Congresso Internacional de Nutrição Funcional acontece até amanhã em São Paulo
O tema nutrição está cada vez mais em alta afinal ter uma alimentação balanceada e saudável faz toda a diferença na nossa vida (sou prova disso, me alimento muito mal e tenho sentido o baque disso na minha saúde) e dentro deste contexto acontece até amanhã, 15 de setembro, mais uma edição do Congresso Internacional de Nutrição Funcional no Centro de Convenções Frei Caneca. Eu já acompanhei outras edições do evento e só tenho elogios.
Organizado pela VP – Centro de Nutrição Funcional – referência no conceito de nutrição funcional no Brasil – a 14ª edição do Congresso traz o tema: Biomas Brasileiros e a inter-relação com a teia metabólica.
Consolidado no Brasil e no exterior, o Congresso Internacional de Nutrição Funcional, a cada edição, traz conteúdos que fortalecem a Nutrição Funcional e a Culinária Sustentável, e coloca a terra no centro das questões alimentares, com a valorização do pequeno produtor rural, solo com mais energia vital, que cuida da fauna e flora, da água e, sobretudo, das pessoas. O Congresso integra duas áreas da Nutrição: Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional e o Espaço de Oficinas Culinárias onde cozinheiros e nutricionistas interagem na confecção culinária, pautadas pela sustentabilidade e alinhadas à nutrição, sabor e arte.
A Nutricionista Dra. Valéria Paschoal, Presidente do XIV Congresso Internacional de Nutrição Funcional traça um panorama global do que será apresentado nesta edição do Congresso e o contextualiza dentro dos pilares da teia das inter-relações metabólicas e da sustentabilidade.
Nutrição e Agroecologia implica em democratizar o acesso aos alimentos orgânicos, biodinâmicos e da agricultura natural
Agroecologia e Nutrição
A Nutrição Funcional é a nutrição que leva em conta todos os fatores ambientais, emocionais e sociais, e por issso ela trabalha no sentido de modificar os gatilhos que são responsáveis pela expressão de inúmeras doenças.
Nesta temática do Congresso, continuaremos a trabalhar com os alimentos que sejam isentos de contaminantes e xenobióticos, e neste contexto a agroecologia será muito importante dando essa dimensão e o caráter mais amplo da nutrição funcional. Na nutrição e agroecologia não basta termos alimentos orgânicos, biodinâmicos ou da agricultura natural, temos que dar acesso a todas as pessoas a esses alimentos. Não podemos elitizar esse acesso, do contrário só uma camada da população que tem condições financeiras mais favoráveis acessam esses alimentos.
O Poder Antioxidante dos Alimentos dos Biomas Brasileiros
Numa parceria da VP – Centro de Nutrição Funcional com a Universidade de Santa Maria- RS, sob a Coordenação da Prof. Dra. Gilbert Hubscher, serão apresentados durante o Congresso resultados inéditos sobre a composição de fitoquímicos e capacidade antioxidante dos alimentos de todos os biomas brasileiros, pesquisa de extrema importância para o Brasil.
Comércio Justo de Alimentos e a Segurança Alimentar e Nutricional
No dia 14 de setembro das 14h30 às 18h30, no 5º andar no Espaço Gastronômico uma Mesa-redonda discute Comércio Justo.
O Comércio Justo é uma modalidade em que a pessoa que produz é reconhecida e valorada, deve ter o apreço que ela merece pelo alimento que produz. Durante o Congresso, será feita uma discussão em torno do tema, com a participação de iniciativas como o CSA Brasil – Comunidade que Sustenta a Agricultura www.csabrasil.org -, cooperativas de consumo e os movimentos sociais envolvidos na produção de alimentos. Estaremos assim, fazendo com que as pessoas tenham acesso aos alimentos que diminuem os gatilhos que expressam doenças.
