Celebre o Amor com Espumante!
Segundona, 14 de fevereiro, é Valentine’s Day, dia de celebrar o Amor e o espumante é a bebida das celebrações e do amor, quem nunca pensou na combinação champagne com morango para uma noite caliente que atire a primeira pedra de gelo…
A Sommeliére Érika Líbero dá dicas de harmonização para um jantar regado a espumante. A influenciadora de vinhos também é a idealizadora do movimento Segunda do Espumante que convida as pessoas a brindarem o primeiro dia de uma nova semana com espumante.
Érika destaca a versatilidade do espumante: ” É um tipo de vinho que vai bem do começo ao final da refeição. Espumantes harmonizam da salada à sobremesa.”
A Sommelière dá uma sugestão de ordem para que os espumantes sejam servidos do início ao fim da refeição:
Entrada: Brut/Nature elaborado pelo método Charmat.
Prato Principal: Brut/Nature elaborado pelo método Tradicional.
Sobremesa: Moscatel, elaborados pelo método Asti.
Espumantes feitos pelo método Charmat são mais leves, frescos e frutados. Acompanham bem pratos leves, entradas, tábua de queijos e frios.
Espumantes elaborados pelo método tradicional, em geral, são mais estruturados e cremosos. Acompanham bem pratos com mais estrutura, como peixes assados, aves e até uma feijoada.
Espumantes doces feitos pelo método Asti harmonizam perfeitamente com sobremesas.
Os espumantes são servidos gelados para realçar a acidez e não acentuar o álcool.
“Antes de servir, deixe por pelo menos 2h30 na geladeira ou uma hora no balde de gelo. Durante o serviço, mantenha no balde de gelo para manter a baixa temperatura”, destaca Érika Líbero.
E para acompanhar uma noite romântica regada com espumante do início ao fim, a Sommelière dá dicas de harmonização:
Tábua de queijos e frios
A tábua de queijos e frios é excelente para começar um jantar romântico e o espumante faz o par perfeito. Harmonize com um Prosecco.
Ostras
Ostras são consideradas afrodisíacas. Para harmonizar, seu par perfeito é um Champagne. Caso prefira um espumante com preços mais acessíveis, procure por algum feito pelo método tradicional, o mesmo método utilizado em Champagne. Em geral, essa informação vem descrita no rótulo.
Fondue de Queijo
Tem jantar mais romântico que um fondue de queijo? Harmonize com um espumante 100% Chardonnay.
Salmão assado em crosta de gergelim com purê de abóbora
Peixes ficam ótimos com espumantes e com vinhos rosés. A dica é harmonizar com um espumante rosé, 100% Pinot Noir.
Torta de Morango com Merengue
Para escolher um vinho que harmonize com a sobremesa, o segredo é que o vinho seja igualmente ou mais doce que a sobremesa. Neste caso, harmonize com um espumante doce, um Moscatel. No Brasil há excelentes opções e com preços bastante acessíveis.Caso prefira uma opção importada, procure por um “Spumanti d’Asti” na seção de vinhos italianos.
Celebre o Amor! Tin Tin!
Acompanhe Érika Líbero no Instagram