Cuide bem dos seus olhos durante o Carnaval!

Cuide bem dos seus olhos durante o Carnaval!

Sou quatro-olhos desde os quatro anos de idade. Já tentei usar lente, mas não rolou, me dava alergia. Enfim, quem usa óculos sabe da importância de cuidar bem da vista principalmente no verão, na praia etc.
O carnaval está chegando e nos cinco dias de folia você não deve deixar de lado os cuidados com a saúde. Caso contrário, a diversão pode dar lugar a uma passadinha em um pronto atendimento. Veja algumas dicas do oftalmologista e presidente da Sociedade Brasileira de Ceratocone, Renato Neves:
Lentes de contato
Nessa época do ano é comum as pessoas esquecerem de tirar as lentes de contato por conta do cansaço que chegam em casa. Mas, o oftalmologista alerta: “Retirar as lentes e colocá-las em embalagem e solução adequadas é essencial para evitar infecções oculares. Lavar as mãos antes da colocação também é muito importante, além de evitar contato das lentes com água do mar e de piscina”, explica o oftalmologista.
Cuidado com as maquiagens
O oftalmologista também alerta para o risco de uso de maquiagem vencida e o compartilhamento de itens de uma pessoa para outra. Se alguém estiver com alguma infeção ocular, por vírus ou bactéria, todo o grupo que usar a maquiagem pode se contaminar e passar os outros dias de folia em casa.
“Limpar bem a área dos olhos retirando qualquer resquício de maquiagem é importante para evitar irritações e até lesões. Sombras brilhantes que possuem glitter são bem comuns nessa época do ano e o risco de uma partícula permanecer dentro do olho é grande, pois pode machucar a córnea e provocar até uma infeção mais grave. O ideal é retirar toda a maquiagem com um produto específico e lavar bem o rosto antes de dormir”, orienta o especialista.
Adereços e fantasias
Cuidado com o empréstimo de óculos e máscaras. A dica para riscos de contaminação por pincéis de maquiagem e rímel vale também para esses itens.
Sprays e produtos químicos
As espumas ou sprays de Carnaval também são grandes causadores de irritação nos olhos. Eles causam vermelhidão e as vezes dor intensa. Lave-os com água imediatamente e não esfregue- a região. Se os sintomas não melhorarem procure um atendimento médico o quanto antes. 
Óculos escuros
Muitos blocos de carnaval de rua acontecem durante o dia e em horários com alta incidência de raios UVA e UVB. Por isso, além do protetor solar, utilize óculos escuros e bonés/chapéus para proteger os olhos dos raios solares que podem causar queimaduras iguais às causadas nas pele.  “A intensidade dos raios pode ser alta independentemente do calor que a pessoa sente. Nos dias nublados, os raios de sol passam através das nuvens finas e são refletidos na areia, na neve, em grandes paredões de centros urbanos e até no chão da rua”, explica o oftalmologista.
 
Gostou das dicas? Fique esperto e cuide da sua saúde!