Bazar da Costura acontece amanhã em São Paulo em prol da Fundação Dorina Nowill para cegos

Bazar da Costura acontece amanhã em São Paulo em prol da Fundação Dorina Nowill para cegos

Quem acompanha o blog sabe que amo eventos e ações voltados para a inclusão social e que tenham resultados para entidades e associações que lutam por uma sociedade mais justa e inclusiva neste nosso país que ainda tem muito que aprender em relação a cidadania e a igualdade entre todos.

Amanhã, 23 de novembro, das 8 às 16 horas, a Paróquia de São Gabriel Arcanjo, em São Paulo, sedia mais uma edição do Bazar da Costura daFundação Dorina Nowill para cegos.

Dorina Nowill foi uma brasileira à frente do seu tempo.(amo mulheres à frente de seu tempo!). Aos 17 anos, ficou cega em decorrência de uma doença não diagnosticada. Mas a deficiência visual não impediu Dorina de levar os estudos adiante e, assim, ela se tornou a primeira aluna cega a frequentar um curso regular na Escola Normal Caetano de Campos. Percebendo a carência de livros em braile no país, em 11 de março de 1946, criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, dando início a uma série de ações inclusivas que fazem parte das atividades da atual Fundação Dorina Nowill para Cegos. Dentro dos mais de 70 anos de história, o voluntariado sempre fez – e ainda faz – toda a diferença.

Tudo começou com menos de dez voluntárias, que começaram a traduzir livros para o braile para Dorina Nowil e outras cegas poderem estudar. Esse trabalho se ampliou para outras áreas, mas o voluntariado se mantendo como a base de tudo. Dentro deste cenário, há mais de 40 anos, voluntárias e amigas da fundadora da entidade, se dedicam semanalmente à produção de peças artesanais, produtos para decoração e itens de enxovais de cama e mesa, que são vendidos no anual e tradicional Bazar da Costura.

Entre as peças criadas pelo Grupo da Costura estão toalhas de mesa, artigos de decoração natalina e roupas para bebês – além de outros itens ofertados a partir de R$ 15,00. Da dedicação das voluntárias e a solidariedade dos compradores vem uma importante ajuda financeira para a continuidade dos serviços prestados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, afinal, toda a renda é revertida às iniciativas da instituição. “É lindo acompanhar a dedicação dessas senhoras que, durante o ano todo, assumem o compromisso de produzir semanalmente peças que serão oferecidas no Bazar da Costura”, diz Ika Fleury, presidente do Conselho Curador da Fundação Dorina Nowill para Cegos e responsável direta pelas iniciativas beneficentes capazes de transformar cada Natal em um momento mais solidário.

Bazar do Sorriso

E entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, será realizada a segunda edição do Bazar do Sorriso, que reúne mais de 40 expositores de acessórios, semijoias, moda infantil, feminina e masculina, bolsas, sapatos, além de itens para casa e decoração. O evento, realizado no bairro paulistano do Morumbi, conta ainda com atrações especiais, além de um espaço gastronômico, onde será possível comprar cervejas e vinhos. Parte do valor arrecadado nos três dias do II Bazar do Sorriso será revertida para ações daFundação Dorina Nowill para Cegos, instituição que, há mais de 70 anos, trabalha para a inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, promovendo atendimentos gratuitos.

SERVIÇO

Tradicional Bazar da Costura

Onde: Paróquia de São Gabriel Arcanjo

Endereço: Av. São Gabriel, 108 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

Quando: quinta-feira, 23/11/2017

Horário: 8h às 16h

Entrada Gratuita

Aceitos todos os cartões de crédito e débito

II Bazar do Sorriso

Endereço: Rua Professor Otávio Ferrari, 100 – Morumbi – São Paulo – SP

Quando: 30/11 a 02/12/2017 – 12h às 21h30 / 03/12/2017 – 12h às 18h30

Entrada Gratuita

Valet no local

Aceitos todos os cartões de crédito e débito