Festa de Santa Sara Kali em Santos no sábado

Festa de Santa Sara Kali em Santos no sábado

Santa Sara Kali que é protetora dos ciganos e das grávidas é celebrada em 24 de maio em todo o mundo. Para comemorar sua santa a comunidade cigana de Santos realiza a décima-segunda edição da Festa de Santa Sara Kali no sábado, 26 de maio, no Morro da Nova Cintra, das 14h30 às 22h30.

O objetivo é convidar a população para conhecer um pouco da cultura, história e tradições da comunidade cigana.

“A comunidade cigana é muito alegre. Por meio da arte, da dança e da música, eles passam ensinamentos”, declara o coordenador de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Jorge Fernandes.

As atividades acontecem nos quiosques ao lado da Lagoa da Saudade, na Escola de Samba Unidos dos Morros e na Igreja São João Batista (Praça Guadalajara s/nº), onde ocorrerá uma missa. Haverá também leitura de oráculo, artesanato, exposições artísticas, comidas típicas, apresentações musicais e de dança e uma procissão com a imagem de Santa Sara até a gruta, na Lagoa da Saudade. A Banda da Polícia Militar também estará presente para uma apresentação especial.

O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, com apoio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Programação

14h30 – Abertura oficial

15h – Apresentação da Banda da Polícia Militar. Local: Morro Nova Cintra, Lagoa da Saudade

15h30 – Canção do Hino

16h – Apresentação de danças

18h30 – Missa na Igreja São João Batista. Local: Morro Nova Cintra, Praça Guadalajara

19h – Procissão em Louvor à Santa Sara Kali de volta para gruta. Local: Lagoa da Saudade

21h – Músicos Ciganos

22h30 – Encerramento

Santa Sara

Algumas lendas dizem que Sara era serva de uma das três Marias que estavam na crucuficação de Jesus, outras dizem que ela era filha de Jesus e Maria Madalena. Outras dizem que Sara Kali era a parteira auxiliar de Maria e que Cristo a tinha com alta estima e outras histórias dizem que era serva de Maria Madalena.

Se centro de culto é em Saintes Maries de la Mer, na França, onde teria chegado junto com Maria Jacobina, irmã de Maria, mãe de Jesus; Maria Salomé, mãe dos apóstolos Tiago e João; Maria Madalena; Marta; Lázaro e Maximinio.

Eles teriam sido jogados no mar em um barco sem remos nem provisões, e Sara teria rezado e prometido que se chegassem a salvo em algum lugar ela passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. Eles depois disso chegaram a Saintes-Maries, onde algumas lendas dizem, foram amparadas por um grupo de ciganos.

A imagem de Santa Sara fica na cripta da igreja de Saint Michel, onde estariam depositados seus ossos.

Sua imagem é coberta de lenços, sendo ela uma protetora da maternidade. Mulheres (romi) que não conseguem engravidar e mulheres que pedem por um bom parto, ao terem seus pedidos atendidos, depositam aos seus pés um lenço (diklô). Centenas de lenços se acumulam aos seus pés.

As pessoas fazem todo tipo de pedido para Santa Sara, por sua fama de atender todos os que depositam verdadeira fé nela. Santa Sara é a santa dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.

Eu ainda não conheço a gruta com a imagem de Santa Sara que fica na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, em Santos e nunca fui na festa. Desta vez estou interessada em pelo menos dar uma passadinha por lá.

Para quem me acompanha por aqui ou nas mídias sociais sabe que meu maior desejo é ser mãe, mas ainda não aconteceu e já tenho 47 anos, então pedir com fé para Santa Sara, protetora das grávidas faz parte das minhas intenções. Quem sabe em breve serei mais uma a depositar um véu aos seus pés?