Teia da Inter-relação metabólica, regionalidade e a importância dos alimentos dos bioamas brasileiros
Pela Nutrição funcional modulamos todos os pontos da teia da inter-relação metabólica, inclusive a parte genética, ou seja, os genes que as pessoas trazem consigo , fazemos a modulação pelos nutrientes -vitaminas, minerais, compostos bioativos e fitoquímicos. Só que para termos este conceito de sustentabilidade não podemos ter consumo de alimentos que vem de outros países ou mesmo do Brasil, que é continental; por exemplo, indicarmos alimentos produzidos no sul para pessoas que moram no norte país, não é sustentável.
Conhecendo os Biomas Brasileiros e os alimentos regionais
A grande temática é conhecermos o alimento regional, o alimento de cada bioma, por isso o Congresso trará várias palestras. A pesquisadora Francisca Souza, do INPA, mostrará toda a composição dos alimentos ricos do Amazonas, e o formato se estenderá por todas as palestras e oficinas culinárias. Nos biomas é importante conhercermos a biodiversidade regional e valorizarmos esses alimentos e também contribuirmos para geração de renda para os extrativistas, as cooperativas e todas as pessoas envolvidas neste processo.
Além dos alimentos dos biomas como as frutas, vegetais e legumes teremos as PANC- Plantas Alimentícias Não Convencionais, que serão mostradas pelo pesquisador da Embrapa Nuno Madeira. Ele irá apresentar várias plantas de diferentes biomas, e como podemos reconhecê-las e colhê-las de forma selvagem, mas também como poderemos cultivá-las, além de mostrar quais PANC podem ser cultivadas. Assim, conhecendo os compostos bioativos destes alimentos podemos moludar todas as reações bioquímicas que estão direcionadas em todos os pontos da teia metabólica e promover um reequilíbrio do organismo por meio dos alimentos dos biomas brasileiros. O produtor poderá transmitir às pessoas todo o conceito de seu trabalho que é produzido com energia vital, respeito à saúde humana e do meio ambiente.
Mesas-redondas discutirão Saúde Integrativa, Emocional e Espiritual
Além das questões da biodiversidade, ao longo do Congresso teremos uma discussão sobre saúde integrativa e o ponto central da teia metabólica – que é o aspecto emocional e espiritural. Não adianta pensarmos enquanto profissional nutricionista, que sozinho poderemos resolver uma prescrição de um paciente e que só o alimento em si será suficiente para modular todas as reações – é preciso sinergia e trabalho multidisciplinar, de extrema importância neste processo; por isso o Congresso terá a participação de várias outras áreas da saúde como a de Educação Física, Medico especialista em Medicina Esportiva e Psicologia.
Psicologia Positiva
Palestra de psicologia positiva também discutirá o tema central da teia, incluindo aspectos emocionais e a mudança comportamental. Para termos mudança comportamental precisamos ter atitude – o profissional nutricionista precisa de uma bagagem científica sobre essas mudanças de comportamento que avaliem em que fase que o paciente esteja, na pré-contemplação ou na contemplação. Todo o Congresso tem o foco relacionado à saúde integrativa e fatores mentais e emocionais do centro da teia.
Durante o Congresso a VP lança curso de aperfeicoamento que terá duração de oito meses, que abordará a conexão desde a terra até o coaching nutricional com grupo de psicólogos falando dessa mudança comportamental.
Câncer – ponto alto das discussões do Congresso
O câncer é uma patologia que está atingindo o mundo e o Brasil. Além das palestras específicas abordando com profundidade a questão durante o evento, para ampliar a formação do profissional da saúde em câncer a VP lança durante o Congresso um curso de 10 meses específico sobre câncer, onde serão abordados os aspectos nutricionais, médicos e psicológicos.
O Congresso abordará, portanto desde a agroecologia até o centro da teia, considerando os biomas como o tema central, onde os congressistas estarão vivenciando realidades de biomas diferentes, irão se sentir dentro dos biomas, com seus cheiros e ambientação, onde nutricionistas estarão falando sobre eles, interagindo sobre o assunto, identificando esses alimentos e como eles são produzidos para que ocorra uma integração de todos os biomas com os nutricionistas, que podem atender em um momento na região sul, com determinado alimento e em outro momento atender no norte, em outro bioma com tipo diferente de alimento, com outra constituição de cardápio.
