
Carnaval e Karaokê são destaques da programação do Museu da Língua Portuguesa
As atividades especiais de fevereiro do Museu da Língua Portuguesa começam logo no primeiro fim de semana do mês. No dia 3, acontece uma oficina de musicalização para a criançada e há um bloco de Carnaval voltado para o público infantil e suas famílias. Além disso, será inaugurada a instalação Karaokê Infinito para o público soltar a voz. A programação ainda inclui, nas próximas semanas, uma oficina de balangandã em meio ao feriado do Carnaval, o retorno do projeto Falas do Corpo e o fim das inscrições para o Plataforma Conexões 2024. Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
O Carnaval no Museu ganha espaço no dia 3 de fevereiro (sábado), às 10h, com a Oficina de Musicalização Infantil. Organizada por Aninha Batucada e Babi Pacini, integrantes do Samba do Bule, a ação é voltada para crianças de todas as idades e suas famílias. Tem como objetivo permitir a absorção de conhecimentos musicais de forma lúdica e interativa por meio de rodas rítmicas e brincadeiras. O evento vai acontecer no Saguão B, sem necessidade de inscrição prévia.
Assim que a oficina chegar ao fim, o bloco Cornucópia Desvairada convida as crianças e todas as outras pessoas presentes a cantar e dançar as músicas de Carnaval de seu repertório, que inclui faixas de gêneros como forró, maracatu, axé, brega e samba. Enquanto os ritmistas estiverem executando as canções, outros artistas vão realizar performances de mágica e em pernas de pau. O evento, no Saguão B, acontecerá a partir das 11h, gratuitamente.
Também a partir do dia 3, o Museu inaugura o Karaokê Infinito. Em diálogo com a exposição temporária Essa nossa canção, a instalação, uma criação da artista Manuela Eichner, permite que o público cante e brinque com músicas do cancioneiro brasileiro, de terça a sábado, das 10h às 17h. Para interagir com a obra, não precisa pagar nada: é só chegar, pegar o microfone e soltar a voz. No Museu, ele estará montado no Saguão B, em um ambiente lúdico, luminoso e colorido – ótimo para fazer fotos e registrar nas redes sociais.
No dia 8 de fevereiro (quinta-feira), a atividade Falas do Corpo volta a ser realizada no Museu da Língua Portuguesa. O projeto oferece aulas de educação física, oficinas, cursos e bailes às pessoas com 60 anos ou mais. A cada quinta-feira, um tema é abordado: no dia 8, haverá ginástica laboral e funcional adaptado; no dia 15, curso de pintura em aquarela com colagem; em 22, Baile da Melhor Idade de Carnaval; e no dia 29, uma conversa sobre polêmicas culinárias com o Núcleo Educativo. As atividades ocorrem a partir das 14h em parceria com o educador físico Denny Tavares.
No sábado de Carnaval, em 10 de fevereiro, haverá outra atividade especial para as crianças e suas famílias. Nesta data, o Núcleo Educativo realiza a Oficina de Balangandã. Os educadores vão ensinar como criar este que é um dos adereços mais conhecidos do Carnaval brasileiro e explicar a origem da palavra “balangandã”, relacionada à presença das línguas bantu no país. Gratuita, a ação vai acontecer das 13h às 14h30, no Saguão B, sem necessidade de inscrição prévia.
Vale lembrar que o Museu, durante o Carnaval, entre 10 e 13 de fevereiro, funcionará normalmente, ou seja, das 9h às 18h, com entrada permitida até as 16h30. Na segunda-feira, dia 12, a instituição estará fechada para manutenção, como geralmente ocorre neste dia da semana. Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14, o Museu abrirá às 12h.
O mês de fevereiro também marca o fim das inscrições do Plataforma Conexões 2024, que selecionará dez trabalhos de artistas iniciantes com o tema Línguas Africanas no Brasil, o mesmo da próxima exposição temporária do Museu, a ser inaugurada em maio. O último dia de inscrição será 29 de fevereiro pelo site do IDBrasil.
Outro destaque é a exposição temporária Essa nossa canção, que ficará em cartaz no Museu até o fim de março. A mostra apresenta a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira por meio de experiências imersivas e audiovisuais.
Com curadoria de Hermano Vianna e Carlos Nader, consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz, Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon e do Itaú Unibanco – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO
Carnaval do Museu da Língua Portuguesa
Oficina de Musicalização Infantil
Dia 3 de fevereiro (sábado), às 10h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Bloco Cornucópia Desvairada
Dia 3 de fevereiro (sábado), às 11h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Oficina de Balangandã
Dia 10 de fevereiro (sábado), às 13h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Baile da Melhor Idade Carnaval
Dia 22 de fevereiro (quinta-feira), às 14h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Karaokê Infinito
A partir de 3 de fevereiro, de terça a sábado, das 10h às 17h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Falas do Corpo
A partir de 8 de fevereiro, às quintas-feiras, das 14h às 16h
No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis
Plataforma Conexões
Inscrição até 29 de fevereiro (quinta-feira)
No site do IDBrasil
Grátis
Exposição principal + mostra temporária Essa nossa canção
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
Na Quarta-Feira de Cinzas, das 12h às 16h30 (com permanência até as 18h)
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A (em frente à Pinacoteca)
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/68203
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A temporada 2024 conta com patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, e da John Deere Brasil; com apoio do Itaú Unibanco, e do Grupo Ultra. Conta ainda a parceria das empresas Instituto Votorantim, Epson, Machado Meyer, Verde Asset Management e Paramount Têxteis. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A EDP é patrocinadora máster da reconstrução do Museu. A reconstrução e a temporada 2024 são uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.