Patchwork Design 2017 acontece no Centro de Convenções Frei Caneca

Patchwork Design 2017 acontece no Centro de Convenções Frei Caneca

Eu amo patchwork – trabalhos artesanais com retalhos – não só em colchas, mas em obras de arte e outras peças de decoração e moda. E nos dias 16 a 18 de março acontece mais uma edição da feira, que é aberta  ao público e apresenta 70 trabalhos de 56 artistas de vários lugares do mundo e oficinas gratuitas. A Patchwork Design 2017 será realizada no Centro de Convenções Frei Caneca, perto da Avenida Paulista e do metrô Consolação.

Com novas linguagens, o patchwork – “trabalhos com retalhos”, em português – mostra toda a moderna criatividade dos artistas plásticos – nacionais e estrangeiros – que hoje se dedicam à técnica.

Composta por 70 trabalhos de 56 artistas – 46 estrangeiros e 10  brasileiros – a “Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil” oferece aos visitantes a oportunidade de conferir peças do patchwork moderno e destaca, entre os estrangeiros, o trabalho da americana Barbara O’Steen, que estará no evento recebendo o público e falando sobre suas duas obras que participam da mostra e narram a preocupação da artista com a preservação do meio ambiente, como Trees” – painel em 3D que reproduz em tecido o tronco de uma árvoreOs designers brasileiros participarão da exposição reunindo uma série única, com todos os trabalhos do mesmo tamanho.

São trabalhos contemporâneos, quase todos abstratos e apresentados em galerias de arte e museus de vários países. As pessoas nem acreditam que o que estão vendo é tecido. A técnica dá liberdade ao artista de brincar à vontade, misturando cores e texturas”, conta Zeca Medeiros, curador da Exposição Internacional. O patchwork só chegou ao Brasil na década de 60, quando foi descoberto por estilistas e decoradores. Nos anos 90 a técnica ganhou força e hoje é cada vez mais reconhecido como obra de arte.

A Patchwork Design 2017” apresenta também uma feira de produtos e serviços que oferece desde a matéria-prima até produtos acabados, em 70 estandes de expositores que comercializam maquinários, livros, revistas, tecidos e produtos de decoração, cama, mesa, banho e vestuário, todos usando a técnica do patchwork tradicional. Complementando o evento, serão realizadas  oficinas gratuitas para quem quer se arriscar a fazer um pequeno trabalho usando a técnica tradicional.  Serão mil vagas e as inscrições podem ser feitas no local.

Sobre o espaço de realização do evento, Zeca Medeiros declara:

“”A ‘Patchwork Design escolheu o Centro de Convenções Frei Caneca por ser um espaço de importantes eventos culturais e ter uma excelente localização, reunindo praticidade, conforto, segurança , com uma estrutura moderna e ideal para abrigar o evento, que estará levando para seu público uma Exposição Internacional, oficinas gratuitas e uma feira de serviços com mais de  70 estandes de expositores da indústria têxtil. O evento conta com um público cativo, entre eles pessoas que trabalham com a técnica, simpatizantes e colecionadores de arte”.

Ficamos muito orgulhosos em receber a ‘Patchwork Designem nosso espaço desde a sua primeira edição paulistana, em 2011, e acompanhar o sucesso crescente de um evento que transforma tradição em modernidade e artesanato em obra de arte, encantando e atraindo expositores e visitantes de todo o país e do exterior”, declara Winston Chagas, diretor do Centro de Convenções Frei Caneca.

SERVIÇO:

Patchwork Design 2017”
e “Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil”
Data: 16 a 18 de março
Horário: 13 às 19h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Rua Frei Caneca, 569 – 5º andar, Consolação – São Paulo – SP
Entrada: R$ 24,00 inteira e R$ 12,00 meia

www.convencoesfreicaneca.com.br

http://www.bializ.com/patchworkdesign/

Gostou? Eu vou tentar me programar e ir visitar a feira e que sabe me aventurar em uma oficina.