Moda, informação e inovação tecnológica na Febratex 2018

Moda, informação e inovação tecnológica na Febratex 2018

De 21 a 24 de agosto acontece em Blumenau, no Parque Vila Germânica, mais uma edição da Febratex – Feira Brasileira para indústria têxtil. Esta já é a 16ª edição da feira de negócios que é realizada a cada dois anos. O evento que é um dos principais para a cadeia produtiva da moda reúne mais de 2.400 marcas, entre nacionais e internacionais, que apresentam inovação tecnológica em equipamentos para a produção que faz o universo da moda girar.

Além dos maquinários nos segmentos de corte e costura, bordados, estamparia digital, teares, fiação, máquinas e insumos para tinturaria e setor de lavanderia, equipamentos para enfesto, corte automático, texturização, retorção e enrolamento, matérias-primas, entre outras, a feira traz uma programação paralela diversificada e com foco em informação como o Fórum Febratex de Informação, com palestras diárias e o In Fashion Febratex (em parceria com a Lectra), um espaço interativo que tem a proposta de questionar temas e apresentar novas visões para o mundo da confecção.

Fórum Febratex de Informações

A participação é gratuita e terá acesso livre até a lotação da sala. Para a participação no mesmo, é necessário realizar o credenciamento prévio para a feira, através do  link  http://febratex.fcem.com.br/inscricoes.

21/08/2018 (terça-feira)

Horário: 15h00 às 15h45

Palestra: Representação Comercial – propósito, desafios e alinhamento estratégico

Palestrante: Roberto Herrera, executivo, professor e consultor de empresas

Resumo da palestra: Aborda pontos importantes para a reflexão na relação profissional entre o Representante Comercial e a Empresa Representada, dando ênfase à excelência e aos resultados mutuamente satisfatórios. Também discutirá o perfil desejado para o profissional Representante Comercial do futuro.

Horário: 16h00 às 16h45

Palestra: A Fórmula do Fast Fashion – Como produzir mais rápido, com qualidade e sustentabilidade Palestrante: Karine Liotino, CEO da Etiqueta Certa e fundadora do FIB (Fashion Innovation Bureau)

Resumo da palestra: A palestra irá focar nas estratégias e ações que levaram as indústrias têxteis de países como Portugal e Espanha – nos quais a indústria têxtil e de vestuário praticamente quebraram – a serem novamente protagonistas no Fast Fashion europeu e compartilhar cases práticos observados em diversas viagens e visitas que a palestrante realizou para conferir in loco como foi a retomada dessas empresas.

Horário: 17h00 às 17h45

Palestra: O novo JeansWear: inovação azul por um mundo mais verde

Palestrantes: Marcel Imaizumi e Lorena Botti, da Vicunha Têxtil

Resumo da palestra: Moda e sustentabilidade podem evoluir juntas? Os palestrantes abordarão como o consumidor e a indústria têxtil respondem a este cenário desafiador para o meio ambiente. Quais são os possíveis caminhos de acordo com as principais tendências de comportamento e as abordagens práticas e positivas da Vicunha Têxtil em relação ao tema.

 

Horário: 18h00 às 18h45

Mesa redonda – SCMC: Desafios da inovação e sustentabilidade na moda

Participantes: Amélia Malheiros (Gestora da Fundação Hermann Hering e assessora do SCMC), Osni de Oliveira Junior (Diretor de marketing na Círculo S/A) e Alfredo Fantoni (Villa Têxtil Confecções)

Resumo da palestra: Após recentes missões no Vale do Silício, Carolina do Norte (EUA), e em Copenhagen, na Dinamarca, os profissionais do movimento Santa Catarina Moda e Cultura promoverão um debate realista dentro do mercado nacional com as principais tendências observadas em suas viagens. O objetivo da mesa-redonda não é apresentar soluções, mas sim promover ideias e reflexões baseadas nos aprendizados do SCMC e das empresas associadas.  

 

Horário: 19h00 às 19h45

Talk show: Ressignificando a moda

Participante: Alexandre Herchcovitch, estilista

Mediadora: Amélia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering e assessora do SCMC

Resumo da ação: A convite da Andrade Máquinas, empresa com a qual mantém parceria há mais de dois anos, Alexandre Herchcovitch, um dos estilistas brasileiros de maior prestígio no Brasil e no exterior, conta sobre a sua trajetória profissional e aborda um dos principais aspectos da moda no momento atual, destacando a total importância da sustentabilidade das peças unida à tecnologia.  

