Réveillon em Santos terá 16 minutos de fogos e sinfônica abrirá a festa com Rock
E 2018 finalmente está chegando ao fim! De todas as festas populares a minha preferida é a do Réveillon porque representa o novo, o momento de fechar um ciclo e começar outro, como espiritualista que sou acho a egrégora de energias positivas ao redor do mundo algo fantástico e que contagia a todos nós.
Quem me acompanha sabe do meu amor por Santos, a cidade do meu coração e da minha alma, o meu lugar no mundo. E a maioria dos meus Réveillons até hoje foram passados aqui (inclusive as melhores viradas de ano da minha vida foram em Santos). Pra mim Ano Novo tem que ser na praia, pular sete ondas, trocar um lero com Iemanjá (não faço e sou contra oferendas jogadas ao mar por uma questão de não achar bacana sujar o mar, então minha conexão com Iemanjá e em pensamento, tipo bate-papo mesmo, exatamente como converso com Deus e com as Deusas).
E sempre me divirto nas tendas na praia (tenho histórias bem bacanas de alguns Réveillons passados) além de achar o show de fogos lindos.
Voltando ao tema principal do post (eu gosto de falar, né gentche?) a Festa da Virada em Santos bora contar os detalhes.
Na virada de 2018 para 2019 a Cidade realiza mais um grande espetáculo de fogos de artifício, com disparos sincronizados, projetados de dez embarcações distribuídas ao longo da orla, ancoradas a 450 metros da areia. Envolvendo 70 toneladas entre estrutura e fogos, o show terá duração de 16 minutos. Trata-se da segunda maior queima de efeitos visuais do País, atrás apenas do Rio de Janeiro, com o mesmo tipo de fogos de artifício utilizados em Dubai, Disney, Pequim e no próprio Rio.
Com muitas cores e formas, os destaques deste ano são painéis pirotécnicos como o Ghost, que troca de cores, além dos artefatos Half, com cada metade de uma cor, e Horse Tail, que cria uma cascata dourada no céu. Disparos dourados com pisca-piscas de múltiplas tonalidades e efeitos especiais também estão previstos, assim como os tradicionais corações, círculos com carinha feliz e estrelas.
A queima de fogos, sem custos para a Administração Municipal – patrocinada pela Costa da Mata Atlântica Convention & Visitors Bureau, vencedora de Chamamento Público realizado pela Prefeitura -, também será realizada nas comunidades de Caruara, Ilha Diana, Monte Cabrão, Morro São Bento (Chapadão do Cruzeiro) e Zona Noroeste (Ilhéu Alto).
“Vamos manter a tradição da Cidade e fazer um Réveillon voltado para as famílias santistas e para todos aqueles que vêm nos visitar”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa em entrevista coletiva sobre a programação de verão, na manhã desta quinta-feira (20), no Paço Municipal.
Sinfônica de Santos faz concerto rock
Na areia, em palco montado na Praia do Gonzaga (próximo ao canal 2), a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS), sob a regência do maestro Luís Gustavo Petri, realiza o Show da Virada, a partir das 21h30 do dia 31, com concerto reunindo clássicos do rock. A apresentação terá a participação dos músicos santistas Cristopher Clark no vocal (vencedor do reality show musical X Factor em 2016), Bruno Silveira na bateria, Mauro Hector na guitarra e Paulo Faria no baixo. (Amei isso, rock é meu estilo de música favorito também!)
“Estamos muito honrados. Será a primeira vez que a sinfônica viverá essa experiência e todos nós vamos subir naquele palco, no dia 31, com muita garra”, disse o maestro Petri.
O cantor Cristopher Clark também marcou presença na coletiva e falou de sua expectativa para o show. “Já no primeiro ensaio percebemos que o som ficou muito bom. Será um espetáculo de boa música, o público pode ter certeza disso”.
Para o secretário de Cultura Rafael Leal, a performance que antecede a virada de ano vem brindar uma época de grande circulação de público pela Cidade e, principalmente, os artistas locais. “No momento em que Santos reúne o maior número de pessoas, resolvemos dar destaque aos artistas da nossa Cidade”.
Tendas começam a funcionar no dia 31
Quatro tendas de verão também começam a funcionar no Réveillon, com shows de bandas de baile das 21h às 2h. Depois, até o dia 5 de março, exceto no dia 1º de janeiro, recebem programação artística variada e gratuita, com música, dança e atrações infantis, além de atividades rítmicas e alongamento. Abrem sempre de quarta-feira a domingo, das 10h às 22h.
As tendas também abrem durante o Carnaval. Os complexos realizam bailes de 2 a 5 de março, das 20h à 0h, e matinês de 3 a 5 de março, das 15h às 18h.
As tendas ficam posicionadas na orla da Pompeia (ao lado do Posto de Salvamento 2), no Gonzaga (próximo à Av. Ana Costa), Boqueirão (em frente à Rua Ângelo Guerra) e no Embaré (em frente à Rua Oswaldo Cóchrane).
Toda a programação tem realização da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Mais informações pelo telefone (13) 3226-8000, no site www.santos.sp.gov.br e na página www.facebook.com/culturasantos.
Já estou empolgada para mais um Réveillon na minha praia predileta! Nos vemos por lá?
Crédito da foto: Ronaldo Andrade