Divas do cinema inspiram coleção Luxo Retrô
Uma das marcas que lançou coleção durante o Salão Moda Brasil, realizado esta semana em Sampa, foi a Ouseuse (eu amei o nome, ouse e use, simples assim!) que trouxe toda a beleza e sensualidade das divas do cinema para Luxo Retrô.
“Se eu tivesse cumprido todas as regras, eu nunca teria chegado em qualquer lugar”. Marilyn Monroe
A diva que reinou absoluta nos anos 1950 e um corpete utilizado por ela foram a grande inspiração da coleção. A empresária Rosana Marques ganhou o corpete do estilista Carlos Lima que, por sua vez, o adquiriu em um brechó do bairro Montparnasse, em Paris. Criador de várias peças do guarda-roupa da empresária e grande admirador de Rosana, Carlos Lima não titubeou em presenteá-la com o corpete.
“Estávamos em busca de uma inspiração quando ganhei o corpete. Foi um presente fascinante e também revelador. O tema para a nova coleção estava em minhas mãos e, assim, surgiram peças inspiradas na grande Marilyn Monroe e em outras divas, como Audrey Hepburn, Rita Hayworth e Grace Kelly”, conta Marques.
Criada pelo famoso estilista Cristian Dior, em 1952, e enviada para Hollywood, a peça fez parte do figurino do filme “Os homens preferem as loiras”. E coube à famosa loira a incumbência de vesti-lo e encarnar mais uma de suas personagens sensuais em um filme icônico em sua carreira. Na fita, Marilyn Monroe usa o corpete apenas com uma cinta-liga, o que, com certeza, causou frisson entre os cinéfilos e fãs da musa. (E continua inspirando mulheres all around the world!).
Com o sugestivo tema Luxo Retrô, a coleção revisita o glamour do passado com peças sofisticadas. A renda é a protagonista, mas o cetim também marca presença. Na cartela de cores, tons clássicos, como o preto, o cinza e o branco. Cores quentes, como o amarelo e o vermelho, também têm presença garantida na coleção Luxo Retrô.
Não foram apenas as atitudes de Marilyn diante da vida que a tornaram famosa: a beleza estonteante, o charme irresistível e a sensualidade à flor da pele a fizeram desejada e admirada em todo o mundo. Antes dela – e também depois dela -, muitas divas viveram. A verdade é que os anos 40, 50 e 60 foram pródigos em criar divas que se tornaram eternas e ainda inspiram mulheres do século 21.
As presenças dessas mulheres nas telas dos cinemas as transformaram em ícones. Audrey Hepburn (a minha diva mor, minha fonte de inspiração diária), Ava Gardner, Grace Kelly, Ingrid Bergman, Elisabeth Taylor, Lauren Baccall, Rita Hayworth, e Marilyn Monroe, estão entre elas. E quem não quer se sentir uma diva, mesmo nos tempos atuais, em que o feminismo e o empoderamento se tornaram palavras de ordem? Afinal, beleza e sensualidade são intrínsecas à feminilidade. (Eu acredito que se sentir diva, amando-se exatamente do jeitinho que se é e cuidando de si mesma é mega empoderador, nos faz ter consciência do que é ser mulher em sua essência).
Para conhecer toda a coleção da OUSEUSE acesse o site: www.ouseuse.com.br
A foto do corpete de Marilyn Monroe é de Dorival Zucatto que fotografou a peça durante o Salão Moda Brasil 2017.