Horário: 20h00 às 20h45

Palestra – Agrofloresta têxtil: fibras vegetais e tecidos que regeneram a floresta amazônica

Palestrante: Pedro Mallmann Saldanha, sócio da FARFARM

Resumo da palestra: Agrofloresta é um sistema de produção de alimentos que se inspira na natureza, projetado para fazer as espécies colaborarem umas com as outras. A FARFARM, startup que está desenvolvendo uma agrofloresta têxtil na Amazônia brasileira cultivando fibras naturais como algodão, juta, rami, banana e abacaxi sem o uso de produtos químicos, apresenta o seu case sobre como manter a floresta em pé e alavancar o desenvolvimento sustentável.


22/08/2018 (quarta-feira)

Horário: 14h00 às 15h50

Painel: Transição da Indústria Têxtil e do Mercado Brasileiro. O Momento Para Inovar e Progredir é Agora

Resumo: Reunindo estudiosos e especialistas em desenvolvimento, fornecedores e compradores das tecnologias de Fibra e Química, seus processos industriais e criativos. O objetivo é expor e analisar ideias, iniciativas e recursos capazes de melhorar a sustentabilidade e os negócios das indústrias têxteis. Mediação: Mário Gilberto Cortopassi – Diretor Internacional da MJC Textília, Ex-Presidente da International Organization for Standardization – ISSO.

 

Abordagem 01 – 14h00 às 14h50

FIBRAS TÊXTEIS – Perspectivas de inovação, posições futuras e reflexos na industrialização e sustentabilidade

Mediação: Mario Gilberto Cortopassi – Diretor Internacional da MJC Textília, Ex-Presidente da International Organization for Standardization – ISO.

Convidados:  Carlos Fernandes – Diretor da Hyosung, Marcello Bathe – Gerente de Marketing e Desenvolvimento da Rhodia Grupo Solvay e Robson Ferreira – Gerente de Negócios dos Planos América do Sul Invista / LYCRA

 

Abordagem 02 – 15h00 às 15h50

QUÍMICOS – Perspectivas de inovação, posições futuras e reflexos na industrialização e sustentabilidade

Convidados: Jefferson Zomignan – Diretor da Werken Química Brasil e Presidente da Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis e Lourival Santos Flor – Sócio Fundador da Golden Technology, Engenheiro Químico, MBA-Conhecimento, Tecnologia e Inovação. CASE: Sergio Bertucci – CEO Bertucci Fashion Uniformes

 

HORÁRIO: 15h50 às 16h30

PALESTRA: Tex Index Brasil: A Sustentabilidade como Diferencial Competitivo no Cenário Global Participantes: Professor Dr. Weber Amaral e Luiza Lorenzetti (ABIT)

HORÁRIO: 16h30 às 18h00

FÓRUM: A impressão digital na era da indústria 4.0

Participantes: Felipe Sanchez (Global Química & Moda), Jorgen Lindah (SPGPrints), Leonidas Andrade (Dupont), Fábio Tolosa (Epson), José Clarindo de Macedo (Sintequímica) e Luiz Wagner (Golden Technology).

Mediação: Fernando Pimentel (Abit)  

Sobre o Fórum:  Realizado pela ABTT (Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda), conta com o apoio da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e da Wtin (World Textile Information Network). A ação reúne os principais nomes do mercado nacional deste segmento num amplo debate sobre o atual panorama do mercado.

 

Horário: 18h15 às 19h00

Palestra: Logística 4.0 – futuro sem volta da cadeia logística

Palestrante: Eduardo Canal (Store Automação)

Resumo da palestra: Tendências e ganhos que a logística 4.0 traz para o segmento têxtil. Os termos marketing e logística parecem, a princípio, destoantes para muitas pessoas. No entanto, a logística tem uma função global e, quando bem executada, se torna uma grande aliada ao marketing, sendo fonte de vantagem competitiva e um diferencial de mercado.

