Como evitar dores lombares na estrada?

Final de ano é hora de pegar a estrada com a família para curtir as férias, mas é também época de engarrafamentos e muitas horas dirigindo, então é fundamental cuidar da postura para não estragar a viagem com dores.

Confira algumas dicas da fisioterapeuta especializada em Pilates, Gabriela Fendi, para os motoristas ficarem na postura ideal na hora de dirigir evitando dores posteriores.

Entrar no carro – Ao entrar no carro, a pessoa deve vira-se de costas, flexionar os joelhos, sentar e com o apoio do quadril colocar as pernas para dentro do carro, sentando em cima dos ossos Isquios. “Atente-se sempre de sentar sempre apoiado nos ossos ísquios, mais conhecidos como: ossinhos do bumbum, pois assim lhe ajudará a manter a postura correta.” alerta Gabriela.

Pernas e Pés – O motorista precisa estar em uma posição que consiga pressionar a embreagem com o pé esquerdo até o final sem tirar as costas do assento. Para o descanso, sempre deixar o pé em contato total com o piso. Já os calcanhares sempre apoiados no assoalho do veículo, para prevenir a sobrecarga da coluna lombar. “É importante sempre deixar as pernas e os pés apoiados no assoalho do veículo, para descanso das pernas e pés, que também são pontos de grandes tensões.”

Braços e mãos – Sempre manter os braços levemente dobrados ao segurar o volante, onde a posição correta é: estique os braços e veja se o volante está na altura dos punhos. Dessa maneira, a musculatura do pescoço é aliviada, evitando a tensão que é adquirida ao longo do percurso. “Vale lembrar que é sempre necessário um alongamento antes de pegar estrada na região do pescoço, para deixá-lo mais relaxado e assim evitar as dores chatas adquiridas com a tensão da viagem ou trânsito.”

Ao parar – Quando fizer uma pausa para ir ao banheiro, comer ou até mesmo quando o trânsito estiver totalmente parado, procure movimentar pernas e pés, esticando e dobrando o máximo possível. Além disso, com os pés apoiados sobre o assoalho, movimente a panturrilha ficando na ponta dos pés. Isso ajuda a ativar a bomba muscular que permite que o sangue circule melhor, evitando dores nessa região. Já para a coluna, o correto é fazer movimentos laterais e alongar juntando os dois braços a frente e puxando. Para o pescoço, puxe com uma mão para o lado direito, depois esquerdo, para frente e para trás. Finalizando com movimentos rotacionais. Para finalizar, relaxe os braços do volante, soltando-os ao longo do corpo e alongando os punhos para cima e para baixo. Em algumas pausas, é correto que faça movimentos circulares de punhos. “Todos os exercícios e dicas devem sempre ser realizados de forma leve”.

Boa viagem! Boas férias e um Ano Novo realmente novo pra você.

 

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