Seis motivos para os apaixonados por chopp terem um growler
Quem me acompanha por aqui sabe que eu sou a louca por cervejas e que estou amando o boom das cervejas artesanais. E esta semana estou em Blumenau, a capital brasileira da cerveja, então o tema que eu já falo bastante vai ser ainda mais recorrente por estes dias.
E que tal falarmos de utensílios e acessórios para os apaixonados por cerveja? Bora conhecer um pouco mais sobre o growler, recipiente para levar o chopp para casa.
Quem dá as dicas é Ulysses Kreutzfeld, sommelier e sócio da Bier Vila, de Blumenau (SC) (por um acaso estive ontem na Bier Vila para o almojanta acompanhado de uma cerveja artesanal que constava no cardápio como dica de harmonização para o prato que escolhi).
Ulisses comenta que cada vez mais as pessoas estão apostando no item. “Ele é prático e garante o frescor da bebida, sendo uma ótima opção para quem gosta de apreciar o chope em casa”, diz.
(Gentche, meu aniversário é no mês que vem, só acho que adoraria ganhar um destes de presente)
Além de manter a qualidade da cerveja, o growler traz outros benefícios. Ulysses listou seis motivos para adquirir o produto:
1 – Sabor e aroma
Pode-se dizer que o chope é a versão mais pura da cerveja. “Como é servido direto do barril, sem passar pelo processo de pasteurização, a bebida na pressão traz um frescor diferente da opção em garrafa. No growler, essas características são mantidas e o consumidor consegue armazenar o chope por até sete dias, em média”, diz. De acordo com o sommelier, isso se dá devido ao fechamento hermético do produto.
2 – Praticidade
Com diversos tamanhos – de 1 a 5 litros – o item é uma boa aposta até mesmo para levar para outros lugares. “É bastante comum a pessoa chegar na Bier Vila, por exemplo, com um ou dois growlers e encher com chopes diferentes para levar a um churrasco ou festa de família”, diz. Segundo Ulysses, essa praticidade é um dos pontos positivos do acessório.
3 – Economia
“Você paga pelo growler e pode utilizá-lo quantas vezes quiser. O item não tem data de validade, basta conservar da maneira correta”, afirma o sommelier. De acordo com ele, esta não é a única economia. Com o acessório, também há a diminuição dos gastos com envase, rótulos, tampas e muitos outros materiais utilizados no processo de produção de garrafas de cerveja.
4 – É sustentável
O fato de ser retornável faz do growler uma aposta consciente. “Além de produzir menos lixo, você ainda pode escolher opções diferentes de chope cada vez que for encher o recipiente”, comenta Ulysses.
5 – Maior variedade
“A maioria das receitas são lançadas primeiro na pressão. E muitas delas nem chegam a ser envasadas. Ou seja, com o growler é possível experimentar opções diferentes – e únicas – além daquelas que já estão no mercado”, afirma Ulysses. Segundo ele, são 140 estilos de cerveja artesanal e centenas de marcas nacionais e internacionais.
6 – Pode ser usado na decoração
O item pode ter diversos tamanhos, cores e formatos, o que faz dele um acessório também para compor os ambientes. “Não precisa necessariamente deixar o recipiente guardado em armário. Ele pode se tornar parte da decoração de espaços como churrasqueira, bar e até mesmo da cozinha”, afirma.
Sobre a Bier Vila
Uma das pioneiras na exclusividade de venda de cervejas artesanais no país, a Bier Vila fica em Blumenau (SC) e comemora sete anos em 2018. Além de centenas de rótulos na carta de cervejas e estrutura para servir concomitantemente até 30 chopes diferentes, a casa oferece também dezenas de opções gastronômicas inspiradas em países europeus.
A Bier Vila funciona 365 dias por ano, das 10h às 23h. Mais informações em www.biervila.com.br.