Denim Meeting – Brasil Azul de Norte a Sul: traçando novos caminhos para o denim
Na semana passada aconteceram alguns eventos voltados para a indústria têxtil e de moda no Anhembi. Um deles foi a segunda edição do Denim Meeting que recebeu cerca de 1.000 profissionais do segmento jeanswear, um dos mais importantes da indústria da moda, para troca de informações e maior integração do setor, unindo profissionais de lavanderias, tecelagens e confecções, entre diversas empresas.
Para quem não é do universo da moda: denim é o nome do tecido utilizados nas peças jeans (que tanto amamos)! E a palavra denim vem da expressão serge de Nimes que se referia a um tecido feito na cidade de Nimes, na França.
O tema escolhido para a segunda edição do evento foi: “Brasil Azul de Norte a Sul: traçando novos caminhos para o denim”, inspirado nas necessidades do setor, identificadas nos trabalhos de consultoria realizados junto às empresas em parceria com o SEBRAE, e nas pesquisas e observações de diferentes polos produtivos do território nacional, que se desenrolaram como ações após a realização da primeira edição do evento.
O objetivo do Denim Meeting é unir todos os polos de denim do país, buscando o fortalecimento para que o Brasil continue crescendo e ocupando uma posição de destaque entre os líderes mundiais do segmento (o país está entre os cinco maiores produtores).
Promovido pelo Guia Jeanswear, o evento foi realizado simultaneamente às feiras FebraTêxtil – Feira Brasil Têxtil, Tecnotêxtil Brasil – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil, FINTT- Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos, organizadas pelo FCEM|Febratex Group.
O evento contou com uma programação robusta no conteúdo de informações sobre o setor. A abertura foi feita pelas CEO’s do Guia Jeanswear, Marlene Fernandes e Iolanda Wutzl, que falaram sobre os objetivos do evento e a importância do setor se unir na busca de caminhos viáveis para o segmento. E como disseram: “É em tempos de dificuldades de mercado que se busca conhecimentos, empreendedorismo e união como forma de reação”, declararam as organizadoras do Denim Meeting.
As características, desafios e oportunidades de se trabalhar um negócio que exige o ponto de vista global, sem prejuízo das diferenças regionais, foi o mote de todas as discussões e palestras realizadas durante o Fórum.
Hélvio Roberto Pompeo Madeira, presidente do FCEM|FEBRATEX GROUP, um dos patrocinadores do evento, elogiou a iniciativa do Guia Jeanswear ao promover o Denim Meeting e destacou a importância da união entre os empresários para o fortalecimento do setor.
Fernando Pimentel, presidente da Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, apresentou dados que refletem o cenário atual de interrupção de queda no mercado têxtil brasileiro em 2017, destacando a importância das exportações para ampliar o universo de possibilidades.
O Fórum de Tecelagens contou com as participações de Eleonora França, da Santanense; Maria José Orione, da Capricórnio; Oto Rafael Arantes, da Cedro Textil; Márcio Coimbra, da Santista; e Fábio Covolan, da Canatiba, com mediação de Cristiano Buerguer, da Tecnoblu. Os profissionais discutiram o tema “Inovação, tecnologia e produtividade com valor percebido” enfocando inovação, sustentabilidade e valorização do produto pelo consumidor final.
A programação destacou a divulgação, em primeira mão, do resultado de uma pesquisa global sobre o perfil do novo consumidor de jeans, realizada pela marca LYCRA® em outubro de 2016 em cinco países: Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos e Espanha. Jeans são peças chave no guarda-roupa das mulheres nos cinco mercados analisados e, em média, cada mulher tem 8 jeans (o Brasil tem a maior média: 9,3 jeans e a China a menor 6,4). O estudo mostrou as diferenças de comportamento das mulheres que usam jeans em cada um dos mercados. No Brasil e Alemanha, por exemplo, as modelagens preferidas variam mais que nos Estados Unidos – onde a skinny é a predileta – e China e Espanha, que preferem a modelagem slim. O conforto e a aparência são fatores determinantes na escolha do jeans. O ajuste/fit é o fator que mais frusta na hora da compra, principalmente no Brasil onde 84% das consumidoras dizem que têm dificuldade de encontrar um jeans que se ajuste bem por todo o corpo (quadril, cintura, bumbum e comprimento). Outra frustação é em relação a encontrar o melhor estilo para ela. Outra conclusão do estudo é que o envolvimento emocional com o jeans é muito importante e a percepção ainda é de que um bom jeans custa caro. Uma grande diferença entre homens e mulheres na hora da compra é que para o sexo feminino jeans com Lycra® é uma necessidade básica e para os homens não é tão importante. As mulheres estão mais preocupadas com performance e aparência enquanto os homens com conforto e durabilidade.
