instante é um novo mar e uma nova vida.
Então adorei saber que a marca de cerveja Praya (de todas as bebidas, cerveja é a minha predileta) lançou um barco de surf pelas Ilhas Mentawai, na Indonésia.
O projeto foi Idealizado pelo fotografo e videomaker Gustavo Camarão. Ao lado dos amigos Lucas de Nardi, Diego Ruschel e Fernando Sanguine, o barco foi batizado de Sibon Praya é especializado em viagens do surfe pelos principais pontos de ondas das ilhas Mentawai, na Indonésia. Região considerada pelos profissionais e amadores como a melhor do mundo para a prática do esporte.
Com o apoio da Cerveja Praya, o Sibon Praya levará os hóspedes aos principais spots das ilhas, entre elas a Burger World Area e a Lances Right. A embarcação tem capacidade para 12 hóspedes a bordo, em cabines duplas climatizadas, dois banheiros, ampla sala com ar-condicionado com videogame, DVD, além de oferecer equipamento de snorkel, stand up paddle, pesca e lanchas auxiliares.
O pacote com 11 dias, transfer de ida e volta do aeroporto de Pandang ao Porto, alimentação a bordo que inclui café da manhã, almoço, jantar e lanches preparados pelo chef da embarcação e claro, incluindo cerveja Praya, sai no total por US$2.750 por pessoa, sem passagem aérea inclusa. Toda a reserva pode ser realizada através do site
A Praya, cerveja artesanal, foi fundada em 2016 pelo ex-surfista carioca Marcos Sifu ao lado dos amigos Tunico Almeida, Paulo de Castro e Duda Gaspar.
Eu amei a proposta do barco e já estou imaginando que incrível deve ser a viagem.
Em tempo, um dos meus sonhos é aprender a surfar, mas a única vez que tentei com minha sobrinha que pega onda fui reprovada por ela em menos de meia hora, perdeu a paciência e falou que sou muito descoordenada para surfar. Mas quem sabe ainda aprenda, afinal sempre é tempo de aprender aquilo que gostamos.
E ao falar sobre surf bateu uma saudade dos anos que tive o prazer de trabalhar na divulgação da Surf & Beach Show, evento que aconteceu até 2006 e que pra mim, até hoje, foi o melhor evento para trabalhar ever. A vibe era a mais incrível do mundo e nem sentia o cansaço de vários dias de feira. Na época já tinha vontade de aprender a surfar, mas acreditava piamente que sou muito descoordenada para o esporte. Agora a nova versão da Suzana acredita que pode ser difícil, mas que não custa tentar aprender e pelo menos brincar de pegar onda e sentir a tal conexão espiritual que acredito que o surf proporciona. E eu moro, em Santos, berço do surf no Brasil, e exatamente em frente a escola pública do surf.