Horário: 19h15 às 20h00

Palestra: Gestão informatizada da manufatura e a indústria 4.0

Palestrante: Márcio Nelson Belli (Operacional Solution)

Resumo da palestra: Os níveis sistêmicos, que são a base para permitir à indústria 4.0 o gap existente entre os ERPs no atendimento da área produtiva, o PCP x PPCP x PPCPP, MES (Manufacturing Execution Systems), os conceitos básicos e caminhos para indústria 4.0 junto a uma solução ERP + MÊS, serão as abordagens da palestra.


Horário: 20h15 às 21h00

Palestra: Engomagem Tangencial – Tecnologia e Inovação na Arte de Engomar Fios

Palestrante: Jorge Luiz S. Rodrigues, Proprietário da OKAMI ADM Têxtil  

Resumo da palestra: O sistema de Engomagem Tangencial tem como proposta a evolução da impregnação dos fios de urdume, garantindo mais regularidade e controle durante o processo. Também torna possível modernizar as máquinas existentes através de um módulo de aplicação.

 

23/08/2018 (quinta-feira)

Horário: 14h00 às 15h50

Painel:  Transição da Indústria Têxtil e do Mercado Brasileiro. O Momento Para Inovar e Progredir é Agora

Resumo: Os painéis reúnem estudiosos e especialistas em desenvolvimento, fornecedores e compradores das tecnologias de Fibra e Química, seus processos industriais e criativos. O objetivo é expor e analisar ideias, iniciativas e recursos capazes de melhorar a sustentabilidade e os negócios das Indústrias Têxteis.

 

Abordagem 01 – 14h00 às 14h50

Integração Interdependente de Equipes e Setores – Marketing, Design, Engenharia de Processos, Comercialização B2B, B2C 

 Abordagem 02 – 15h00 às 15h50

Design e Estamparia – Perspectivas de Inovação e Reflexos no Processo Criativo, Industrialização e Sustentabilidade 

Participantes das abordagens 01 e 02: 

Mediação: Herculano Ferreira, Artista Plástico, consultor e coaching de grupos criativos de moda e marketing, Diretor Técnico ArtZone – Arte & Tecnologia; Eng. Sarah Caldas – Especialista em tecnologias da impressão.

Convidados: Denise Sakuma – Diretora Geral da Lycra®; Maria José de Carvalho – Publisher |CEO Grupo MJC Textília; Pedro Dupláa S. Ferreira – Diretor Comercial ArtZone, Especialista Coaching Integral Sistêmico. Apresentação de cases: Darlan Francisco de Souza – CEO Texturize Estamparia Digital; Alex Portes – Grupo Morena Rosa – Responsável pela coordenação da marca, atuando em conjunto no desenvolvimento de temática de coleção, pesquisa e finalização de branding. Sergio Fridrich e Thomer Barzilay – Founders da Prints Connection – Startup de Marktplace de Designers e Estampas Premium Exclusivas.

Horário: 16h00 às 16h45

Palestra:  Empoderamento das Equipes Produtivas na Confecção – Cases de Sucesso

Palestrante: Luiz Cláudio de Almeida Leão, Consultor Técnico do SENAI CETIQT

Resumo da palestra: O Empoderamento de Equipes consiste em proporcionar aos colaboradores da cadeia produtiva têxtil, informações e ferramentas necessárias para que eles possam assumir responsabilidades, propor soluções inovadoras e atuar com mais independência, melhorando seus resultados e sua motivação.

 

Horário: 17h00 às 17h45

Palestra: Como atuar na Moda Circular

Palestrante: Rosenei Terezinha Zanchett, pesquisadora na área de tendência de moda e comportamento de consumo e consultora em design no Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário SENAI/Blumenau

Resumo da palestra: O tema foi preparado para impactar os empresários e profissionais da moda que desejam desenvolver, organizar e implementar a sustentabilidade e circularidade da reengenharia de produto a partir da reutilização de resíduos.

 

Horário: 18h00 às 18h45

Palestra: Funcionalização em Têxteis

Palestrante: Adriano Passos, interlocutor da Rede Química Nacional do SENAI e participa do Comitê Setorial de Química Têxtil (CSQT) na Associação Brasileira da Industria Têxtil e Confecção (ABIT)

Resumo da palestra: Por meio das técnicas de funcionalização, busca-se obter produtos que respondam a estímulos externos de natureza mecânica, química, elétrica, térmica, óptica ou magnética. Neste sentido, o mercado de têxteis funcionalizados vem ganhando destaque, principalmente no que tange a obtenção de materiais com as seguintes propriedades: controle de odor, antimicrobiana, proteção contra radiação ultravioleta (UV), autolimpante, hidrofilicidade e hidrofobicidade, liberação de fármacos e cosméticos, entre outras.