Outro destaque do evento foi o novo comitê Lavanderia Denim & Cia da ANEL, focado em profissionalizar e padronizar as lavanderias brasileiras diante das leis e demandas do mercado nacional. Foram apresentadas como meta uma tabela de preços, selo de certificação e maior profissionalização do segmento. No final foi feito um chamado para que as lavanderias despertem para o espírito de associatividade como um caminho de desenvolvimento do setor.
“O objetivo principal do Guia JeansWear com o II Denim Meeting é apresentar, através das palestras e expertise dos profissionais envolvidos, ferramentas e novas tecnologias que contribuam para o aumento da produtividade e o aperfeiçoamento da qualidade dos produtos fabricados no Brasil, resultando na possibilidade de compartilhar soluções para alcançar um novo cenário global”, destacou Iolanda Wutzl.
O consultor e diretor da revista Venda Mais, Marcelo Caetano, mais uma vez presente no evento, abordou as Melhores Práticas dos Bons Gestores e Eduardo Cristian, CEO da Black West, falou sobre a trajetória de sucesso da marca. Os convidados puderam ainda conhecer mais sobre a customização do jeans, as principais tendências pelo mundo, construção de coleções, perspectivas sobre o mercado nacional para este ano e novas soluções para lavanderias. Foram debatidos temas como: a indústria do Denim, inovações do setor e comportamento do consumidor.
Com uma programação que teve início às 08h00 e se estendeu até as 18H00, o 2º Denim Meeting contou com o patrocínio do FCEM | Febratex Group, da marca LYCRA® e da SILMAQ.
Programação Denim Meeting 2017
Confira abaixo a programação completa do Denim Meeting 2017:
Boas-vindas das CEOs do Guia Jeanswear e de Hélvio Pompeo Madeira, diretor-presidente do FCEM Febratex Group; apresentação da programação do 2º Denim Meeting
Perspectivas do mercado nacional para 2017 e diretrizes para exportação, com Fernando Pimentel, presidente da ABIT
Fórum das Tecelagens: “Inovação, tecnologia e produtividade com valor percebido” formado por profissionais das principais tecelagens brasileiras
Do guarda-roupa à loja, estudo global da marca LYCRA® sobre os hábitos de consumo de jeanswear, apresentado por Robson Ferreira, gerente de negócios de tecido plano da Invista na América do Sul
Rodhia apresenta – A forte influência do sportswear no Denim, com Mario Viana, da M360 Consultoria de Marketing e Varejo
Lavanderia Denim & Cia: Anel apresentou novo comitê que tem como objetivo levar soluções para as lavanderias brasileiras
Morfologia e técnicas futuristas: Processos de Customização do Jeans com o Engº. Gilberto Oliveira, consultor de customização de jeans da Silmaq
A evolução da tecnologia e de produtos para lavanderia: geram maior produtividade com qualidade e sustentabilidade para os confeccionados jeanswear, com Paulo Jório, CEO da HiTech; Ciro Carnevalli, responsável pelo mercado de lavanderia jeans para o Cone Sul da CHT Bezema; Fernando Siebert , diretor comercial da Coratex; e Gilberto Oliveira, consultor de customização de jeans da Silmaq. A mediação foi realizada por Iolanda Wutzl, CEO Guia JeansWear
Case de Sucesso: Inovações e estratégias que levaram a Black West ao sucesso, com Eduardo Cristian, CEO da marca
Talk Show – Com marcas premium e fast fashion, com Kelly Veloso, coordenadora de estilo da Coca-Cola Jeans; Bruna Olivo, diretora criativa da Lança Perfume; e Jaqueline Devegili estilista da Lez a Lez e coordenadora denim da C&A. Mediado por Priscila Locatelli, pesquisadora e mestre no segmento Denim
Análise das Tendências Jeanswear pelo mundo , explorando design exclusivo com a tecnologia laser com Lucía Hernández, designer blain box da empresa espanhola Jeanologia
VendaMais: como se tornar um bom líder para o sucesso da sua marca, com Marcelo Caetano, consultor do Grupo Venda Mais
Parabéns meninas superpoderosas do Guia Jeanswear! Eu amei o evento. E sem dúvida, o mercado precisa cada vez mais de informação de qualidade.