Além da Cura ouve mulheres com câncer ao redor do mundo
Estamos em outubro, mês da conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa. Nos últimos anos o movimento Outubro Rosa ficou um pouco banalizado com diversas empresas usando o nome do movimento apenas para vender produtos na cor rosa – associada ao feminino, as mulheres – sem reverter em ações sociais e de conscientização.
Tenho questionado muito o uso que o marketing faz de situações que possuem um motivo real por trás apenas para alavancar vendas e chamar a atenção, então tenho sido muito seletiva com a movimentação em torno do Outubro Rosa. Quem me conhece sabe que valorizo muito a causa e em anos anteriores me envolvi em projetos bacanas de conscientização.
Mas o post de hoje é para falar de um documentário que ouve mulheres com câncer ao redor do mundo. Com o sugestivo nome Além da Cura o projeto já entrevistou 30 mulheres em cinco países e busca doações para continuar o trabalho.
Com o objetivo de desmistificar a doença e trazer um novo olhar sobre a vida, o projeto surgiu após sua idealizadora, a jornalista, fotógrafa e videomaker pernambucana Bruna Monteiro, receber a notícia de que um amigo de infância havia sido diagnosticado com câncer. Do questionamento “e se fosse comigo?” veio o desejo de dar voz às mulheres com o mesmo diagnóstico do seu amigo. O documentário visa quebrar tabu e a falta de conhecimento que envolvem o câncer, além de incentivar o empoderamento feminino.
O projeto foi iniciado em outubro de 2015, tendo por base o livro O Peso do Vento, no qual Bruna entrevistou quatro mulheres com câncer, que compartilharam com ela suas histórias. Em financiamento coletivo feito no mesmo ano, o Além da Cura conseguiu captar 109% da meta prevista. A campanha de arrecadação repercutiu na imprensa pernambucana e nacional, ganhando também a atenção de personalidades como a cantora Clarice Falcão, que divulgou o projeto em sua conta no Twitter, além da atriz Fabiana Karla, que gravaram vídeos manifestando apoio à iniciativa. Com o valor arrecadado, foi possível viabilizar as gravações em Portugal, França, Alemanha, Argentina e Brasil.
O Além da Cura já entrevistou 30 mulheres em 5 países. A meta para 2018 é de que o projeto ouça mulheres na África, Ásia e Oceania. No entanto, fazer cinema é caro, e para isso o projeto conta com uma loja on line com venda de produtos, além de realização de campanhas, a exemplo do Além do Rosa, que acontece no mês de outubro. Palestras, desfiles, lançamento de livros, bazar e um show já foram realizados com o apoio de parceiros.Para ajudar na arrecadação, em todos os eventos haverá stands vendendo camisetas, o livro de entrevistas O Peso do Vento (de autoria de Bruna Monteiro e que originou o Além da Cura) e outros produtos do projeto. Haverá também alguns pontos fixos de venda, além da loja online no link alemdacura.com/loja
Bora lá colaborar com o projeto e ajudar mulheres que enfrentam a doença. O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres, mas a prevenção e o diagnóstico precoce podem contribuir para que as mulheres tenham qualidade de vida e possam vencer a guerra contra a doença.