Santos Criativa Rock acontece até sexta-feira, 15 de julho
Santos realiza a primeira edição da Santos Criativa Rock começando amanhã, 13 de julho, Dia Internacional do Rock.
Para quem, como eu, viveu na cidade no início dos anos 1990 e acompanhou a trajetória de diversas bandas de rock da cidade é nostalgia boa ver Santos realizando um evento desse porte.
Debates, exposições fotográficas, workshop, mostra de cinema e muito som marcam a programação do ‘1º Santos Criativa Rock’.
O evento ocorre em dois equipamentos do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Teatro Municipal) traz atrações formativas e culturais sobre os novos tempos e formas de viver e empreender, tendo o estilo musical e de vida como principal elemento.
Na quarta-feira (13), a partir das 19h, no Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) ocorre os lançamentos do curta ‘A Sonífera Ilha é Nossa!’ e do longa ‘Quem É Ciro Pessoa?’, ambos dirigidos por Wladimyr Cruz e que retratam a obra e a vida do poeta, cantor e compositor que fez parte da primeira formação do Titãs.
Ainda na mesma noite, às 21h, será aberta a exposição ‘Geração 2000’, da fotógrafa Marcela Sanches, com registros de importantes shows que aconteceram na região nos últimos 20 anos, com destaque para as bandas da ‘onda emo’, que lotou casas de shows em Santos e formou musicalmente toda a juventude de uma geração.
Já na quinta-feira (14), também no Miss, tem sessão do curta ‘Nós vamos invadir sua praia – os shows internacionais em Santos em 1997’, também de Wladimyr Cruz, e a reapresentação de ‘A Sonífera Ilha é Nossa!’ a partir das 19h.
Na sequência, às 19h30, ocorrem os workshops ‘Como viver de música em 2022: o guia definitivo’ e ‘Economia criativa na música: tendências e desafio prático para artistas’, ambos ministrados por Maurício Morais, músico e produtor de lançamentos e de carreira artística.
Último dia
A agenda do último dia do Santos Criativa Rock, sexta-feira (15), traz diversas atrações. No Miss ocorrem as reexibições dos filmes ‘A Sonífera Ilha é Nossa!’ e ‘Quem É Ciro Pessoa?’, às 19h. No mesmo horário está programado o painel ‘A distorção na onda do futuro’, que visa reunir criadores de diferentes segmentos do rock que estão na cena atual para debater os caminhos do estilo e sua adaptação aos novos tempos.
Os convidados para o debate são Milton Aguiar, da banda Bayside Kings; Fabricio de Souza, baixista da Garage Fuzz; Beatriz Viana, escritora e jornalista de ‘A Tribuna’ e do ‘Blog N’ Roll’; Ratto, da distribuidora digital Ditto Music; Diego Lopes da banda Malta (ganhadora do programa Superstar, da TV Globo), e Vinícius Cesar Sergio, chefe do departamento de eventos da Secretaria de Cultura (que eu conheci lá no início dos anos 90, quando ele tocava na banda de rock instrumental Mr. Green, que era a minha banda favorita). Ainda neste painel, ocorrem homenagens a dois produtores de show, Fabricio de Souza e Alexandre ‘Pepinho’ Macia, pelos serviços prestados ao rock santista.
FEIRA E TATUAGEM
O Centro de Cultura Patrícia Galvão ainda abrigará uma feira voltada à economia criativa, com produtos de merchandising de bandas, vinis e moda urbana. Representando as artes plásticas, o artista Léo Darumã, que já fez arte para diversas bandas de rock locais e internacionais, fará uma intervenção artística no espaço.
Também será possível conferir um espaço dedicado à história da tatuagem em Santos, com um minimuseu e sessões de flash tattoo, feitas pelo tatuador Redh Tattoo, coprodutor do Santos Tattoo Festival.
Para encerrar, o evento traz ao palco do Teatro Municipal Braz Cubas, às 19h, o show da Zimbra, banda santista de grande projeção no cenário nacional. Os ingressos para a apresentação serão distribuídos no mesmo dia, a partir das 14h.
Com programação gratuita, o 1º Santos Criativa Rock conta com o apoio da Secretaria de Cultura (Secult). O Centro de Cultura Patrícia Galvão fica na Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.