 

Horário: 19h00 às 19h45

Palestra: Produtividade e Qualidade na Indústria 4.0

Palestrante: Jaqueline Juenge Costa, Consultora de Empresas no IST – Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design

Resumo da palestra: Sua empresa está preparada para os desafios da indústria 4.0? Algumas etapas são necessárias para alcançar o sucesso no mercado atual, como o planejamento, conhecimento da capacidade produtiva, garantia da qualidade nos insumos, serviços e produto, a capacitação, valorização e reconhecimento da equipe. Nesse contexto é essencial incluir a tecnologia e o gerenciamento das informações em tempo real. A qualidade é vista como requisito para competitividade e não mais um diferencial entre concorrentes.

Horário: 20h00 às 20h45

Palestra: Indústria 4.0: a confecção do futuro

Palestrante: Robson Marcus Wanka, Gerente de Educação do SENAI CETIQT

Resumo: Tem como objetivo demonstrar como funcionará esta nova indústria, tornando possível  visualizar uma operação que está sendo implantada no setor e marcando a integração entre os espaços virtual e físico, as pessoas, os produtos, as máquinas, os softwares, os sistemas produtivos e a cadeia de fornecimento.

 

24/08/2018 (sexta-feira)

Horário: 14h30 às 15h00

Palestra: O futuro do denim

PALESTRANTE: Herbert Schmid, consultor na Schmid Consulting

Resumo – Aborda o ciclo de vida útil dos produtos, inovações no têxtil e a Indústria 4.0, futuro da cadeia têxtil e do varejo, junto com as suas principais tendências. O crescimento do e-commerce dentro do mercado de moda e a análise da movimentação das exportações e as regiões que mais estão exportando também farão parte dos assuntos abordados.

 

Horário: 15h15 às 16h00

Palestra: Mercado Jeanswear: dos processos sustentáveis à tecnologia agregada à customização digital.

Palestrantes: Paulo Jório e Junior Soteras – Hi-Tech Química

 

Horário: 16h15 às 17h00

Palestra: Os três pilares do sucesso na confecção

Palestrante: Eduardo Cristian de Oliveira, Sócio fundador da Black West

Resumo da palestra: Como construir uma empresa milionária em época de crise. Quais foram as estratégias do profissional e sua forma de enxergar o mercado. A palestra também é pautada sobre o cenário atual e como as pessoas podem fazer para atingir o sucesso, assim como a perspectiva para os próximos cinco anos no mercado de confecção

 

Horário: 17h15 às 18h00

Palestra: O comportamento do consumidor como pilar fundamental para a inovação nos negócios de moda

Palestrante: Patrícia Souza, Diretora de Pesquisa da UseFashion

Resumo da palestra: Quando construímos cenários de tendência, estamos desenhando futuros possíveis a partir da observação de vetores de mudança no presente. Na medida que o tempo avança, essas possibilidades previstas mudam e se reconfiguram. Conheça o conceito Adaptação e os comportamentos emergentes Cotidianamente Espetacular, Sempre em Movimento e De Igual para Igual e saiba como se posicionar perante estes novos cenários.

 

Horário: 18h15 às 19h00

Palestra: Cenários e conexões entre moda, design e inovação

Palestrante: Rodrigo Zen, consultor criativo especialista em pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos de moda

Resumo da palestra: Diante de cenários competitivos e cada vez mais instáveis, a indústria têxtil e do vestuário busca novas alternativas e alianças para alcançar diferencial no mercado. A mudança na visão estratégica e a busca por novas possibilidades, a partir do entendimento das novas dinâmicas do mercado, traz gatilhos de mudanças que atendem às necessidades de pequenos e grandes negócios.

