Primeira Semana da Cultura Caiçara em São Vicente

Primeira Semana da Cultura Caiçara em São Vicente

São Vicente, a primeira cidade brasileira, a célula mater do Brasil, realiza de 14 a 20 de maio a 1ª Semana da Cultura Caiçara.

Em sua primeira edição, a Semana Caiçara homenageia o músico, compositor e escritor vicentino José Miguel Wisnik e as famílias caiçaras representadas por Antonio Lancha e Dona Nenê (Maria Aparecida Nobre), presidente da Colônia de Pescadores Z-4 e bisneta de Firmino Gonçalves do Santos – mais antigo pescador registrado de São Vicente (1912).

José Miguel Soares Wisnik nasceu em 27 de outubro de 1948. Estudou piano clássico e estreou aos 17 anos como solista na Orquestra Municipal de São Paulo. Ingressou no curso de Letras na USP, onde, depois, concluiu o doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada.  Como músico e compositor tem quatro discos gravados e parcerias que vão desde Caetano Veloso e Arthur Nestrowsk, à Elza Soares e Tom Zé. Compôs para cinema (Terra Estrangeira – Walter Salles), teatro (Teatro Oficina) e dança (Grupo Corpo). Escreveu diversos ensaios sobre música e literatura, cuja obra máxima é Veneno Remédio. Ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura em 1978. Apresenta-se no Brasil e no exterior regularmente, onde sempre fala de sua cidade natal: São Vicente.

A abertura oficial da Semana Caiçara será no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, com apresentação de José Miguel Wisnik, e a presença da família Lancha, artistas e autoridades da região.

As comemorações contam com lançamento de livros, exposição fotográfica, shows, batalhas de rap caiçara, oficinas e remada na Baía de São Vicente. As atividades acontecerão no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Baía de São Vicente, Praia de Paranapuã e Área Continental.

Essa é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a cultura ancestral, parte importante do imaginário coletivo. Formada pela união do indígena, do europeu e do africano, a cultura caiçara ajudou a formar a identidade cultural nacional através de suas festas, crenças, saberes e fazeres.

Segundo Márcio Barreto, curador da 1ª Semana da Cultura Caiçara de São Vicente, “olhar para quem somos e nos valorizarmos, é um modo de compreender nossa identidade coletiva, enquanto povo, história e desdobramentos. Outras cidades da região vem comemorando a data, como Santos, Guarujá e Praia Grande e temos também a Semana da Cultura Caiçara no Calendário Turístico do estado de São Paulo.” Para Paulo Eduardo Costa, Secretário adjunto de Cultura, “a Semana da Cultura Caiçara Calunga terá extensa programação e é importante para a valorização das famílias caiçaras de pescadores, elo de ligação cultural para a região metropolitana da Baixada Santista.”

Gigi Fernandes, que faz parte da comissão organizadora e é produtora junto com Rogerio Baraquet, completa: “Todas as comemorações são amparadas por lei, o que nos permite ter ferramentas para lutar por nossa efetiva valorização.”

A 1ª Semana da Cultura Caiçara de São Vicente é uma realização do Coletivo Caiçara, Imaginário Coletivo de Arte, Prefeitura de São Vicente, Subprefeitura Área Continental, Secretaria de Cultura, Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios, Associação Canoa Caiçara. Curadoria Márcio Barreto. Produção e Organização Márcio Barreto, Gigi Fernandes, Rogerio Baraquet.

 

CRONOGRAMA

 

(sujeito a alteração)

 

 

 

14/05 (domingo) – Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente

 

17h00 ­– Abertura Oficial

Apresentação da Semana da Cultura Caiçara, homenagem a José Miguel Wisnik e às famílias de pescadores tradicionais de São Vicente.

 

17:30 – Abertura da exposição fotográfica “Café com Peixe” de Christina Amorim

A exposição aborda a cultura caiçara tradicional e faz homenagem a Tonico Lancha e a Dona Nenê, presidente da Colônia de Pescadores de São Vicente.

 

18h00 – Lançamento do livro “Mar Selvagem” – Vicente de Carvalho Revisitado

Mar Selvagem é uma antologia em homenagem ao poeta Vicente de Carvalho. Reconhecido por nomes como Euclides da Cunha, Fernando Pessoa e José Lino Grunewald, seus sonetos permanecem entre os mais perfeitos da lírica em língua portuguesa. O livro reúne escritores, editores, músicos, compositores, bailarinos, atores e artistas visuais inspirados na obra do Poeta do Mar.

 

19h00 – Sarau Caiçara

Artistas de diversas linguagens se encontram para celebrar e debater a cultura caiçara através da música, teatro, dança e literatura. Com a participação especial dos escritores da Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios, os músicos Rogério Baraquet, Danilo Nunes, Anderosn Vilaverde, Gigi Fernandes, Célia Faustino e convidados. Apresentação Márcio Barreto.

 

14 a 20/05 – Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente

 

Exposição fotográfica “Café com Peixe” de Christina Amorim, que fala sobre a cultura caiçara e faz homenagem a Tonico Lancha e a Dona Nenê, presidente da Colônia de Pescadores de São Vicente. Das 10 às 17h.

 

17/05 (quarta-feira) – Escolas da Rede Pública – Área Continental

 

E.E. Esmeraldo Tarquinio

09h00 – Ciranda Caiçara

Apresentações musicais com Rogério Baraquet, contação de histórias caiçaras com Gigi Fernandes e oficinas de música cultura caiçara nas escolas municipais da Área Continental.

10h00 – Ciranda Caiçara

Apresentações musicais com Rogério Baraquet, contação de histórias caiçaras com Gigi Fernandes e oficinas de música cultura caiçara nas escolas municipais da Área Continental.

 

EMEF Francisco Martins

14h00 – Ciranda Caiçara

Apresentações musicais com Rogério Baraquet, contação de histórias caiçaras com Gigi Fernandes e oficinas de música cultura caiçara nas escolas municipais da Área Continental.

 

19/05 (sexta-feira) – Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente

 

14h00 – Feira de Artesanato

Feira com artesanato típico da região.

19h00 – CineCaiçarama

Mostra de curta metragens com produção caiçara e debate e exibição do documentário “Mar Selvagem” que aborda a cultura contemporânea caiçara.

 

20/05 (sábado) – Encerramento

 

Área Continental – Praça Principal – Samaritá


10 às 14h00 – Subprefeitura em Ação / Ocupação Caiçara

Ação social e artística de ocupação do espaço urbano com prestação de serviços (assistência jurídica, educação ambiental, orientação odontológica, atendimento veterinário, cortes de cabelo, arrecadação de alimentos, etc.) e apresentações artísticas.

 

Baia de São Vicente | Praça Tom Jobim

 

10h00 – Visita à Aldeia Guarani Mbya – Praia de Paranapuã

Apresentação da cultura guarani, apresentação de artesanato, culinária, música e dança.

 

17h00 – Remada Caiçara

Remada com participação aberta para canoas, pranchas, caiaques, etc. Saída da Ilha Porchat e chegada na praia da Biquinha.

 

16h00 – Batalha da Conselheiro

Tradicional batalha do Rap Caiçara que acontece semanalmente na Baixada Santista.  Com apresentação especial de Jotaerre e Ofstreet.

 

18h00 – Pindorama

Show de encerramento com Percutindo Mundos, Danilo Nunes, Anderson Vila Verde, Célia Demézio e convidados.