Oficinas culinárias trarão biodiversidade e arte
Nas oficinas culinárias serão trabalhados os aspectos nutricionais do alimento, além da preparação de acordo com a biodiversidade, com um toque de arte, acompanhadas de poesia, de música. As pessoas não se nutrem só de alimentos, precisam guardar boas memórias por meio da arte. Se você tem uma boa relação com a arte, e a culinária é uma arte, ao preparar o alimento com energia, você guarda boas lembranças que são importantes para nosso equilíbrio físico, mental e emocional.
VP – Centro de Nutrição Funcional
As Nutricionistas Dra.Valéria Paschoal – Presidente do XIV Congresso Inernacional de Nutrição Funcional e a Dra. Andréia Naves, Presidente do Congresso Internacional de Nutrição Esportiva Funcional
Fundado em 1999, a VP-Centro de Nutrição Funcional foi pioneira na difusão do conceito de Nutrição Funcional no Brasil, realizando cursos de extensão e consultoria científica para o setor empresarial.
Atualmente, sua estrutura engloba cinco divisões, são elas: Educacional; Editorial; Comercial; Consultoria Científica e Responsabilidade Socioambiental. Inclusive, em sua contribuição na área educacional, a VP trouxe todo o seu pioneirismo oferecendo cursos de pós-graduação em Nutrição Funcional (Nutrição Clínica; Nutrição Esportiva e Fitoterapia), que já formou mais de 10 mil profissionais, além de promover o Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que já está em sua décima quarta edição.
A VP tornou-se reconhecida no mercado nacional e internacional como referência na área, aplicando e disseminando o conhecimento científico em diversas esferas sociais, econômicas, políticas, técnicas, de forma ética e promovendo a saúde como Vitalidade Positiva.
Assim, a VP direciona esforços para obter crescimento, vislumbrando excelência em suas atividades, por meio da pesquisa, do ensino, das práticas, da informação e do uso da tecnologia.
Feira de Exposições de produtos e serviços para nutrição funcional
Paralelamente às palestras científicas, já é tradicão no Congresso a área de exposição, um espaço que conta com empresas parceiras da VP, muitas cresceram junto com a VP e tem no Congresso um ponto alto para lançamentos de seus produtos e serviços e apresentá-los aos profissionais nutricionistas.
A feira acontece simultaneamente ao Congresso, no horário das 8h às 19h. Você pode conferir as marcas no site:
https://www.vponline.com.br/site/congressos/congresso-internacional/
XIV Congresso Internacional de Nutrição Funcional Portal do Congresso Internacional de Nutrição Funcional realizado pela VP Centro de Nutrição Funcional em São Paulo – SP |
VP-Centro de Nutrição Funcional – referência em Nutrição Funcional no Brasil!
Para mais informações acesse o site www.vponline.com.br
Loja virtual: https://www.vponline.com.br/loja/
Acompanhe também a VP pelas nas mídias sociais:
facebook: vpnutricaofuncional/Instagram: @vpnutricaofuncional
Veja a programação exclusiva do Canal VP em:
https://www.vponline.com.br/site/canal-vp/
Serviço
XIV- Congresso Internacional de Nutrição Funcional Congresso Internacional de Nutrição Esportiva Funcional Espaço: Oficinas Culinárias Mesa-redonda: Comércio Justo e a Segurança Alimentar e Nutricional Período: de 13 a 15 de setembro de 2018 Horários: das 8h às 19h Local: Centro de Convenções Frei Caneca SP (Shopping Frei Caneca) Endereço: Rua Frei Caneca, 569 Consolação – São Paulo/SP Informações: www.vponline.com.br Telefone: (11) 3582-5600 |