Dia Mundial do Meio Ambiente: hora de repensar como cuidamos do planeta e de nós mesmos

Dia Mundial do Meio Ambiente: hora de repensar como cuidamos do planeta e de nós mesmos

Hoje, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada na Conferência de Estocolmo realizada em 1972 e tem o objetivo de chamar a atenção para os problemas ambientais e a importância de cuidar dos recursos naturais, que não são inesgotáveis como se pensava antigamente.

Já se passaram 45 anos desde que a Conferência de Estocolmo chamou a atenção para a questão ambiental. E como estamos hoje em dia?

Muita coisa melhorou no quesito debate do tema e algumas ações pontuais são realizadas em prol do meio ambiental e em nosso próprio benefício, afinal se o planeta Terra acabar a nossa civilização também acaba. Não dá pra jogar a Terra fora e comprar outra Terra.

No entanto as questões ambientais aumentaram substancialmente de tamanho, mas será que fizemos pelo menos o necessário até aqui para diminuir nossos impactos? Infelizmente neste quesito sou pessimista. Acredito que não fizemos quase nada (e me incluo nisto também, minha atuação no mundo e na vida poderia ser muito mais sustentável do que é).

Quantas mais tragédias ambientais precisarão ocorrer para a ficha cair definitivamente e todos nós passarmos a cuidar melhor da nossa casa, o planeta?

Cada um de nós é responsável pela situação atual e também somos agentes transformadores. A mudança está na nossa mão. Bora lá fazer acontecer antes que seja tarde demais. As vezes pequenas ações cotidianas fazem toda a diferença.

Vale repensar sua forma de consumir, evitar desperdiço inclusive de comida, buscar consumir diretamente de quem produz e que seja da sua região, utilizar todos os produtos até o final da vida útil dele, reaproveitar peças, materiais que seriam descartados no lixo, incentivar ações que ajudem a amenizar impactos ambientais e assim por diante.

Mais do que falar em sustentabilidade precisamos agir para tornar o mundo mais sustentável.

Hoje tire um tempinho para se conectar com a grande mãe Terra, ouvir seus pedidos, demonstrar seu amor a ela.