Campanha Igualdade Racial: uma causa de todos, no São Paulo Fashion Week

Campanha Igualdade Racial: uma causa de todos, no São Paulo Fashion Week

Quem acompanha o Suzanices já sabe que sou feminista e defensora de causas contra os mais diversos tipos de preconceito. Hoje o post é sobre uma campanha bacana que está sendo lançada no São Paulo Fashion Week pelo Instituto Identidades do Brasil ID_BR e fala sobre igualdade racial.

O Instituto Identidades do Brasil, ID_BR, lança nova campanha, intitulada Igualdade Racial: uma causa de todos, durante o São Paulo Fashion Week, que acontecerá entre os dias 13 e 17 de março, na Bienal, em São Paulo. Serão exibidos vídeos de 30 segundos na abertura dos desfiles, contabilizando mais de 30 inserções durante todo o evento. A finalidade é levar ao conhecimento da sociedade os dados sobre a discriminação racial, principalmente no acesso dos negros ao mercado de trabalho, na ocupação e permanência nos cargos de chefia e com isto, despertar um novo posicionamento e ações de inclusão junto às empresas.

Foram reunidas diversas vozes da sociedade brasileira que revelam a triste realidade do acesso do negro ao mercado de trabalho, revelando que mesmo sendo maioria da população (54%), os cargos executivos são ocupados apenas por 5% deste contingente, e quando é comparado ao universo feminino, este percentual caí para menos de 1%. Se empresas não se posicionarem e adotarem medidas em prol da igualdade de oportunidades será preciso um esforço contínuo, por pelo menos 150 anos para que o número de executivos brancos e negros seja equilibrado, segundo dados divulgados pelo Instituto Ethos. Vozes como Elza Soares, Mc Soffia, Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Luiza Helena Trajano, Natali Nery, Ana Black, Sergio Loroza, Elisa Lucinda, Elis MC, Erico Brás, Juliano Lohan, Gabriela Moreyra, Kenya Dias, Mãe Beata de Iemanjá, Flavia Oliveira estão neste vídeo, que intercala os dados estatísticos, e o posicionamento do ID_BR, para modificar esta realidade. Ainda neste mês, o ID_BR também lançará estas fotos em mobiliários urbanos no Rio de Janeiro e São Paulo, em parceria com a Ótima.

O ID_BR é uma organização sem-fins lucrativos, criada em 2016, e que vem realizando diversas ações, fomentando uma agenda positiva, que despertam na sociedade a necessidade de uma cultura e de um comportamento mais igualitário. São realizados durante o ano, jantar beneficente (maio), fórum (agosto) e corrida (novembro). Também são desenvolvidas metodologias junto às empresas, para que os acessos as pessoas negras sejam criados e realçados. O Instituto foi idealizado pela publicitária e mestra em Relações Étnico-Raciais, Luana Génot.

Fica a dica! Vamos todos nos envolver na campanha e lutar pela igualdade racial. #JuntosSomosMaisFortes

O Suzanices adorou a ideia e apoia ações como esta! Parabéns ID_BR! Parabéns SPFW por abrir espaço para a campanha.