Evento gratuito discute o universo dos prematuros no sábado

Evento gratuito discute o universo dos prematuros no sábado

No sábado, 18 de novembro, a praia de Santos sedia evento gratuito para falar sobre o universo dos prematuros (amanhã, sexta-feira, 17 de novembro, é o Dia Mundial da Prematuridade). A barraca de praia da Associação Paulista de Medicina – Santos, localizada no canal 3, realiza o evento no sábado com vários talks sobre prematuridade, com programação das 9 às 13 horas.

Eu sou prematura, nasci de 8 meses, e naquela época, 1970, não se falava muito sobre prematuridade. Nasci comprida, com 51 cm e muito magra, praticamente pele e osso, já que pesava menos que 2 kg e precisei ficar na incubadora um tempo. Os médicos falaram para meus pais que eu provavelmente não viveria mais que um ano. Pois bem, sou sobrevivente e estou aqui aos 47 anos. Mas talvez tivesse sido mais fácil se na época se falasse sobre prematuridade e as mães recebessem orientações precisas para cuidar dos prematuros. Eu dei muito trabalho para meus pais principalmente na questão de alimentação (até hoje como pouco e eles pegam no meu pé pra saber se estou me alimentando bem ou não, e na saúde, pois tive todas as doenças consideradas infantis).

A programação no sábado, 18 de novembro, começa às 9 horas com exercícios físicos para gestantes, conduzidos pelo professor Jimmy Melo. Às 9h40, o Grupo de Enfermagem do Hospital Municipal Irmã Dulce comanda uma roda de conversa sobre Aleitamento Materno.

Às 10h20, a chef especializada em alimentação saudável Nathália Donato, mais conhecida como a Chefe de Papinha, e a nutricionista parceira, Nathália Guedes, falarão sobre Introdução Alimentar Saudável.

Após o bate-papo com a dupla de Nathálias, às 11 horas será detalhada a Estimulação Precoce RN Pré-Termo, com a médica Lúcia Lago e a enfermeira Vanessa Eburneo Rodrigues. Às 11h40, o assunto em destaque será a Importância da Vacinação na Gestante e no Bebê, com os médicos Heloiza Ventura e Adriano Paião. O professor Jimmy Melo faz mais uma rodada de exercícios para gestantes, às 12h20, e às 13 horas o evento termina.

Achei a iniciativa incrível e farei o possível para dar pelo menos uma passadinha por lá! Se você está grávida anote na agenda e vá aprender um pouquinho mais.