Casa de Criadores acontece de 26 a 30 de novembro no MAC USP
O Museu de Arte Contemporânea sedia de 26 a 30 de novembro a 44ª edição da Casa de Criadores, evento idealizado por André Hidalgo, e conhecido por revelar novos talentos e valorizar a criação autoral na moda brasileira.
Eu acompanho e gosto demais da Casa de Criadores desde o início dos anos 2000 e acredito que neste momento o evento é ainda mais importante.
Além das marcas e estilistas consagrados que já apresentam suas coleções nas passarelas do evento, a Casa de Criadores lança novos nomes que estreiam nessa edição trazendo diversos estilos e propostas, que refletem toda a diversidade e pluralidade de seu line-up.
Pela primeira vez na Casa de Criadores, a NotEqual -marca criada em Nova York pelo mineiro Fabio Costa- chega definitivamente ao Brasil com sua proposta de preservar a individualidade através de uma moda livre de regras e gêneros. O estilista pernambucano Jorge Feitosa, por sua vez, traz um desfile com elementos inspirados em atmosfera divina e mitológica, palavras-chave na narrativa de sua coleção.
Vindos diretamente do projeto PIM (Periferia Inventando Moda), a dupla Alex Santos e Van Loureiro apresenta a coleção O Dia Depois de Amanhã, uma visão pós apocalíptica do nordeste brasileiro. Já a marca Von Trapp estreia no line-up com sua moda artesanal que prioriza materiais brasileiros, tudo para compor looks sofisticados e com acabamentos primorosos.
Vicente Perrotta apresenta uma coleção surpreendente, com base em upcycling e que pretende colocar em foco as ressignificações de gênero, entre outras questões.
Desta vez, o movimento Sou de Algodão, grande parceiro do evento, vai apresentar uma noite exclusivamente dedicada ao algodão. Com o objetivo de incentivar o uso dessa matéria-prima na indústria da moda, vai proporcionar uma experiência inédita para o público do evento.
A noite começa com um desfile temático onde 15 estilistas mostram looks feitos em 100% em algodão. O material foi fornecido por empresas parceiras do movimento que tem em comum o fato de usarem algodão em seus produtos. Em seguida, outros quatro nomes do line-up da Casa de Criadores foram escolhidos para produzir as peças de suas coleções com, no mínimo, 70% da fibra em sua composição. Os estilistas Igor Dadona, Isaac Silva, Renata Buzzo e Rober Dognani toparam a missão e irão mostrar o resultado desse trabalho na passarela do evento.
Outra grande novidade desta edição fica por conta do lançamento do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, concurso voltado a estudantes de moda que tem como objetivo descobrir novos talentos da moda brasileira. A exemplo do que será apresentado na noite Sou de Algodão, todos os trabalhos inscritos deverão ter, no mínimo, 70% de algodão na composição têxtil de suas peças. Serão selecionados seis trabalhos para desfilar na 45ª edição do evento. Nesta etapa, as criações serão avaliadas por profissionais da moda e o vencedor fará parte do line-up da 46ª edição da Casa de Criadores.
Também vai acontecer a segunda edição do circuito de talks promovidos pelo energético TNT, e comandados por nomes de peso do mundo da moda e da atualidade. Essas rodas de conversa acontecerão em um palco montado dentro do MAC e serão abordados temas contemporâneos e com relevância para o público jovem que acompanha a Casa de Criadores. Ao final da semana, a TNT promove também uma festa de encerramento para celebrar os cinco dias de evento.
Na lista de patrocinadores estão o Grupo Lunelli, a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), a MAC Cosméticos, a Rhodia e o movimento Sou de Algodão, patrocinador máster da 44ª Casa de Criadores. O evento conta ainda com apoio da Vicunha e apoio institucional da ABIT, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.
Confira o line-up da 43ª Casa de Criadores:
26 de novembro – Segunda
Weider Silveiro
Jorge Feitosa
Von Trapp
Felipe Fanaia
27 de novembro – Terça
Lab
Alex Santos e Van Loureiro (PIM)
Diego Gama
Rafael Caetano
Cajá
Också
28 de novembro – Quarta
NotEqual
Rodhia
Alex Kazuo
Rocio Canvas
Ken-gá
29 de novembro – Quinta
Sou de Algodão
Rober Dognani
Renata Buzzo
Igor Dadona
Isaac Silva
30 de novembro – Sexta
Heloisa Faria
Saint Studio
Angela Brito
Martins.Tom
Fernando Cozendey
Vicente Perrotta
Brechó Replay
Serviço
Data: 26 a 30 de novembro
Local: MAC USP – Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera, São Paulo
Horários:
18h30 às 20h30 (Lounge)
20h30 às 22h (Desfiles)
22h às 23h (Lounge)
Sobre Casa de Criadores
Maior evento lançador de novos estilistas da moda brasileira. Seguindo o calendário de lançamento de coleções (primavera/verão e outono/inverno) o evento acontece duas vezes por ano na cidade de São Paulo. Surgiu em maio de 1997, quando um grupo de jovens estilistas decidiu, em parceria com o jornalista André Hidalgo, promover um evento para lançar suas novas coleções.
Desde o início o foco sempre foi a criação autoral genuína e a revelação de novos talentos que, a partir do evento, tivessem a oportunidade de impulsionar suas carreiras. Dessa iniciativa surgia um evento que se transformou, no decorrer de sua história, na principal e mais visível vitrine da criação da moda brasileira.
Centrado, inicialmente, num movimento nascido na cena underground paulistana que aliava moda, comportamento e música eletrônica, a Casa de Criadores ampliou seu universo e foi incorporando estilistas e criadores de outros estados brasileiros nos mais variados estágios de carreira.
Desde então, a Casa de Criadores já lançou e/ou projetou nomes como Marcelo Sommer, Cavalera, Emicida, Ronaldo Fraga, André Lima, Karlla Girotto, Mário Queiroz, Lorenzo Merlino, Fábia Bercsek, Priscila Darolt, Cotton Project, Giselle Nasser, Samuel Cirnansck, Rita Wainer, Juliana Jabour, Icarius, Jeziel Moraes, Walério Araújo, João Pimenta e Gustavo Silvestre, entre várias outras marcas de expressão no cenário da moda nacional.