10 meses no ar!

10 meses no ar!

E hoje, 28 de novembro, o blog Suzanices completa 10 meses no ar (o lançamento oficial foi em 28 de janeiro, durante o Bazar Cafofo, no Mercure, em Santos).

Passou muito rápido e está sendo uma grande experiência. Sou jornalista por formação acadêmica e de alma, sempre escrevi bem (desde os tempos de colégio, era boa em redação. E obrigada mãe por me fazer escrever 50 vezes cada palavra que eu errava, minha ortografia é muito boa por causa disto, a caligrafia nem tanto, mas isso são outros quinhentos), mas ser blogueira é algo novo afinal aqui no meu espaço posso escrever um texto como este com minhas opiniões pessoais e humor. No jornalismo sou bem mais contida e costumo seguir as regrinhas básicas principalmente do lead (quem, o que, como, onde e por que, sem estas perguntinhas fica difícil escrever uma notícia clara e objetiva).

O Suzanices me trouxe mais leveza e bom humor na hora de escrever e também para escolher as pautas e temas do que publicar e me apresentou pessoas incríveis que talvez não tivesse conhecido se não fosse pelo blog. Gratidão a cada um que me acompanha e colabora comigo nesta aventura.

Ainda não fiz o media kit do Suzanices e sinceramente não sei se eu o farei. Estou começando, ainda sou micro, micro mesmo, e não acho que números definam a seriedade e o comprometimento do trabalho. E aí entramos em uma palavrinha mágica que eu amo: credibilidade!

E o que é ter credibilidade? É as pessoas olharem para você e seu trabalho e saberem que podem acreditar naquilo que você diz, porque você passa a verdade. Na minha opinião influenciadores deveriam todos ter credibilidade. Inclusive acredito que todos nós, em algum momento, somos influencers afinal família e amigos muitas vezes perguntam para você coisas sobre as áreas que eles te consideram expert.

Lá em 1995, quando já formada em jornalismo pela UniSantos, morando em Londres e fazendo uma pós em English with Design and Media, no South Thames College, o professor de TV insistiu para que em uma das atividades eu entrasse como apresentadora do telejornal e eu, brasileira, tímida e nada confiante com meu inglês, respondi: meu inglês é fraco e também não tenho perfil de apresentadora de telejornal, prefiro ficar por trás das câmeras e ele respondeu: você tem a principal qualidade para um jornalista e para ser apresentador de TV: credibilidade. Quando você fala as pessoas acreditam em você. Ficou como uma história pitoresca em outro país (os equipamentos que a gente usava eram iguais aos da BBC, a minha rede de televisão predileta até hoje, ah, o college tinha 5 estúdios, cada um basicamente com uma função. Era um paraíso aquilo e adoravam a única brasileira da escola e que vinha com a criatividade made in Brazil na hora de dar um jeitinho improvisado nas gravações, como quando estavamos em um estúdio sem roldana e precisava de uma cena gravada do alto. A brasileira pegou a cadeira e subiu pr filmar de cima, os gringos não botaram fé).

Mas voltando ao blog Suzanices e aos 10 meses de blog: pude perceber que tenho credibilidade mesmo sendo micro, micro qualquer coisa. Já faço parte do mailing de diversas assessorias de imprensa (obrigada colegas), recebo convites para eventos e tenho alguns feedbacks positivos sobre o blog. E é isto que vale, então bora lá para os próximos meses e anos do Suzanices com ainda mais garra e vontade de fazer o meu melhor sempre.

Espero que também esteja sendo uma jornada interessante para aqueles que me acompanham por aqui ou nas mídias sociais!