14º Prêmio Barco a Vapor de literatura infantil e juvenil está com inscrições abertas

14º Prêmio Barco a Vapor de literatura infantil e juvenil está com inscrições abertas

Ler é algo maravilhoso, abre mentes, faz a gente viajar para outros mundos, ensina a escrever bem entre outras milhares de qualidades da leitura, então incentivar que crianças e jovens leiam, principalmente num tempo dominado pela tecnologia, é muito importante.

Para quem escreve para os públicos infantil e juvenil a dica é ótima: estão abertas as inscrições para o 14º Prêmio Barco a Vapor até 31 de janeiro. (E tem amigo meu que vou pegar no pé para participar! rsrs)

A premiação, que acontece todo ano no Brasil, também ocorre em outros oito países como Espanha, México, República Dominicana, Peru, Porto Rico, Chile, Colômbia e Argentina.

O texto vencedor do Prêmio Barco a Vapor, que acontece desde 2005 no Brasil, além de ter seu original publicado na coleção Barco a Vapor, recebe um adiantamento de R$ 40 mil no que se refere aos direitos autorais. A análise das obras é feita por dois júris formados de profissionais e especialistas em literatura. Apenas um original é selecionado, independentemente da categoria, se infantil ou juvenil.

A novidade da organização para o 14º Prêmio Barco a Vapor é que agora o autor vencedor terá o livro publicado no mesmo ano em que a obra for selecionada. A entrega do prêmio ao ganhador e homenagens aos finalistas acontecerão na própria cerimônia de premiação, que sempre acontece no segundo semestre do ano.

A última edição, que incluiu nomes como Julián Fuks, escritor e crítico literário, e Noemi Jaffe, professora e doutora em literatura brasileira pela USP no júri, teve como vencedor o recifense Tadeu Sarmento com a obra O Cometa é um Sol Que Não Deu Certo, seu primeiro livro infantil, Tadeu já foi vencedor de outros dois prêmios literários com livros adultos.

Segundo ele, a inspiração para escrever a obra veio a partir da trágica imagem do menino sírio que se afogou durante a travessia do Mediterrâneo, em 2015. A crise de refugiados, tema atual de extrema relevância, que põe em cena os efeitos dramáticos da intolerância político-religiosa e racial, é trabalhada pelo autor de modo ao mesmo tempo realista e poético, com enredo consistente e personagens empáticos.

No Brasil, até o momento, já são 13 livros publicados. Entre eles, estão Pivetim, do jornalista Délcio Teobaldo, O Vento de Oalab, do carioca João Luiz Guimarães, Adeus é para super-heróis, da jornalista mineira Isabela Noronha, e A conta-gotas, da psicanalista e educadora Ana Carolina Carvalho.

As inscrições para concorrer ao prêmio são gratuitas e podem ser feitas pelo link: http://barcoavapor.edicoessm.com.br/#!/cadastro.

História do Prêmio Barco a Vapor

Criado pela Fundação SM, o Prêmio Barco a Vapor surgiu na Espanha, em 1978, com a missão de ampliar o número de autores e a relevância da literatura infantil e juvenil. No país espanhol, uma informação curiosa é que a premiação, que recebe intenso apoio do governo e de ações de voluntários, é feita pela própria rainha Letícia, acompanhada de Cristina Cifuentes, presidente da Comunidade de Madri, e do Secretário de Estado da Educação, Formação Profissional e Universidades, Marcial Marín Hellín.

“O Prêmio Barco a Vapor estabelece uma ponte entre autores e leitores, ao valorizar e assegurar a publicação de obras inéditas da literatura infantojuvenil. Para a Fundação SM, o Prêmio configura uma oportunidade de fomento à leitura e à produção literária, um dos pilares de nossa atuação global”

Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM Brasil

Serviço:
Prêmio Barco a Vapor
Inscrições gratuitas 
Prazo: até 31 de janeiro
Participação: maiores de 18 anos