Lançamento do livro "Eu estava lá também" acontece em São Paulo

Lançamento do livro “Eu estava lá também” acontece em São Paulo

Os fãs da banda santista Charlie Brown Jr., vão gostar da notícia abaixo.

Poucos sabem que um dos últimos projetos de Alexandre Magno Abrão, o Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr., era publicar um livro de fotografias com a história da banda contada por dentro, incluindo registros dos encontros fora dos palcos, dos ensaios e das saídas de skate. Inicialmente cancelado com a morte do artista, em 6 de março de 2013, “Eu Estava Lá Também” foi retomado por seu filho, Alexandre Abrão, e chega às livrarias no próximo dia 9 de abril, data em que o músico completaria 47 anos, em evento a ser realizado na FNAC de Pinheiros, em São Paulo, a partir das 16h, com a presença confirmada dos músicos Graveto, Heitor, Marcão e Thiago Castanho, ex-integrantes do CBJR. 

Publicado pela Editora Realejo (que fica em Santos e eu amo, livraria de rua, pequena e aconchegante), ao preço final de R$119,00, “Eu Estava Lá Também” traz registros inéditos de shows, gravações em estúdio e sessões de skate feitos entre 2005 a 2012, além de imagens dos cinco últimos shows da banda, clicadas por Alexandre Abrão, o filho. Em capa dura, o livro traz ainda um poster exclusivo na sobrecapa e será lançado com formato e tamanho especial de 31x31cm, como uma capa de disco de vinil, com 350 fotos distribuídas por 192 páginas em papel couchê.

Projeto pessoal de Chorão
Em 2011, quando Chorão procurou José Luiz Tahan, da Editora Realejo, já tinha em mente o formato. “Foram cinco encontros ao longo de um ano, todos acompanhados de Jerri Rossato Lima, seu fotógrafo. Nós discutimos bastante sobre o storytelling, a edição etc. Ele deixou o livro praticamente todo pensado, e nós construímos um projeto gráfico diretamente do acervo das imagens”, revela o editor.

Chorão contratou Jerri como documentarista e para os registros fotográficos. Ele acompanhou o Charlie Brown Jr. em todos os shows, programas de TV, gravações em estúdio e sessões de skate durante sete anos, de 2005 a 2012. Já as imagens dos cinco últimos shows presentes no livro são de Alexandre Abrão, o filho. “Foram anos de muita intensidade e muito aprendizado compartilhado no convívio com o Charlie Brown Jr. Cada nova música sendo escrita na estrada, nos ônibus, aviões, em quartos de hotéis e nos estúdios. Encontros com grandes representantes da música brasileira e internacional. Toda a energia impactante que fluía entre o público e Chorão, potencializada pelos integrantes da banda”, lembra Jerri.

Em 2012, Chorão pausou o projeto devido a problemas pessoais. “Nosso último contato foi por telefone, ele me ligou e pediu desculpas repetidas vezes por não dar andamento ao livro. Após o falecimento, escrevi uma crônica lamentando a fatalidade e me despedindo da publicação. Essa crônica foi lida por Murilo Lima, ex-cunhado de Chorão e tio materno de Alexandre Abrão, que mostrou ao sobrinho”, diz Tahan.

Após a leitura da crônica, Alexandre decidiu autorizar a publicação do livro em nome do pai como um modo de homenageá-lo e eternizar momentos preciosos da banda para os fãs. “Este livro é de autoria do meu pai. Será publicado do exato modo como ele queria que fosse publicado. Pertence a ele o mérito da iniciativa de publicação”, comenta o filho. Para concretizar o lançamento, “Eu Estava Lá Também” ganhou pré-venda em campanha de crowdfunding pela plataforma Kickante (www.kickante.com.br/campanhas/charlie-brown-jr-pre-venda-livro-historico), em abril de 2016.

“Eu Estava Lá Também” é uma frase da música “Só os Loucos Sabem”, escrita por Chorão, e foi escolhida como título pois traduz a sensação de todos que participaram dos momentos intensos registrados no livro, incluindo, além da própria banda, o fotógrafo, o público e os fãs.

Eu acompanhei o início da banda, lá nos anos 90 e ia em vários shows em Santos, depois já não acompanhei de perto, mas reconheço o valor do grupo na música santista e brasileira e agora quando ouço CBJR é sempre com um misto de nostalgia e alegria.

Sobre a Realejo Edições
A Realejo Edições, do livreiro José Luiz Tahan, nasceu como livraria em 2001, dentro da Universidade Católica de Santos. Em 2003, mudou-se para o espaço no coração do Gonzaga, bairro da cidade. O segundo capítulo dessa história teve início em 2006, quando José Luiz decidiu expandir seu trabalho, criando a Realejo Edições. No final de 2007 foi inaugurada a segunda loja, no Shopping Miramar, em Santos. Mais tarde, em 2009, inicia-se um novo capítulo na empresa com a estreia do festival internacional de literatura, o Tarrafa Literária. Com inspiração em Paraty e Passo Fundo, cidades que sediam outros grandes eventos literários, a Realejo criou um importante festival que já faz parte do circuito internacional das letras. Hoje em dia a editora já conta com quase 100 títulos.

Ficha técnica – “Eu Estava Lá Também”
Título: “Eu Estava Lá Também”
Autor: Alexandre Magno Abrão – “Chorão” e Alexandre Abrão
Editora: Realejo Livros
Arte da capa: Estúdio Canarinho
Edição: 1ª
Sobrecapa com poster
Páginas: 192 páginas
Formato: 31 x 31cm
Gênero: Fotografia
ISBn: 978859990588-3
Preço de Lançamento: R$119,00

Lançamento Eu Estava Lá Também @ FNAC Pinheiros
Endereço: Praça dos Omaguás, 34 – Pinheiros, São Paulo
Data: Domingo, 09 de abril de 2017
Horário: 16h
Entrada: Gratis