 

Horário: 19h15 às 20h00

Palestra: Ozônio para tratamento de efluentes líquidos

Palestrante: Bruno Mena Cadorin

Resumo – Apresenta o conceito do Ozônio, desde a geração até sua aplicação, e como essa tecnologia pode ser aplicada e gerar valor no setor de tratamento de efluentes líquidos. Pontos técnicos como diminuição no uso de produtos químicos no tratamento, diminuição da formação de iodo, redução de custos no tratamento, atendimento aos parâmetros ambientais exigidos por lei e possibilidade de reuso da água, serão abordados.

A programação do Fórum Febratex de Informações, está sujeita a alteração sem aviso prévio.

In Fashion Febratex

O In Fashion Febratex – uma versão pocket do InFashion by Lectra – será realizado nos quatro dias da feira. Em um espaço planejado para que as pessoas que trabalham com moda e confecção se sintam mergulhadas no mundo fashion, será possível ter acesso a marcas com mensagens e produtos diferenciados; talks descontraídos com experts da indústria têxtil, como, por exemplo, André Carvalhal, fundador do espaço Ahlma, o estilista Alexandre Herchcovitch e Eduardo Cristian, CEO da Black West; ouvir um pouco de música; e compartilhar com o mundo, através das mídias sociais, a experiência vivenciada na 16ª edição da Febratex.

“Quisemos criar um espaço privilegiado onde é possível sentar e tomar um café escutando experts da indústria ali, bem pertinho; ter contato com marcas referências no mercado e apresentar algo inovador nesta edição; no fundo, um lugar para recarregar as baterias para viver a experiência da Febratex ao máximo”, resume Patrícia Costa, diretora de marketing da Lectra e coordenadora do In Fashion Febratex.

A Lectra apresenta seus produtos e novidades no seu stand na rua 16, onde serão realizados workshops de corte com desfile diariamente às 16h00, 17h30 e 19h00. No In Fashion Febratex disponibiliza um lounge, exposição de roupas feitas com Lectra. Outras duas empresas de grande prestígio no universo da moda também são parceiras do In Fashion Febratex: a Haco, mundialmente reconhecida pela capacidade criativa, tecnológica e fabril no desenvolvimento de elementos de identificação e etiquetas, levará para o espaço alguns dos modelos icônicos da marca, que comemora 90 anos de atividades em 2018. A segunda parceira é a Nilit Fibers, líder mundial na produção de fibras para moda e performance em Nylon 6.6, que apresenta seus tecidos inteligentes que agregam muito mais valor à moda. 

Hélvio Roberto Pompeo Madeira Junior, diretor de comunicação do FCEM|Febratex Group, declara: “O In Fashion Febratex  consolida a nossa estratégia de oferecer, cada vez mais, um conteúdo relevante, atual e que agregue conhecimento aos nossos visitantes, complementando as inovações dos produtos e serviços de nossos expositores. E a Lectra, com toda a sua modernidade tecnológica e expertise global é uma parceira com a qual queremos desenvolver muitos projetos em nossas feiras”.

Aprender Fazendo

 A integração da Educação a um centro de tecnologia e inovação favorece a conexão entre teoria e prática, o que não se encontra em nenhuma outra instituição. No SENAI CETIQT, a combinação de ensino superior, escola técnica, institutos de tecnologia e de inovação faz com que represente a única instituição no país onde o aluno aprende fazendo. É essa a mensagem que a equipe do SENAI CETIQT quer transmitir aos participantes da Feira.

 

A infraestrutura oferecida pelo SENAI CETIQT é única na América Latina. Possui ambientes e laboratórios completos, com finalidades didáticas e de serviços tecnológicos de ponta. Suas plantas piloto reproduzem o ambiente produtivo industrial, possibilitando desenvolver projetos de inovação em processo e produto, além de promover a elaboração de ações educacionais integradas.

 

Na Febratex 2018 o SENAI CETIQT estará presente com uma réplica virtualizada de sua planta de Confecção 4.0 desenvolvida para facilitar a aplicabilidade dos conceitos da Indústria 4.0. Tem como principal objetivo apoiar as soluções do CETIQT para a formação do profissional do futuro. A base conceitual da planta considera: manufatura customizada e ativada pelo consumidor final, minimização de insumos, redução de custos e tempos de operação por meio de fluxo produtivo conectado em rede.

No Fórum Febratex de Informações, o SENAI CETIQT marca presença na quinta-feira, dia 23 de agosto.

A Febratex 2018 conta com o apoio da ABIMAQ – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos; Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; e da ABTT, Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda.