Campanha de doação de cabelo na Semana da Mulher

Campanha de doação de cabelo na Semana da Mulher

O cabelo influi muito na autoestima das pessoas, principalmente de mulheres, e muitas vezes a queda do cabelo está associada a doenças graves como o câncer e ficar sem cabelo é o de menos em um tratamento oncológico, mas mesmo assim, afeta a imagem que a própria pessoa tem de si mesma. Então ações que incentivem a doação de cabelo para confecção de perucas que podem elevar a autoestima destas pessoas é sempre muito bacana. Ações assim merecem ser divulgadas e contar com bastante adesão.

Nos dias 05 e 06 de março será realizada a campanha “Unimes Solidária até o último fio” no Campus Rosinha Viegas, das 11 às 14 horras no período matutino e das 18h30 às 21 horas no noturno.  A ação está sendo promovida por Estudantes da Liga Acadêmica de Mastologia do curso de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), em parceria com o PróMedula e a IFMSA Brazil-Unimes,

Na ocasião, serão disponibilizados cabeleireiros para realizar o corte. Interessadas devem fazer a doação de, no mínimo, 20 cm de cabelo, podendo ser levado numa sacola plástica, com a madeixa amarrada com um elástico. Os cortes serão doados para o Instituto NeoMama e Cabelegria, uma ONG criada em 2013 para confeccionar, gratuitamente, perucas de cabelo direcionadas à crianças em tratamento ao câncer.
Podem participar da campanha mulheres e crianças de qualquer idade, exceto aquelas que passam por quimioterapia de qualquer tipo. “Aconselhamos a presença da mãe junto ao momento do corte das crianças que queiram doar, para evitar arrependimentos”, explica Adriana Rodrigues, uma das coordenadoras do PróMedula. Nos dias do evento, também serão aceitas doações de lenços e gorros para o inverno.
Presidente da Liga organizadora, o aluno do 5º semestre, Alexandre Catena Volpe, de 22 anos, explica a ação. “Inauguramos uma liga recente, a Mastologia é uma das áreas de estudo que dialogam com a Ginecologia e Obstetrícia, principalmente na parte das doenças relacionadas a mama. Tivemos a ideia de fazer essa ação para conscientizar sobre o câncer em mulheres, com o propósito de trabalhar a saúde, sobretudo a autoestima”.