Brasil e Índia: oportunidade de negócios no Encontro de Negócios do Artesanato 2017

Brasil e Índia: oportunidade de negócios no Encontro de Negócios do Artesanato 2017

Qual imagem vem a cabeça quando você pensa em Índia? Zen, espiritualidade, roupas com estilo próprio, bijuterias, joias, objetos de decoração?

Eu gosto bastante do lifestyle indiano, roupas belas e confortáveis, as cangas mais lindas de todas, tecidos de decoração, almofadas que te remetem para um imaginário lindo e zen, um cantinho de paz e aconchego. Não adianta tenho uma pegada hippie – paz e amor – muito forte (principalmente na personalidade mais que no estilo) e paz e amor tem a ver com espiritualidade que tem a ver com Índia.

Na semana que vem, nos dias 23 e 24 de março, acontece o “Encontro de Negócios do Artesanato 2017” com 30 fornecedores indianos de segmentos como moda, bijoux, decoração, incensos para rodadas de negócios com lojistas e importadores que desejam fazer negócios com a Índia. É uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre os produtos de lá e a forma de fazer negócios.

Confira mais infos sobre o Encontro de Negócios do Artesanato 2017

O Conselho de Promoção de Exportações de Artesanato (EPCH) promove nos dias 23 e 24 de março, no Espaço Hakka, em São Paulo, o Encontro de Negócios do Artesanato 2017 que reúne 30 empresas indianas interessadas em fazer negócios com importadores brasileiros que buscam produtos com qualidade e o lifestyle indiano. O evento conta com empresas dos seguintes segmentos: moda, bijuterias, decoração e design, utensílios e artigos para o lar.

O EPCH  é uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de promover, apoiar, proteger, manter e aumentar as exportações de artesanato. Trata-se do apoio governamental para enaltecer a imagem da Índia no exterior como um fornecedor confiável de alta qualidade de produtos e serviços de artesanato, mantendo em vista os padrões internacionais e especificações. O EPCH foi montado pelo Ministério Têxtil do Governo Indiano.

O Conselho criou uma infraestrutura necessária, bem como, instalação de comercialização e informações, que serão aproveitadas pelos membros exportadores e importadores.

A participação é gratuita e organizada em pré-agendamentos com reuniões de 30 minutos. O convite é restrito aos distribuidores varejistas e atacadistas e grandes empresas comerciais (tradings). Para participar o comprador deve se registrar previamente através do site oficial do evento: http://www.hotmarketing.com.br/indiahandicrafts2017/

Setores de interesse: Bijuterias, acessórios fashion, vestuários, produtos têxteis, móveis e decoração, arquitetura, design, hotéis, redes de spa, lojas de departamento e supermercados, incensos, brinquedos para dormitórios infantis e utensílios para a casa.

Os produtos são desenvolvidos com mix de materiais como algodão, juta, jacquard, pashmina, metal, bronze, madeira, tecidos, osso, chifre, alabastro, couro, vidro, pedras, ferro, prata, EPNS, espelho, cerâmica, mármore, cobre maciço, alumínioe outros.

Principais produtos que serão expostos no Brasil:

Bijuterias, produtos têxteis, vestuário feminino, acessórios para o lar, revestimento do piso, tapetes e carpetes, acessórios para cortinas, ornamentação e decoração, incensos, antiguidades, tecidos artesanais e seus acessórios para móveis e utensílios do lar, brinquedos para dormitórios infantis, roupas de cama, cintos, bolsas, esculturas, lenços, xales, relógios.

Setor de artesanato da Índia:

O EPCH (Conselho de Promoção de Exportações de Artesanato) projeta um aumento de 8,25% nas exportações de artesanatos de 2016 para 2017, atingindo um faturamento de US$ 3.6 bilhões.

Os EUA e os Emirados Árabes são os países mais importadores de artigos de metais da Índia representado praticamente 50% das importações totais desse segmento, seguidos por Alemanha (9.9%) eReino Unido (7.83%).

No segmento de artigos têxteis pintados a mão e echarpes, também os EUA são os grandes compradores (13%), mas são muitos países juntos que formam a maior concentração de importações deste segmento (69%).

Os EUA são os maiores importadores também de bordados e crochês (36%), seguidos do Reino Unido (8,7%) e França (6%).

Os EUA e os EAU são os maiores importadores de bijuterias da Índia representando praticamente 30% das importações deste segmento.

A produção de pequena escala e o setor da produção em casa (cottage industry) ajuda a resolver problemas sociais e econômicos dos artesãos, proporcionando emprego a mais de 7 milhões de artesãos (incluindo os do comércio de tapetes trançados), que incluem um grande número de mulheres e pessoas pertencentes às partes mais pobres da sociedade.

A Índia é um dos mais importantes fornecedores de artesanato para o mercado mundial.

Serviço:

Encontro de Negócios do Artesanato 2017

Data: 23 e 24 de março

Horário: das 10 às 18 horas

Local: Espaço Hakka

Rua São Joaquim, 460 – Liberdade

Inscrições antecipadas pelo site

http://www.hotmarketing.com.br/indiahandicrafts2017/

Fica a dica! Quem sabe é a oportunidade que faltava para você fazer negócios com a Índia?