Santos recebe workshop sobre intercâmbio
Você já pensou em fazer um intercâmbio? Então o post é para você. No sábado, 23 de março, acontece workshop sobre o tema no Confort Hotel Santos (Ponta da Praia).
Aprender outro idioma, vivenciar culturas, incrementar o currículo e ter novas experiências. Esses são alguns dos motivos que levam brasileiros a investir cada vez mais num intercâmbio, da adolescência à melhor idade. O interesse é tanto que o Brasil ultrapassou a marca de 302 mil estudantes no exterior. Um aumento de 23% na procura, movimentando de US$ 2,7 a US$ 3 bilhões, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta).
Junto com a vontade se estudar fora surgem as dúvidas, curiosidades e expectativas, seja dos pais ou dos próprios adolescentes. Quais os melhores destinos? Como escolher a instituição de ensino? Qual programa escolar é o ideal?
Para compartilhar todas as possibilidades do ensino no exterior, será realizado o 2º Workshop Head to Canada de Intercâmbio, dia 23/3 (sábado), no Confort Hotel Santos (Av. Rei Alberto I, 177, na Ponta da Praia), com especialistas e representantes de instituições de ensino canadenses e americanas. A entrada é gratuita, mas pede-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível, em prol do Lar Evangélico de Amparo à Velhice. Inscrições pelo www.headtocanada.com.
O encontro será dividido em dois momentos. Na parte da manhã, das 9 às 12 horas, serão abordados os programas Summer Camp e High School (ensino médio no exterior), voltados para adolescentes de 12 a 17 anos. Essas modalidades variam de um mês a um ano, com tudo incluído, e proporcionam uma imersão na cultura local, com certificado de conclusão internacional.
Os atrativos e as diferenças de cada um serão detalhados por representantes das principais entidades de ensino internacionais, parceiras do workshop, dentre elas: Maple Ridge School District e Calgary Catholic District School Board, ambas High School do Canadá. “Vamos apresentar os modelos de intercâmbio, as características de cada instituição, as regiões em que estão localizadas e tudo mais que o intercambista precisa saber”, adianta o idealizador do evento e diretor da Head to Canada, Ederson Mendes, consultor e apaixonado pelo tema.
Um olhar comportamental sobre essa experiência na adolescência será lançado pela psicóloga Mônica Tross, especializada em psicopedagogia. Ela falará sobre os impactos de uma vivência no exterior para a inteligência emocional dos estudantes. “Participar de um intercâmbio é extraordinário para os jovens, pois eles vivem suas ideais e fazem parte de um grupo com uma mesma meta, em busca de desenvolvimento pessoal e o aperfeiçoamento de uma segunda língua”, reforça ela, cuja filha já passou uma temporada de estudos em outro país.
Tarde
Das 14 às 17 horas, serão debatidas as vantagens de um intercâmbio para alavancar a carreira, seja a partir do ingresso na faculdade ou mesmo para um upgrade no currículo. Estarão presentes representantes dos mais conceituados colleges, dentre eles: o VGC International College, em Vancouver, no Canadá; College of English Language (CEL), na Califórnia, Estados Unidos; e Jacksonville Community College (JCC), em Nova York, também nos Estados Unidos.
Jeane Macieira, consultora em recursos humanos, dividirá sua experiência enquanto recrutadora, pontuando o porquê de o intercâmbio melhorar as chances na disputa pelo mercado. “Uma vivência assim desenvolve a autonomia e a resiliência, possibilita o convívio com pessoas de diferentes países e enriquece o repertório cultural do profissional, além de aprimorar o idioma”, justifica ela, pós-graduada em gestão de pessoas e proprietária da JM Recursos Humanos.
Para Mendes, que há sete anos trocou as praias de Santos pela gélida Mississauga, em Ontário, no Canadá, um intercâmbio é enriquecedor em qualquer fase da vida. “Ninguém volta da mesma maneira de uma experiência de ensino internacional. Eu me sinto muito feliz por dividir conhecimento com pessoas que buscam essa vivência”, confessa ele.